domingo, 22 de março de 2009

Lyon volta a mandar na França!

Filipe Frossard Papini



Com gol de brasileiro, Lyon apazigua a crise e vence tranquilo, por 2x0.

Mesmo jogando em casa, o Lyon entrou no gramado com uma pressão extrema. O heptacampeão começou a rodada na segunda colocação (podendo terminar na terceira), isso depois de ostentar a liderança do campeonato por praticamente sete anos seguidos. O 17º colocado Sochaux, querendo aproveitar da situação, entrou disposto a buscar a fuga do rebaixamento, já que nos últimos sete jogos no Gerland, o Lyon ganhou apenas um, contra o Le Havre.

Na formação tática, devido a lesões, Mensah e Boumsong não foram relacionados, e outro zagueiro Cris, encontrava-se suspenso. Por causa dos desfalques, Puel não teria opções defensivas no banco, e teve que entrar com Toulalan e Bodmer improvisados na posição de zagueiro, veja a tática abaixo:



Logo no início do encontro, aos 13’, o Lyon demonstrou que ainda está vivo no campeonato. Delgado lançou Éderson, livre dentro da área. O brasileiro colocou com potência e categoria, no alto do gol. Lyon abriu o placar.

Na primeira metade do primeiro tempo, a partida foi dominada pelos donos da casa. O Sochaux, até então, só tinha chegado uma vez, com um chute de longe de Sverkos, que não assustou Lloris.

Já na outra metade, nem um chute os visitantes conseguiram. Foi domínio TOTAL do OL, e só não estendeu o placar, pois chutava pouco. Notava-se que o Lyon estava disposto a esquecer as recentes eliminações de competições fora da Ligue1.

Na volta do intervalo, o 17º voltou com muita vontade e bem melhor que o time do primeiro tempo.

Acreditando ainda na virada, o time amarelo e preto, pressionava mais que o Lyon e parecia disposto a lutar para conseguir pontos. Hantz trocou dois jogadores aos 60’ e isso ajudou na formação tática.

Porém, aos 66’, Puel também resolve trocar. Colocou Anthony Mounier no lugar do autor do gol, Éderson. E apenas com quatro minutos em campo, o jovem recebeu um primoroso passe de Juninho e aumentou a vantagem dos gauleses.

Mesmo com a superioridade no placar e no campo, o OL errava exacerbadamente no setor defensivo. Eram nítidas as “batidas de cabeça” entre Toulalan e Bodmer, mas o Sochaux não conseguia aproveitar essas boas oportunidades.

Faltando dez minutos para o término da partida, Puel coloca Keita, no lugar do lesionado Delgado. E nesse mesmo tempo, brilhava a estrela de Hugo Lloris, que salvava a meta dos heptacampeões.

Aos 40’ do segundo tempo, entrou Miralem Pjanic, no lugar do “super-aplaudido” Juninho Pernambucano.

O Sochaux perdia então seu vigor na partida e pouco incomodava, assim como foi na etapa inicial.

Por fim, nada mudou, o jogo foi encerrado com dois gols para o OL placar, voltando a liderança. O Lyonnais volta em campo contra o Le Mans, dia 4 de Abril, no Stade Omnisports Léon-Bollée.

Um comentário:

  1. Eu já estou tão acostumado e colocar na mesma frase 'lyon' e 'liderança na França', que qualquer coisa diferente disso, soa até estranho.

    Mas agora voltou tudo ao habitual.

    Abs!

    ResponderExcluir