quarta-feira, 3 de junho de 2009

Colocando a temporada 08/09 em pratos limpos....

Filipe Frossard Papini

Essa não-conquista do oitavo título consecutivo é consequência de um planejamento acomodado do ano passado para este. Creio eu, que Jean Michel-Aulas pensou que, até então, qualquer time que ele montasse, levaria o título novamente, pois já tinha virado rotina. Vendeu Squillaci, Coupet, Belhadj e Ben Arfa a preço de banana, sendo que o último, ainda foi para um dos maiores rivais. Sem falar no Fred, que fez uma "birrinha" e saiu de graça, e mais recentemente o Fábio Santos que brigou com Puel.

As contratações para esta temporada que se encerrou, foram TODAS apostas, mesmo com um bom dinheiro em caixa, o Lyon não abriu a mão para trazer alguém de nome, apostaram em: Lloris, Mensah, Piquionne, Makoun, Pjanic, Éderson e Kolodzieczak.

»Hugo Lloris - Conquistou a torcida e chegou à seleção, boa contratação;

»John Mensah - Jogou de lateral-direito, esquerdo, zagueiro e não se firmou. É lento e posiciona-se mal, além de ser estabanado;

»Fréderic Piquionne - Grandalhão e desengonçado, não jogaria nem na série B aqui no Brasil;

»Jean II Makoun - Mostrou personalidade e conquistou seu lugar no time. Tem raça e sabe jogar com a bola nos pés, outra boa contratação;

»Miralem Pjanic - MUITO NOVO, a bola queima no seus pés, não mostrou nada ainda do que (talvez) saiba;

»Honorato Éderson - Depois do Juninho e Kallstrom, é o meia mais lúcido do time, tem uma ousadia brasileira e parte pra cima, mas falta MUITA coisa ainda para ser o ''novo Juninho''.

»Thimothee Kolodzieczak - Jogou em uma partida que foi lançado na fogueira, não se saiu bem e foi mandado para os juniores, tem 17 (ou 18) anos apenas.

Sem falar em jogadores como Delgado, Govou, Keita, Grosso, Cris, Réveillère e os próprios Mensah e Piquionne, provaram que não possuem qualidades para integrar o time mais importante da França atualmente.

Mesmo em crise, ao invés de apostar na base, continuou insistindo nos jogadores citados acima, e os únicos, da nova safra, que apareceram foram: Mounier, Tafer e Gassama. Que entraram em tamanha fria, que logo foram sacados, e com exceção do Mounier, os outros dois, voltaram aos juniores.

Ainda teve o Lacazette, que foi relacionado apenas para uma partida.

Já vi alguns comentários em sites gringos, alguns vídeos de bons jogadores na base do Lyon:

»Pierrick Valdivia - Ala esquerdo, ousado, parte pra cima e sempre chega na frente. Boa aposta para testá-lo no lugar do Grosso;

»Clément Grenier - Já foi observado por Arsenal, Real Madrid e Inter de Milão em um torneio sub-17 que o Lyon ficou em segundo lugar. No site do OL, dizem que alguns especialistas consideram ele como a maior "pedra preciosa" da base do time;

»Alexandre Lacazette - Chegou a ser relacionado para uma partida do Lyon, mas chegou a atuar. Jogador veloz que persiste sempre em jogadas individuais, lembra o estilo de jogo do Ben Arfa. Não custa nada ir colocando-o em campo em fins de jogos;

»Yannis Tafer - Só entrou em furada nessa temporada, quando jogou. Fato que não arrumou nada, mas quando jogava na base, muitos o chamavam como o novo Benzema. Não só pela aparência física, mas também pelo estilo de jogo. Foi titular durante 2 anos da seleção sub-17 da França;

Coloco também, 50% da culpa desta ''derrota'' na temporada, ao Sr. Claude Puel. Que ao contrário de Houllier e de Perrin, não trocou, em momento algum, o esquema tático do time, principalmente quando via que determinadas formações não davam certo. Sem falar que jamais teve peito para dar um puxão de orelha em jogadores como Boumsoung e Grosso, que muitas vezes andavam em campo. Puel além de ser cabeça dura, é um perdedor de marca maior. Jamais soube articular o seu time, para esboçar reações, durante as partidas em que estava perdendo, além de se acomodar com resultados inexpressivos.

Proponho cinco básicas soluções para a temporada 09/10:

1ª - CONTRATAR JOGADORES DE VERDADE E SUPRIR ESPAÇOS QUE ESTÃO CARENTES NO TIME DO LYON (zaga, laterais e um atacante para jogar ao lado de Benzema);

2ª - Dar chances reais a jogadores da base, assim como fez Houllier;

3ª - Segurar peças importantíssimas como Lloris, Toulalan e Benzema;

4ª - Formar um banco de reservas de qualidade;

5ª - Trocar de treinador e pegar um que tenha aptidão, talento e entenda de futebol, pricipalmente se tratando da parte técnica e emocional (Felipão está livre no mercado).

PLANOS REAIS PARA TEMPORADA 09/10:


Depois de perder Juninho Pernambucano no elenco do Lyon, o presidente Jean Michel-Aulas parece que acordou, e viu, que, de fato, o time necessita de reforços urgentemente.


Após a conquista da UEFA Champions League pelo Barcelona, o presidente já anda conversando com dois jogadores do plantel catalão, são eles: Eiður Smári Guðjohnsen e Aliaksandr Paŭlavič Hleb. O Lyon pagaria pelos dois jogadores, e ainda cederia o atacante Anthony Mounier na troca. O contrato do jovem francês termina no meio da temporada, e é provável que o jogador não fique mais no OL.

Gudjohnsen não teve uma passagem brilhante por nenhum time que atuou. Porém é um jogador extremamente profissional e não reclama quando merece um banco de reservas. No Lyon seria muito útil e se encaixaria no perfil de jogo da Ligue1. Vejo como uma boa contratação.

Já Alexander Hleb sempre foi elogiado por onde passou. No BATE Borisov, conseguiu estatus e se transferiu para o Stuttgart, aonde teve sua melhor passagem até hoje. De lá, se mudou para o Arsenal, aonde ficou conhecido no mundo como um excelente camisa 10. Com muita técnica e uma qualidade imensa nos pés, Hleb foi para o Barcelona, aonde apesar de não ter decepcionado, ficou muito tempo no banco , devido a lesoes e, é claro... Xavi e Iniesta. Hleb se encaixaria como uma luva no time do Lyon, principalmente depois da saída de Juninho.

Outro jogador que também está quase retornando à França, é o consagrado atacante francês, David Trézéguet. Além do Lyon, o Marseille também está na briga pela contratação do jogador da Juventus.

Quem deve estar comemorando os possíveis reforços é o atacante Benzema, que depois da saída de Fred, não conseguiu formar uma dupla de qualidade com nenhum outro atacante do plantel do Lyon, e Trézéguet seria o nome ideal para jogar ao lado da estrela gaulesa.


Em breve, o BrasiLyonnais falará um pouco sobre o projeto que já está em andamento (e em construção), do novo estádio do Lyon, o OL LAND. Aguardem...

Um comentário:

  1. Fala Filipe excelente post, mas acho que o Lyon deveria se concentrar em conquistar uma competição européia, já que na França tem uma vasta conquista de títulos.

    Abraços

    ResponderExcluir