sábado, 24 de outubro de 2009

Nice atropela o Lyon, que também perde a liderança

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais

Loïc Rémy e Anthony Mounier, ex-jogadores do Lyon, fizeram uma dupla que desestabilizou a fraca defesa improvisada do Lyon.


O Nice, recebeu o Lyon no Stade du Ray na tarde desse sábado. O jogo válido pela 10ª rodada era um jogo de extremos. O time rubro-negro, vice-lanterna, se garantisse a vitória, poderia sair da zona da degola. Por outro lado, o OL, se ganhasse, poderia continuar a briga pela disparada na liderança, juntamente com o Montpellier.

Os donos da casa, querendo almejar algo na competição, entraram com uma formação bem ofensiva. Um 4-3-3 guiados por dois atacantes que conhecem o Lyon muito bem: Loïc Rémy e Anthony Mounier. Veja o esquema do técnico Ollé-Nicolle:




Já o Lyon – além do grande número de zagueiros no departamento médico – contava com dois desfalques importantes: o goleiro Hugo Lloris, e o meia Kim Källström. Para suprir as ausências, Gonalons ganhou nova vaga no meio-campo e Rémy Vercoutre no gol. Outra novidade ficou por conta de Lisandro, que jogou como um ponta-esquerda. Veja:



Guiados por um som ensurdecedor da torcida. O OGC Nice começou a partida com grande movimentação e tentando agredir o Lyon de todas as formas. Coulibaly bem firme no meio de campo, juntamente com Hellebuyck conseguia segurar os avanços de Govou e Pjanic.

Jogando de forma superior e com um vigor acima da média, o Nice abriu o placar com 16’. Cruzamento de Rémy, o atacante Bagayoko antecipou o brasileiro Cris e conseguiu cabecear com destreza, sem muitas chances para Vercoutre.

Mesmo depois do gol, os Gones não tiveram poder de reação. Sentindo muita falta de Källström no meio campo, Makoun e Gonalons não estavam em sintonia, e o os dois volantes não conseguiam segurar os avanços de Hellebuyck e Sable.

No setor defensivo, o time da casa também era bem eficiente. Com uma linha fixa de quatro defensores, ficou bem sossegado de marcar Lisandro, Gomis e Govou. Nessa demonstração de superioridade, que o OGCN conseguiu ampliar o placar. Faltando 5 minutos para o término do primeiro tempo, o goleiro Vercoutre falhou feio depois do cruzamento de Rémy, e marcou gol contra. O Lyon assustado em campo, foi para o intervalo lembrando a partida da 9ª rodada contra o Sochaux

Querendo buscar a vitória, Claude Puel fez uma troca no vestiário. Retirou o amarelado Cissokho, e colocou o ex-atleticano Michel Bastos. A partir de então, o Lyon jogaria no 3-5-2. Gonalons, Cris e Toulalan na zaga. Bastos e Reveillere nas alas. Makoun, Pjanic e Govou no meio. Lisandro e Gomis na frente.

Com a mudança tática, o Lyon se firmou com boas jogadas. Contudo, a defesa do Nice ainda era bem compacta e chegar ao gol não estava sendo uma tarefa das mais simples. Aos 20’ do segundo tempo, Claude Puel retirou Maxime Gonalons, que não fez um boa partida, e colocou mais um brasileiro em campo, Ederson. Mas a troca não surtiu o efeito esperado. Três minutos depois o Nice ampliaria o placar e já decretava uma goleada. Hellebuyck passou nas costas de Makoun e Toulalan e recebeu ótimo passe de Mounier. Tocou na saída de Vercoutre. Nice 3 a 0.

Nesse momento da partida, o OL jogava com uma formação tática altamente bagunçada. Voltava ao 4-4-2, com: Vercoutre, Reveillere, Cris, Toulalan e Bastos; Makoun; Pjanic, Govou e Ederson; Lisandro e Gomis.

Um artifício de risco, pois o Nice ainda mantinha seus três atacantes e os dois alas subindo com frequência. Makoun já não conseguia se impor no meio, Bastos desaprendeu a marcar e Toulalan se esforçava, mas não era o mesmo das últimas partidas.

Através desse nó tático, o Nice era bastante superior aos heptacampeões franceses. Depois de uma cobrança de falta do Lyon, aos 30’, os Aiglons aproveitaram um contra-ataque fulminante, comandado por Rémy e chegou ao quarto gol. Os jogadores do OL se entreolhavam em campo, sem entender o que acontecia.


Claude Puel, com uma cara de poucos amigos no banco, deu sua última cartada. Colocou César Delgado, autor do último gol contra o Liverpool no meio da semana, e tirou Gomis, que não acrescentou nada ao time durante a partida. E foi o argentino que deu a assistência para o gol de honra dos Gones, marcado pelo Ederson, que em respeito ao seu ex-time, não comemorou.

Entretanto era tarde demais para almejar uma reação mais grandiosa. O gol saiu aos 40’ do segundo tempo. A partida terminou com uma grandiosa vitória do Nice, e o Lyon, mesmo com tantos desfalques recebeu um nó tático sem tamanho. Em momento algum via-se o Nice encurralado. Jogaram de forma inteligente e souberam explorar o buraco negro existente na zaga improvisada do Lyon.

Com a derrota, o Lyon foi ultrapassado pelo Bordeaux e Mônaco, que venceram na rodada. Montpellier e Marseille ainda podem passar também.

Próximo jogo: Sábado, dia 31/10. O adversário são os rivais do Saint-Etienne no Stade Geoffroy-Guichard. Jogo válido pela 11ª Rodada da Ligue1 09/10.

FOTOS: L'Equipe / Sports.fr / Football.fr / Globoesporte.com

2 comentários:

  1. O Lyon perdeu a liderança, mas vai brigar por mais um título sem dúvida disso.

    ResponderExcluir
  2. Foi feio mas o importante foi q o Lyon buscou o gol até o final.

    ResponderExcluir