domingo, 15 de março de 2009

Lyon é surpreendido em casa pelo Auxerre.

Filipe Frossard Papini

Visitantes vencem por 2-0 e complica de vez a situação do heptacampeão.


Jogo válido pela 28ª Rodada da Ligue1. O Auxerre visitou o Lyon com o objetivo de tentar se livrar de vez da zona de rebaixamento e aproveitar do abatimento da equipe pós eliminação da Liga dos Campeões. Já o Lyon, precisava espantar de vez essa má fase que rondou a equipe nos últimos jogos e se efetivar de forma veemente a primeira colocação.

Claude Puel colocou uma formação um pouco mais recuada, algo parecido com um 4-5-1, veja o esquema tático abaixo:




A primeira boa oportunidade surgiu nos pés de Juninho, aos 13’, após cobrança de falta da parte intermediária do campo, passado a direita do gol, assustando o goleiro Sorin.

O Auxerre, jogando com duas linhas de quatro, pouco produzia para chegar até o gol de Lloris, principalmente porque também jogava com apenas um atacante (Jelen) e Kahlenberg encostando.

Nos trinta primeiros minutos o jogo foi marcado pela embolação no meio-campo. As equipes pouco produziam. Uma tentava buscar Benzema e a outra tentava Jelen, mas ambos os times eram pouco efetivos.

A melhor chance do OL surgiu aos 40’, com Karim Benzema que chutou fraco, fácil para a defesa de Sorin.

Mas um minuto depois, em um contragolpe do AJA, N’Dinga aproveitou boa oportunidade na ponta direita e deixou Jelen cara-a-cara com Lloris, ele só teve o trabalho de colocar no ângulo esquerdo do goleiro da seleção francesa. Auxerre 1-0.

No segundo tempo, Puel trocou o lento Boumsong pelo volante-improvisado Mathieu Bodmer.

E o OL entrou na etapa final com vontade, aos 47’, Juninho cobra uma falta na área e Delgado quase empata a partida se não fosse grande defesa de Sorin. Em outra oportunidade, Benzema chutou cruzado, passando a direita do gol.

Com 57’ de jogo houve uma boa tabela entre Juninho, Delgado e Éderson, que chutou no meio do gol, sem trabalho para o goleiro do AJA.

Outra ótima oportunidade surgiu aos 60’, depois de cruzamento de Juninho, Fábio Grosso pegou de primeira, praticamente a queima-roupa, mas novamente, lá estava Sorin, bem posicionado para fazer boa defesa.

No lance seguinte, outro contra-ataque do Auxerre, desta vez com Kahlenberg, que ficou praticamente sozinho contra Lloris, que defendeu brilhantemente.

Puel decidiu optar por mais uma alteração, retirou o brasileiro Éderson e lançou o jovem Miralem Pjanic. Enquanto isso, Fernandez colocou Daniel Niculae, para a saída do autor do gol, Jelen.

Com 73’, mais uma boa oportunidade do OL. Chute de fora da área de Juninho, que Sorin espalmou para escanteio. Na cobrança, Makoun escorou e Fábio Grosso também teve ótima oportunidade para o time da casa chegar ao empate, mas cabeceou para fora.

O Lyonnais queimou sua última alteração com a entrada de Yannis Tafer, no lugar de César Delgado, e o Auxerre colocou Berthod (voltando de contusão) no lugar de Chafni.

Aos 83’ o árbitro Thierry Auriac, marcou um tiro-livre indireto, dentro da área do Auxerre, mas Juninho chutou em cima da barreira.

No último minuto de jogo, após uma intensa pressão do Lyon, Cris e Grosso tocavam a bola atrás, até que causaram uma lambaça e Niculae saiu de frente com Lloris, que o derrubou.
Pênalti marcado, mas o mesmo Lloris executa boa defesa, na cobrança de Hengbart.

Mas a felicidade do Lyon não demorou muito, e no lance seguinte, Kahlemberg aproveitou a saída precipitada do mesmo Lloris, que acabara de defender um pênalti e colocou com categoria, encobrindo o goleiro francês, colocando o Auxerre com a vantagem de dois gols.

Thuerry Auriac encerrou a partida após o gol. O time do Lyon saiu sob vaias da torcida e pode perder a liderança da Ligue1 se o PSG ganhar do Marseille. A próxima partida do OL está marcada para o dia 22 de Março, contra o Sochaux, no Stade Auguste Bonal.

2 comentários: