quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A derrota de um tempo só

Filipe Frossard Papini





Acabou a poucas horas, a 6ª Rodada da Champions League e o Lyon acabou sendo derrotado em casa pelo Bayern de Munique da Alemanha.

O Lyon mesmo jogando no Stade de Gerland se sentia angustiado pelos desfalques dos laterais Clerc e Revéillère; do zagueiro Cris que estava suspenso; e junto à lista estava também o craque da camisa 10, Juninho Pernambucano. Portanto a responsabilidade do OL caiu toda sobre o atacante Karim Benzema.

O Bayern também tinha os seus desfalques: Os brasileiros Lúcio e Zé Roberto; o atacante Lukas Podolski e o lateral Christian Lell. Mas o "corpo" do time se manteve, o "trio terror" jogou a partida (Luca Toni, Franck Ribery e Miroslav Klose)

Com a zaga totalmente desfalcada, o Lyon teve que jogar com o jovem de 19 anos, Lamine Gassama na direita, e com dois zagueiros bem pesados, Jean Boumsoung e John Mensah. No setor defensivo a única parte em que não se alterou, foi na lateral-esquerda, que contou novamente com a presença do italiano Fábio Grosso. Antes de começar a partida, o técnico francês ainda tentou estimular o jovem lateral Gassama, com uma frase que soou bombasticamente: "O Gassama, hoje, vai comer o Ribery".

Bem, não foi exatamente isso que ocorreu. A falta de entrosamento da zaga foi visível desde o começo do jogo. Aos onze minutos iniciais, um bate-rebate entre os próprios defensores do Lyon fez com que a bola sobrasse nos pés do matador Klose, que não deu chances para o goleiro Hugo Lloris, e abriu o placar no Gerland. Bayern 1x0.

O primeiro tempo foi inteiramente dominado pelos germânicos, e quase não se via o goleiro Rensing em campo. Era uma pressão formidável do Bayern. Éderson talvez fosse o único nome à aparecer na tela em alguns relapsos de jogadas individuais, mas nada grandioso, que fosse capaz de fazer os torcedores franceses levantarem da poltrona.

Aos 34min, Ribery recebeu a bola na ponta direita, passou com muita tranqüilidade e rapidez do lateral Gassama, invadiu a área e colocou no canto esquerdo de Lloris, colocando o Bayern com uma vantagem de dois gols sobre os donos da casa.

O Stade de Gerland ainda encontrava-se atônito quando três minutos depois, novamente sai um gol de Klose, e novamente pelo lado direito da defesa do hepta campeão francês. Uma ótima jogada de Ribery, que tabelou com Toni, cruzando pra área, aonde Klose se encontrava livre de marcação. Não deu para Lloris pegar a bola no ângulo. Encerrou-se assim o primeiro tempo da partida.

No intervalo, provavelmente Puel deve ter dado aos jogadores uma água, ao melhor estilo "Space Jam" aos jogadores. Deixando de lado as brincadeiras, o técnico francês realmente deve ter feito uma palestra aos jogadores, pois a postura da equipe, no segundo tempo, foi totalmente diferente e sem fazer nenhuma alteração.

Ninguém sabe ao certo o que houve, mas agora só se via um time em campo, e este era o Lyon. O Bayern se manteve o segundo tempo inteiro na defesa, e não conseguia sair jogando, nem em jogadas de contra-golpe, que é o seu ponto forte.

A pressão foi tanta, que aos sete minutos, o contestado Sidney Govou aproveitou uma bola rebatida por Rensing, depois de um chute de Éderson e diminuiu para os donos da casa.

Não se via mais a zaga do Lyon se embananando, muito menos o goleiro Lloris em ação, o jogo era literalmente realizado no campo do Bayern. Várias faltas eram cometidas para tentar parar o time francês e alguns cartões amarelos foram distribuídos.

Aos 64 minutos, Puel resolve fazer duas alterações de uma vez. Entrou Kim Källström no lugar de Gassama, e Fred, no lugar do incansável Mounier. Quatro minutos após as substituições, o Gerland tremeu. Mais um gol do Lyon! Benzema foi o autor. Driblou com categoria o goleiro Rensing e saiu para o abraço.

O que era pressão, agora tinha se multiplicado. O jogo era praticamente realizado dentro dá intermediária do Bayern de Munique, e foi a partir daí que surgiu o nome de uma das estrelas, o salvador da partida: Michael Rensing. O goleiro do Bayern defendeu uma série de bolas perigosas, que certamente teriam o destino das redes germânicas.

Novamente Claude Puel mexe no jogo, aos 77 minutos saiu Éderson, e entrou o argentino Delgado. Foi o maior erro do técnico francês hoje. Éderson vinha bem na partida e Delgado não acrescentou em nada no desenrolar do jogo.

O Bayern segurou o resultado perfeitamente. Klinsmann fazia substituições para tentar enrolar o jogo, e deu certo. Apesar da imensa pressão do Lyon, principalmente nos acréscimos, o time alemão saiu com a vitória.

Certamente, se houvesse mais alguns 10 minutos, aproximadamente, o Lyon empataria a partida, ou quem sabe viraria. Mas não deu tempo.

O Bayern se classificou em primeiro colocado com 14 pontos, seguido do Lyon, com 11. Agora só resta esperar para ver quem será o adversário, na fase de mata-mata. O sorteio para tal será realizado no dia 19 de dezembro. O adversário do Lyon será um destes: Barcelona-ESP, Panathinaikos-GRE, Roma-ITA, Liverpool-ING, Real Madrid-ESP, Manchester United-ING ou Porto-POR

8 comentários:

  1. Excelente texto, Excelente jogo!

    Que golaço do Benzema po!

    ResponderExcluir
  2. Ribery mito !! admiro o futebol do Lyon tb Didi , mais hj não deu !! Benzema Deus !!

    ResponderExcluir
  3. otimo jogo,o lyon sentiu os desfalques,mais uma vez o garoto gassama foi queimado,no segundo tempo o time cresceu demais,pressionou o bayern,mereceu pelo menos o empate,mas nao deu,agora é esperar o adversario das oitavas

    ResponderExcluir
  4. Benzema joga mt ...
    +++

    Hala MAdrid rs

    ResponderExcluir
  5. ae
    dizem que o lyon possivelmente fará uma partida contra o tal real madrid, porém acho que quem ficou em primeiro lugar no grupo do real foi a juventus, então creio que seria a juventus que iria nos enfrentar

    ResponderExcluir
  6. O sorteio será dia 19, portanto não tem nada pra se especular ainda

    ResponderExcluir
  7. Não vi esse jogo, ams me espantei quando liguei a tv e taav 0x3 pro Lyon. O Lyon pode não ser o monstro na UCL, mas em casa é um dos times que mais honram o mando, prova disso foi o quase empate.
    Boa sorte pra vc's, mas se pegarem o Barça pela frente, adios mi amigos xD
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Poxaa, segurar o Bayern não é mole não e ainda por cima uma reação quase fatal assim então! Mas agora torcer para na fase de mata-mata pegar Porto ou Panathinaikos.

    Excelente texto Filipe. Meus parabéns pelo belo e organizado blog ;)

    ResponderExcluir