sábado, 3 de outubro de 2009

Lyon reassume o trono francês!

Filipe Frossard Papini

Com o time bem desfalcado, e apresentando um futebol não muito bonito, o Lyon vence o Lens fora de casa e é o novo líder da Ligue1.


Uma das torcidas mais frenéticas da França, recebeu hoje, o time mais badalado do país. Lens versus Lyon. Um duelo entre o poderoso da Ligue1 e o recém promovido da Ligue2. Antes mesmo de começar a partida, uma obrigação já tomava conta do OL. O Bordeaux tinha acabado de perder sua partida da 8ª rodada para o Saint-Etienne. Portanto, se houvesse uma vitória contra o Lens, os Gones ficariam com a primeira posição do torneio. Por outro lado, os donos da casa queriam algo melhor do que a 13ª colocação.

Para tentar conseguir algum resultado positivo, Wallemme decidiu colocar os Sang et Or com uma formação bastante defensiva. O brasileiro Eduardo era a única referência no ataque, com Akalé e Boukari surgindo pelas pontas e o com tunisiano Jemaa como elemento surpresa no meio. Veja a tática:


Querendo garantir o trono da liga, Puel, com diversos desfalques preferiu manter a base do time que jogou contra o Debrecen, no meio da semana. Sem Lisandro, Makoun, Bodmer, Boumsong, Delgado e Anderson, novamente os jovens jogadores do elenco foram relacionados para a partida. De improvisados, Toulalan na zaga e Clerc de ala direita. Veja o esquema de Claude Puel para a partida:


A partida começou a todo vapor. Logo no primeiro instante da partida, o sueco Källström já recebeu uma duríssima entrada, e antes mesmo de entrar no clima do jogo, já estava fora do gramado recebendo atendimento médico.

Tudo bem com o camisa 6 do Lyon e de volta aos gramados, aos 7’ ele tabelou com Govou. O recém-convocado para a seleção francesa chutou com grande precisão, no ângulo direito de Runje. A bola bateu com força no travessão, entrou no gol, e depois saiu. O árbitro ficou confuso, mas o assistente validou o tento. O Lyon abria o placar, 1 a 0.


Depois do gol dos Gones, a chuva engrossou, e a partida perdeu certo dinamismo. Foi então que o Lens conseguiu se impor taticamente e conseguiu chegar diversas vezes ao gol de Hugo Lloris.

O jogo, em seu primeiro tempo, estava em aberto. Houve boas chances para ambos os lados. As subidas do Lens eram, de certa forma, bagunçadas. Tinham sérios problemas para ultrapassar a defesa lyonesa. Por outro lado, o OL quando conseguia atacar, tinha boa precisão. Sempre surgia uma tabela, ou então jogadas individuais pelas pontas. Gomis fazia bem o papel de pivô, e era referência para o time, ao contrário de Eduardo, pelo lado do Lens.

Através dessas jogadas estabanadas, o Lens conseguiu, aos 34’ um pênalti. O árbitro marcou toque de mão do lateral Réveillère. Contudo, o lateral do outro time, Dumont, desperdiçou a cobrança. Chutou com firmeza, no lado direito de Lloris, mas a bola passou longe do gol do arqueiro do Blues.

Depois do intervalo, as duas equipes voltaram inalteradas. Contudo a partida deu uma esfriada. O Lens já não tinha mais o mesmo fôlego de antes e o OL parecia um time com preguiça.

Com 22’ aconteceu a primeira substituição. Gomis, aparentemente cansado, deu lugar a Ederson. O brasileiro entrou para desempenhar a função de segundo atacante. O novo centro-avante seria Sidney Govou.

O ponto alto da partida foi o pênalti do primeiro tempo. Foi exatamente pela cobrança desperdiçada que o Lens perdeu as esperanças na partida. O goleiro Lloris, na segunda etapa inteira, não trabalhou. Mesmo depois da entrada do bom atacante Maoulida, os donos da casa não esboçaram qualquer reação.


Aproveitando esse apagão dos Sang et Or, o Lyon conseguiu ampliar o marcador. O melhor jogador da partida, o sueco Kim Källström arriscou de fora da área e acertou um chute fraco, porém perfeito, no cantinho. Lyon 2 a 0.

Logo após o gol, faltando 10’ para o fim da partida. Clerc deu lugar a Kolodziejczak. O lateral francês, que jogou improvisado, não foi bem durante a partida. Definitivamente aquela não é sua posição.

Faltando poucos minutos para o intervalo, apenas para queimar a 3ª alteração, o técnico Claude Puel lançou o jovem Tafer no lugar do autor do primeiro gol, Sidney Govou. Porém não deu tempo da nova promessa do Lyon mostrar seu trabalho na 8ª rodada do campeonato francês. A partida terminou 2 a 0 para o Lyon, que assumiu a ponta da competição.

A partida foi boa, levando em consideração os diversos desfalques, o OL mostrou que tem futebol para demonstrar, mesmo sem as estrelas do time. Contudo, há claras evidências que o time tem muitos defeitos, principalmente no setor de armação. Quando Pjanic não funciona, o time depende da velocidade, que hoje não existiu. A sorte é que o Lens não detém de um time aguerrido e com qualidade o suficiente para criar grandes chances.

Próximo encontro: 17/10 – Sábado. A partida será contra o Sochaux no estádio de Gerland. Jogo válido pela 9ª rodada da Ligue1.

FOTOS: FranceFootball / L'Equipe / Sports.fr / Football365.fr / YahooSports.fr



VEJA OS MELHORES MOMENTOS DA PARTIDA:


Nenhum comentário:

Postar um comentário