quarta-feira, 11 de março de 2009

[UCL] Barcelona x Lyon (Jogo de volta)


Equipe espanhola pode empatar por 0 a 0 que ainda assim estará classificada. Jogo de ida foi 1 a 1

Em um dos duelos mais equilibrados das oitavas-de-final da Liga dos Campeões, Barcelona e Lyon farão nesta quarta-feira, às 16h45m de Brasília, a segunda partida do confronto que vale uma vaga na próxima fase da competição.

Na ida, disputada no estádio Gerland, as duas equipes ficaram no empate em 1 a 1. Juninho Pernambucano marcou um golaço para o Lyon, enquanto o francês Thierry Henry deixou tudo igual para a equipe espanhola.

O Barça entra em campo com uma leve vantagem. Ficará com a vaga em caso de empate sem gols. O time francês, por sua vez, precisa de uma vitória simples. Novo 1 a 1 levará o jogo para a disputa por pênaltis.

O técnico do Barcelona, Josep Guardiola, terá dois desfalques na defesa: o zagueiro Carles Puyol e o lateral-esquerdo Eric Abidal. O lateral-direito brasileiro Daniel Alves, no entanto, está confirmado. Já o ataque, ponto forte do time da casa, será formado pelo argentino Lionel Messi, o camaronês Samuel Eto'o e Henry. A equipe catalã vem de uma vitória tranquila no Campeonato Espanhol, quando superou o Athletic Bilbao por 2 a0 , com gols de Messi e Busquets.

O Lyon, por outro lado, vem de derrota para o Lille no Campenato Francês.

A partida foi considerada a "mais importante do ano" pelo presidente do clube, Jean-Michel Aulas.

A equipe treinada por Claude Puel não vive um bom momento na temporada e perdeu sua grande vantagem na liderança do Francês. Após 27 rodadas, o Lyon tem 53 pontos, um a mais que o vice-líder Paris Saint-Germain.

Apesar do momento complicado, o meia brasileiro Ederson disse que o duelo contra o Barça será equilibrado.

- Nesta eliminatória, cada equipe tem 50% de chances. Eliminar o Barcelona em seu estádio seria uma façanha, algo que ficaria marcado para sempre em nossas carreiras - disse.

Já o meia Toulalan avisou que o Lyon poderá ter dificuldades para dominar o meio-campo, sobretudo se Guardiola escalar Xavi e Iniesta.

- O Barça tem mais qualidade nos passes. Se não marcarmos forte, eles criarão problemas para nossa equipe - disse.

Puel tem duas dúvidas para escalar a equipe. Na zaga, Boumsong ainda se recupera de lesão e pode dar lugar a Bodmer. Já Éderson briga com o atacante argentino César Delgado por uma vaga entre os titulares.

O ex-jogador francês Zidane aposa suas fichas no Lyon.


- Eles são capazes de conseguir isso. Creio que o Lyon irá se impor sobre o Barça. Estou convencido de que podem ficar com a vaga - disse Zidane à emissora francesa Canal+.


OS CONVOCADOS POR CLAUDE PUEL:


GOLEIROS: Hugo LLORIS, Rémy VERCOUNTRE e Joan HARTOCK
LATERAIS: Lamine GASSAMA, François CLERC, Fábio GROSSO
ZAGUEIROS: CRIS e Jean-Alain BOUMSONG
VOLANTES: Jérémy TOULALAN, Mathieu BODMER e Jean II MAKOUN
MEIAS: Kim KÄLLSTRÖM, JUNINHO Pernambucano, Miralem PJANIĆ e ÉDERSON Honorato
ATACANTES: Anthony MOUNIER, César DELGADO, Karim BENZEMA, Abdul Kader KEITA Frédéric PIQUIONNE e Yannis TAFER


PROVÁVEL EQUIPE:

Lloris; Clerc, Cris, Boumsong (Bodmer) e Grosso; Toulalan, Juninho Pernambucano, Makoun, Keita e Ederson (Delgado); Benzema.



OS CONVOCADOS POR PEP GUARDIOLA:


GOLEIROS: Victor VALDÉS, José Manuel PINTO e Albert JORQUERA
LATERAIS: SYLVINHO, Daniel ALVES,
ZAGUEIROS: Rafa MÁRQUEZ, José Martín CÁCERES, Alberto Rabasco BOTÍA e Gerard PIQUÉ,
VOLANTES: Touré YAYA e Seydou KEITA
MEIAS: Sergio BUSQUETS Burgos, XAVI Hernandes, Alyaksandar Pawlavich HLEB, VICTOR Sánchez, Andrés INIESTA e PEDRO Ledesma
ATACANTES: BOJAN Krkić, Lionel MESSI, Thierry HENRY, Samuel ETO'O e Eidur GUDJOHNSEN

PROVÁVEL EQUIPE:

Valdés; Daniel Alves, Márquez, Pique e Sylvinho (Cáceres); Yayá Touré, Xavi e Iniesta; Messi, Eto'o e Henry. Técnico: Josep Guardiola.

