quinta-feira, 12 de março de 2009

Lyon culpa futebol francês por nova derrota na Liga dos Campeões

A estrutura do futebol francês e as dificuldades para competir financeiramente com os principais clubes da Europa são, em parte, responsáveis pela eliminação do Olympiqye de Lyon na Liga dos Campeões, disse o presidente do clube, Jean-Michel Aulas, nesta quinta-feira.


O Lyon, heptacampeão francês, foi eliminado pelo Barcelona por 6 x 3 no placar agregado das oitavas-de-final, após ser goleado por 5 x 2 pelo time espanhol, na quarta-feira, fora de casa.


A equipe domina o futebol francês nesta década, mas disputou as quartas-de-final da Liga dos Campeões pela última vez em 2006. Eles perderam para a Roma nas oitavas em 2007 e para o Manchester United, eventual campeão do ano passado, também nas oitavas.


"O Olympique de Lyon é responsável por esse resultado, mas o futebol francês como um todo também é", disse Aulas a repórteres.


"Esse jogo mostrou a diferença entre nós e um clube jogando num estádio como o Camp Nou, que é bem diferente do nosso em Gerland; entre um clube competindo em uma liga que começa no fim de agosto e nós, na França, que começamos a jogar em julho", acrescentou.


O Lyon tem projetos de construir um estádio para 62.000 pessoas até 2013, mas a obra tem sido atrasada frequentemente.


Aulas também disse que os altos impostos cobrados no país impedem os clubes franceses de vencer a Liga dos Campeões, uma vez que eles não podem pagar salários tão altos como os oferecidos por time de outros países.


"O futebol francês precisa progredir no sistema de impostos, porque todo mundo viu que os melhores jogadores estavam com a camisa do Barcelona ontem", disse ele.


FONTE: br.reuters.com

2 comentários: