domingo, 15 de fevereiro de 2009

David x Golias

Filipe Frossard Papini

Lyon vence por 3x1 o lanterna da competição e se isola cada vez mais na liderança


Um duelo de extremos neste Domingo. O Le Havre amarga a lanterna da competição e ainda lamenta a posição de pior ataque do campeonato. Já o heptacampeão nacional é o líder isolado e possuí o melhor ataque.

O OL entrou no relvado jogando no seu tradicional 4-3-3. Na parte defensiva, a única alteração ficou concentrada no setor direito. Fábio Santos não jogou devido à uma lesão no músculo da coxa. Em seu lugar, Mensah, jogou novamente improvisado na posição. Lloris, Grosso, Cris e Boumsoung se mantiveram na equipe principal. No meio campo, Makoun e Toulalan novamente ficaram responsáveis pela contenção e Juninho Pernambucano na armação. Keita e Éderson entraram de "wingers", e Benzema foi o centroavante.

Como dono da casa, o Lyon se impôs em campo e começou pressionando e partiu pra cima já nos primeiros momentos da partida. Ora com Keita, ora com o brasileiro Éderson, sempre buscando o bom posicionamento do atacante Benzema. Prevendo esses tipos de jogadas, a defesa do Le Havre estava bem postada e Benzema sempre tinha alguém em sua cola e outro na sobra, dificultando assim, suas jogadas individuais.

O primeiro tempo ficou resumido neste tipo de jogada, além disso, o Le Havre tentava apenas alguns lançamentos de passes longos, mas nada que atrapalhasse a partida do goleiro Lloris.

Porém, aos 33', após uma jogada pela ponta direita, Keita passou para Benzema, que faz um corta-luz e enganou a defesa. Makoun disputou a bola na base da raça, que sobrou para Éderson, que driblou o zagueiro e chutou, sem chances para Revault.

No último lance do primeiro tempo, o lateral Alassane se embaraçou e perdeu a bola para Benzema, que com categoria, passou para Jean II Makoun. O camaronês lançou para área, o defensor do Le Havre escorou a bola errado, que sobrou para o marfinense Kader Keita aumentar o placar para dois tentos.


Etapa final da partida, o mesmo posicionamento se manteve, de ambas as equipes. O Lyon continuava pressionando e o Le Havre não esboçava nenhum tipo de reação. Benzema sempre sendo a referência e Keita desperdiçando algumas boas oportunidades. Éderson puxava boas jogadas de contra-ataque, enfim, o Lyon dominava completamente o jogo.

Aos 70' Mensah recebeu o seu segundo cartão amarelo e foi expulso da partida, depois de uma jogada completamente infantil e desnecessária. Källström que estava prestes a entrar foi contido pelo próprio Puel. O Sueco não gostou muito do cancelamento da substituição, e ficou de cara fechada no banco.

Três minutos após a expulsão do lateral-direito do OL, Juninho cobra falta na parte intermediário do campo do Le Havre, e coloca uma curva venenosíssima na bola, enganando completamente o goleiro Revault. Lyon 3x0.

Com folga no placar, Puel decidiu tirar o artilheiro Benzema e lançou o ponta-de-lança Piquionne. Com essa troca, o Lyonnais perdeu muito com o seu poderio ofensivo, e o Le Havre, aos 81', conseguiu chegar ao seu gol de honra. Nestor, aproveitou cruzamento na área e colocou no canto direito de Hugo Lloris.

Faltando dois minutos para o término da partida, Éderson e Keita deixaram o gramado para a entrada de Pjanic e Källström respectivamente. E um minuto depois o Sueco perdeu um gol cara-a-cara com o goleiro. Chegou a arrematar três vezes a queima roupa de Revault, mas não foi concluído em gol.

Por fim, desta vez, ao contrário da história bíblica, Golias venceu David e com folga.

Um comentário:

  1. Sendo contra o lanterna da competição, e sendo o Lyon o tal bicho-papao da França, quem nao acompanha o campeonato frances imaginaria que esta poderia ser uma vitoria tranquila do OL. Ate uma goleada grande Mas parece que as coisas nao sao tao faceis pro hepta campeão...

    E Junnho sempre mostrando seu futebol...

    Bom texto Didi...

    Abs!

    ResponderExcluir