ÁRBITROS:

Tom Henning Ovrebo (NOR), auxiliado por seus compatriotas Geir Age Holen e Dag-Roger Nebben.


TÉCNICO DO LYON CONFIANTE


Claude Puel acredita que é possível ao Lyon assegurar a vitória sobre o Barcelona, no Camp Nou, e garantir a passagem para a próxima fase da Liga dos Campeões. "Aquilo que fizemos no jogo da primeira-mão é o principal argumento para nós passarmos", afirmou Puel, que não está preocupado com o fato de jogar em Camp Nou: "Já jogamos em outros estádios semelhantes e isso não afetou os meus jogadores."

O técnico do Lyon revelou que para vencerem o Barcelona: "Temos de ser superiores fisicamente e mentalmente. É necessário igualmente dominar as questões técnicas, algo que será muito difícil em virtude do valor individual dos jogadores do Barcelona."

Puel mostrou-se confiante na utilização de Benzema: "Francamente vejo que ele está melhor. Somos otimistas e pensamos que pode jogar."


BOUMSONG TAMBÉM CRÊ NA CLASSIFICAÇÃO

O regressado Jean-Alain Boumsong garante que o Olympique Lyonnais vai apostar numa mentalidade ofensiva na visita ao terreno do FC Barcelona, onde os heptcampeões franceses precisam de marcar para manterem vivo o sonho da UEFA Champions League.

Repetir exibição
O defesa-central, da seleção francesa venceu uma lesão numa coxa e o seu regresso à equipe constitui uma excelente notícia para o treinador do Lyon, Claude Puel, que não vê o seu time vencer há quatro jogos e viaja à Catalunha após duas derrotas diante do LOSC Lille Métropole. Ainda assim, a excelente primeira parte realizada frente ao Barça no encontro da primeira mão servirá de motivação para o Lyon e Boumsong sabe que será necessária uma abordagem similar na partida da segunda mão se a sua equipa quiser dar a volta à eliminatória onde a vantagem está do lado do Barcelona, face ao 1-1 registado na primeira mão, depois de Thierry Henry ter restabelecido a igualdade a seguir ao tento de Juninho Pernambucano para a turma gaulesa. "Não temos medo do Barcelona. Por muito bons que eles sejam, não podemos jogar com medo de perder", alertou Boumsong.

"Tudo é possível"
"Este é o maior e o mais importante jogo da temporada até ao momento, mas vamos entrar nele conscientes de que uma vitória significará mais jogos como este", acrescentou o defesa de 29 anos, que se mantém confiante, apesar de saber que a eliminação deixará o Lyon centrar todas as suas atenções na conquista do oitavo título consecutivo de campeão de França. "Não será uma catástrofe se perdermos, mas sabemos que tudo é possível quando a decisão depende de um só jogo como este. Temos de dar tudo, pois ir longe na UEFA Champions League era um dos principais objetivos para esta temporada".

Barça brilhante
Boumsong reconhece que levar a melhor sobre os líderes da Liga espanhola em pleno Camp Nou será um desafio diferente: "Teremos de esperar um jogo distinto do da primeira mão, por várias razões - o campo deles é maior que o nosso, por isso vimos preparados para correr uma meia-maratona. Por outro lado, o Barça tem uma capacidade de passe e de circulação de bola brilhantes, talvez melhor do que qualquer outra equipa a nível mundial. A sua forma de jogar é atacar desde o primeiro minuto. O nosso maior desafio será manter a consistência tática e os níveis de concentração elevados durante todo o encontro".


Reencontro de amigos
Caso ganhe, empate ou perca, Boumsong terá sempre um aspecto positivo a retirar da visita a Camp Nou. O jogo contra o Barça vai permitir-lhe reencontrar o amigo de infância Samuel Eto'o que, contudo, passará a noite a tentar ultrapassá-lo. "O Samu e eu nascemos e crescemos na mesma vila, perto de Douala, por isso tratamo-nos como família. O problema é que ele é um dos melhores avançados do Mundo e vai colocar-me muitos problemas. Temos uma relação muito especial, mas espero ser eu a levar a melhor desta vez".


FONTES: Globoesporte.com, Olweb, FCBarcelona.cat, UEFA.pt, abola.pt
ARTE: BrasiLyonnais

Um comentário: