sexta-feira, 7 de agosto de 2009

[1ª Rodada - LIGUE 1] - Le Mans Vs Lyon

Ex-papa-títulos na França abre a primeira rodada do campeonato nacional neste sábado. Éderson evita comparações com ex-vascaíno



Após perder a hegemonia de quase uma década no futebol francês ao ver o campeonato nacional parar nas mãos do Bordeaux na última temporada, o Lyon começa neste fim de semana a caminhada para voltar a ser campeão novamente. E, dessa vez, sem Juninho Pernambucano. O veterano meia, símbolo dos incríveis sete títulos consecutivos conquistado pelo clube, trocou a Europa pelo Oriente Médio onde defenderá o Al Gharafa, do Qatar.

Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, por telefone, da França, o meia Éderson, que chegou ao Lyon em julho de 2008, fala sobre essa nova fase.

- Com a saída do Juninho, além da chegada do novo treinador (Claude Puel) e de novos jogadores, o Lyon está começando uma nova era. Mas é claro que com a saída do Juninho nós perdemos muito, pois além de grande jogador, ele também era um líder no elenco. Só que nós estamos trabalhando para conseguirmos começar com o pé direito. O clube está apostando em um novo planejamento, a longo prazo, com novos atletas e uma nova comissão técnica - afirmou. O Lyon estreia neste sábado contra o Le Mans, fora de casa.

Éderson, no entanto, evita qualquer tipo de comparação com Juninho e nem se vai ficar tanto tempo no clube como o antigo companheiro.

- O Juninho ficou no Lyon oito anos e contribuiu muito para o crescimento do clube, ganhando sete títulos consecutivos. É um exemplo para todo jogador. Mas hoje em dia não tem como eu pensar o que vai acontecer daqui a um ou dois anos, mas se eu puder fazer um pouco do que o Juninho fez e ajudar o clube no futuro já vou ficar muito feliz - disse.


O jogador também não escondeu que o atual campeão Bordeaux, que recebe o Lens no domingo pela primeira rodada, é o grande rival do Lyon na disputa pelo caneco francês.

- Já são três, quatro anos que vem aumentando essa rivalidade entre Lyon e Bordeaux. E depois deles terem conquistado o título da temporada, tornou-se nosso maior rival no Campeonato Francês. Eles se reforçaram bem, assim como o Olympique (de Marselha). Esses dois serão os nossos maiores concorrentes, assim como o PSG e algum time menor que sempre aparece - disse Éderson, citando o Toulouse da última temporada que terminou na quarta colocação.


Segundo o brasileiro, um dos motivos para o time não ter conseguido conquistar o octa na última temporada foi os pontos desperdiçados dentro do estádio Gerland.

- Deveríamos ter vencido mais em casa. Perdemos muitos pontos no nosso estádio . Estávamos na frente sete ou nove pontos no final do primeiro turno e depois relaxamos, principalmente nos jogos em casa. Esse ano, se a gente quer ser campeão, isso não pode se repetir novamente. Temos que se manter invictos no nosso campo e fazer do Gerland um caldeirão - observou Éderson.




FONTE: Globoesporte.com

Um comentário: