terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

"Rei" Juninho brilha novamente no Gerland...

Filipe Frossard Papini

... Mas Lyon não sai do empate de 1x1, marcado pela raça e vontade dos dois times.


UEFA Champions Legue recomeçou. Primeira rodada do ano de 2009. Terça-feira com 4 jogos: Arsenal 1x0 Roma; Internazionale 0x0 Manchester United; Atlético de Madrid 2x2 Porto; e claro, Lyon 1x1 Barcelona.

Puel optou por três novidades que diferenciam das partidas da Ligue1: Mensah jogando improvisado na lateral direita, deixando o jovem Gassama no banco; Keita entrando de titular no lugar de Delgado; e Källström novamente no banco.

O Barcelona sempre aposta na sua velocidade, principalmente do lado direito, com Messi e Dani Alves e Xavi encostando. Como favorito, mesmo jogando fora de casa, o time espanhol tentou fazer pressão logo no início, na base do "abafa", mas quem abriu o placar mesmo foi o Lyon. Em uma cobrança de falta genial, o "Reizinho" colocou a bola no ângulo do goleiro Valdés, logo aos 6' de partida.

Impressionando todos os espectadores, o Lyon logo em seguida do gol, quase marca mais um, mas o chute de Benzema passou rente à trave esquerda de Valdés.

Contudo, o Barcelona provou que não estava na França para brincar, e aos 14' o francês Henry chutou a bola na trave de Lloris, deixando todos os presentes aflitos em Gerland.

Algum tempo depois, o OL não deixou barato, e Benzema, de fora da área também deixou sua marca na trave, porém do outro lado do campo.

A partida, de fato, foi disputada no meio-campo. Toulalan e Grosso não demoraram muito tempo para receber um cartão amarelo cada e diversas advertências do juiz. Notava-se que Puel colocara uma marcação especial em Messi, motivo pelo qual, o jogo foi intensamente nervoso neste primeiro tempo.


Na etapa complementar os times voltaram com a mesma formação. No entanto a pegada foi diferente, ambos os times colocaram o pé no freio e o que prevaleceu foram os erros de passe.

Lyon já não era 100% pressão igual ao primeiro tempo e jogava com passes curtos, buscando brechas no setor defensivo do Barça.

Com 63' de partida, ocorre a primeira mudança no jogo. Puel retirou Éderson, que estava visivelmente nervoso e colocou César Delgado, que vem em ascendência no time gaulês. Mas parece que a substituição não deu muito certo, e menos de cinco minutos depois, Henry aproveitando cruzamento de Rafa Marquez, deixando tudo igual no Gerland.

Logo após o gol, o Barcelona tomou as rédeas da partida, e começou a dominar o gramado. A passe de bola e o controle do jogo era dos espanhóis. Restou apenas o Lyon jogar na base do contra-golpe.

Consciente do domínio de sua equipe, Pep Guardiola resolveu reforçar a marcação, e lançou Seydou Keita no lugar de Sergio Busquets. Logo em seguida, Claude Puel retira o cansado Juninho e coloca o sueco Källström. E mais tarde quem adentrou o gramado foi Miralem Pjanić para a saída de Kader Keita.

Porém de nada adiantou as substituições, o jogo continuou concentrado no meio-campo e quase nenhuma oportunidade foi criada para ambos os times.

Final de partida: Um tento para cada equipe. Para conseguir a vaga para as quartas-de-finais, o OL precisa ganhar, ou então empatar a partida com mais de um gol para cada lado. Próximo encontro da Champions League é dia 11 de Março.

Veja os gols abaixo:

Juninho de falta (1x0):


http://videos.sapo.pt/3gKMDhccZuGbNcVsJqTO

Henry de cabeça (1x1):


http://videos.sapo.pt/rQ3E9ZJF4pSlSmwecQ8J

4 comentários:

  1. Valdes ¬¬
    Arbitro deu mow ajuda em não expulsar o Grosso, mas com um a menos acho que ia ser pior encarar total retranca francesa .-.

    ResponderExcluir
  2. Otima MAteria!!! ... Valdes whoo??
    gogogo Lyon

    ResponderExcluir
  3. Juninho é força jovem! \o/

    ResponderExcluir