sábado, 31 de outubro de 2009

Gomis cala o caldeirão verde!!

O atacante que entrou no segundo tempo foi extremamente vaiado por sua ex-torcida. Mas não se intimidou e marcou o gol da vitória do Lyon.


Depois do adiamento da 11ª rodada para Dezembro, houve uma antecipação da 12ª rodada. E nesta rodada estava marcado o clássico da região gaulesa: Saint-Étienne x Lyon, dentro do caldeirão, chamado de “Stade Geoffroy-Guichard”. O Lyon buscava uma reação na competição, após dois fiascos contra Sochaux e Nice. Já o Saint-Étienne quer vencer o rival e melhorar sua posição na tabela.

Os donos da casa, comandados pelo ex-lyones, Alain Perrin, não contava com diversos jogadores desfalcados, incluindo todo o seu setor defensivo. A esperança de gols ficava por conta de Bergessio. Veja a formação tática:




Por outro lado, o Lyon, tentando inovar o seu estilo de jogo dos últimos jogos, entrou com algumas novidades. Ederson e Michel Bastos iniciaram a partida como titulares, e taticamente falando, o time começou com apenas um volante, Jean II Makoun. Veja o time incial dos gones:




Ao iniciar a partida, uma tsunami verde comandava o time da casa pelas arquibancadas. Com o Geoffroy-Guichard completamente, os jogadores do ASSE se sentiram mais do que em casa. Não demorou muito para incomodar o goleiro Lloris. As principais jogadas eram direcionadas ao atacante Bergessio. O argentino se movimentava bem pelos dois lados do campo, mas se concentrava principalmente pelo lado direito, na marcação de Cissokho e com o auxílio de Varrault.

Mesmo com certo domínio e com bastante tranquilidade no gramado, não foram os verdes que executaram o primeiro ataque perigoso do jogo. Aos ‘14, foi o Lyon quem acertou um chute na trave, através de Lisandro.

Logo em seguida do lance perigoso, o ASSE ainda perdeu o seu capitão. Matuidi se machucou e foi substituído por Sako.

O gás do Lyon deu uma diminuída no meio do primeiro tempo, e o Saint-Étienne não esperou para também acertar a trave. Após receber bom cruzamento, Bergessio apareceu na área e cabeceou a bola no travessão. Lloris não saiu bem no lance.

Mas Lloris, pouco tempo depois se redimiu com a torcida e dessa vez fez uma excepcional defesa numa ótima finalização de Mirallas. O arqueiro francês defendeu firme uma potente cabeceada que tinha destino certo.

Faltando pouco tempo para o intervalo, o brasileiro Ederson cometeu uma entrada criminosa no mesmo Mirallas, que a pouco tempo tinha dado trabalho ao Lyon. O camisa 10 recebeu apenas uma amarelo, que ficou barato.

Com os times de volta a campo, depois do intervalo, o jogo continuou intenso. No primeiro lance da etapa final, Janot já teve que trabalhar. Depois de um chutão de Lloris, Lisandro segurou a bola e esperou a passagem de Pjanic, que não aproveitou a boa chance.

Aos 59’, foi a vez de Lisandro quase marcar. Ele, em posição duvidosa, novamente acertou o travessão. O gol só não aconteceu devido a uma ótima defesa de Janot.

Dez minutos após a boa chance de Lisandro, o mesmo, juntamente com Michel Bastos foram curiosamente substituídos por Gomis e Källström. A dupla era a melhor opção de ataque pro OL, e Claude Puel arriscou retirando-os do gramado. Antes das trocas, os verdes ainda tiveram uma excelente oportunidade, novamente com Bergessio. No entanto, o argentino desperdiçou a oportunidade de forma grotesca.


Em protesto pela saída de Gomis para o principal rival, a torcida do Saint-Étienne não cansava de vaiar sempre quando “o Pantera” encostava na bola. Contudo, o recém-convocado dos blues conseguiu calar o caldeirão gaulês aos 40’ do segundo tempo. Depois de cobrança de escanteio, o goleiro Janot falhou, a bola sobrou para o iluminado matador, que só teve o trabalho de empurrar para as redes. Como forma de protesto, o atacante saiu gritando pelo gramado no momento da comemoração, extravasando e liberando a tensão da partida.

Logo após o gol do Lyon, o brasileiro Ederson foi substituído pelo argentino César Delgado. Mas a entrada do atacante não surtiu efeito no jogo. E a partida terminou assim. Uma excelente vitória do OL sobre o ASSE. Com os três pontos, Lyon se isolou na vice-colocação do campeonato, atrás apenas do Bordeaux.

Próximo jogo: Liga dos Campeões da Europa. No estádio de Gerland, o Lyon enfrentará o Liverpool. 17h30m, horário de verão de Brasília.

FOTOS: L'Equipe / FranceFootball / Football.fr / Sports.fr / Football365.fr

Um comentário:

  1. Que isso hein Didi?!? Até o "Medium Karmonah" gostou muito do texto, tá de parabéns!!

    ResponderExcluir