sexta-feira, 17 de abril de 2009

Entrevista com Juninho Pernambucano

"Ainda não é a hora de voltar ao Brasil"

Diário de Pernambuco

No Lyon, da França, ele é tido como rei. Pudera. Desde que chegou ao clube europeu, em 2001, Antônio Augusto Ribeiro Reis Júnior, ou simplesmente Juninho Pernambucano, 34 anos, colaborou efetivamente na conquista dos sete títulos franceses. E está a caminho de levantar o octa. Prestigiado não somente no Lyon, o meia vem sendo cobiçado por equipes do Catar, Emirados Árabes, Inglaterra e Brasil. No mês passado, rumores suscitaram seu retorno para o time do Vasco. E em meio aos compromissos com o clube francês, Juninho arrumou um tempinho para se familiarizar com a grande rede. Recentemente, lançou um blog, onde emite opinião sobre os acontecimentos do mundo da bola.

Avesso a badalações, ele segue rotina pacata na cidade francesa, ao lado da mulher Renata e das filhas Giovanna, Maria Clara e Rafaela. Em entrevista concedida ao Diario, Juninho Pernambucano esclareceu boatos sobre uma possível volta para o Brasil, bem como os planos para o final da temporada e da carreira. Revelou que está acompanhando as disputas da Copa Libertadores e avisou que no meio do ano vem ao Recife matar a saudade dos familiares.

O seu contrato termina em 2010, mas por que o seu ciclo no Lyon se encerra após o término desta temporada?

Ainda estou definindo... Muita coisa pode pesar.

O que faltou ganhar pelo clube francês? Você tem música exclusiva aí no Lyon. Qual a sua relação com a torcida, que se declara apaixonada por você?

A torcida aqui gosta muito de mim e nos respeita demais. Todos aqui têm suas músicas, mas é claro que o ardor é diferente dos brasileiros, mas não menos carinhosos. O que mais me faltou foi a Liga dos Campeões, o que seria muito bom. Mas é uma competição difícil demais.

No final do último mês, notícias deram conta de que você poderia disputar a Série B pelo Vasco da Gama. O que tem de verdade nessa história?

Apenas troquei e-mails com o Rodrigo Caetano, com quem joguei aí no Vasco em 94. Nada mais do que isto. Somos amigos e acho que isto não é proibido.

O Sport entrou na briga para ter Juninho de volta? Você tem mantido contato com alguém da Ilha? Você vem acompanhando a campanha do Sport na Libertadores?

Não tenho contato com ninguém na Ilha do Retiro. Estou no meio de uma disputa de octacampeoanto. E nem quero pensar em nada. Acompanho a campanha e até escrevi em meu blog que o Sport vai surpreender mais.

Se fosse escolher, voltaria para o Rio ou Recife?

Isto não vai pesar...Não tenho que falar de que cidade gostaria mais. Ambas são maravilhosas.

Há alguns meses, foi noticiado que o futebol inglês também estava de olho em você. Recebeu, concretamente, alguma proposta?

Uma sondagem sim, mas nada de concreto

E quanto a defender equipes no Catar e nos Emirados Árabes. Tem interesse?

Deles sim, agora tenho que ver os meus...Mas tenho contrato com o Lyon.

O São Paulo já tentou ter você por três vezes e o presidente do do clube disse que foi o não mais educado que recebeu na carreira. O que você tem a dizer sobre isso?

(Risos...) Não tenho o que dizer. O São Paulo é um grande clube e estou bem aqui na Europa. A hora é de pensar em outras coisas.

Em sua última passagem pelo Recife,nós do Diario pegamos seu e-mail, mas você avisou que pouco usava o computador. De repente, recebemos um comunicado de sua assessoria de imprensa dizendo que você virou blogueiro! Que mudança foi essa? (risos!)

Sempre tive muita vontade de escrever. Só que o tempo e o compromisso é que me afugentam. Fico perdido nesta situação e um bolg é algo mais pessoal e escrevo quando as idéias surgem. Acho muito legal e vou cair mais de cabeça nisso. Mas ele já está desatualizado... (risos)

E os projetos pessoais? Como andam? As filhas continuam aprendendo várias línguas?

Minha família está muito bem aqui. Tenho ideia de várias coisas, mas meu primeiro projeto pessoal é ser octacampeão, o que vai ser incrível para o currículo de todos.

Já decidiu que caminho vai tomar depois de pendurar as chuteiras?

Estou pensando... Quem sabe comentarista, blogueiro ou colunista, até os três? Estou brincando! ... Claro que já pensei nisto, mas a vida é que deve nos rumar para os caminhos. E hoje ainda estou bem, em forma e comprazer de jogar.

Quando você vem ao Recife?

Provavelmente no meio do ano. Ainda não decidi, mas deve ser nesta época. Rever minha família que sempre é um grande prazer.

FONTE: Diário de Pernambuco

2 comentários:

  1. bela entrevista! ele tem mais é de aproveitar a fama e ficar na frança, mesmo. aqui ele não seria valorizado da mesma forma. abs, pp

    ResponderExcluir
  2. Eua acho q ele seria bem recebido pela torcida do VASCO alem do mais essa historia entre o VASCO e o Juninho e muito linda.volta juninho e termina sua carreira no clube mais querido do brasil.VAAAAAAAAAAAAAASCO!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir