domingo, 20 de dezembro de 2009

Mais uma na conta de Puel

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais

Estádio vazio, poucos gols, frio intenso e um empate que prejudicial



O Stade Lous II recebeu na noite desse domingo o embate entre Mônaco, time da casa, e Lyon, atual 6º colocado da competição nacional. O time da casa, se conseguisse somar os 3 pontos, poderia chegar até a 8ª posição, saindo então da incomoda 13ª.

O técnico Guy Lacombe escalou o Mônaco em um 4-4-2 comum. Apostando na eficiência do ala Alonso e do brasileiro Nenê. Veja a escalação inicial:




Claude Puel, por sua vez, mudou um pequeno detalhe na sua formação tática. Gonalons iniciou ao lado de Makoun no setor de combate do meio campo. Bastos de winger esquerdo e Govou, na direita. Lisandro de centro-avante e Gomis no banco. Pjanic centralizado não é novidade, o bósnio já conquistou sua vaga. Veja a formação:




Mesmo precisando da força da torcida, o Mônaco não contou com a presença em massa de seus adeptos. O frio fez com que o córum no Lous II não fosse intenso. Não obstante, o ar gelado não foi um fator decisivo em campo. De início, percebia-se que as duas equipes estavam bem dispostas para o embate.

Foi o Lyon que começou mostrando sua força. Logo aos 22’, o brasileiro Michel Bastos cobrou uma falta potente e certeira, no canto direito de Ruffier. O goleiro do Mônaco só observou sua rede sendo estufada e o jogador do OL saindo para o abraço.

Os poucos torcedores presentes empurravam os donos da casa, e o time deu uma acordada, mas não o suficiente para esquentar o goleiro Lloris do frio constante.

Aos 32’, outra boa chance dos visitantes. Jean II Makoun apareceu bem na área, cabeceou a queima-roupa em Ruffier, mas o arqueiro – trajando o seu tradicional uniforme rosa – fez uma excelente defesa.

Quando parecia que o OL dominaria o relvado, o Mônaco, enfim deu uma sacudida na partida. O sul-coreano Park empatou a partida após um grande bate-rebate na área lyonesa. A péssima saída de bola de Lloris foi primordial para a finalização do atacante adversário.

Cinco minutos após o gol de empate, o Mônaco chegaria novamente. Mas dessa vez, Lloris fez ótima defesa no chute de Alonso.




No segundo tempo, as equipes voltaram mais dispostas a correr atrás da vantagem do marcador. O Mônaco continuava explorando a velocidade de Park, enquanto o Lyon depositava suas fichas em Michel Bastos.

Com 13’ de segundo tempo, Puel fez a primeira alteração. Retirou o volante Makoun e colocou o atacante Cesar Delgado. Nesse instante, Gonalons era o único responsável pela marcação no meio campo.

O buraco que ficou no meio, possibilitou algumas chegadas, mas incisivas do Mônaco. Por três vezes o time da casa chegou com perigo ao gol de Lloris. Aos 64, 65,’ e 66’. Todas desperdiçadas por Mollo.

Ao perceber a falha que cometeu, e depois que Gonalons foi advertido com um cartão amarelo, Puel chamou Jérémy Toulalan para a partida, no lugar do, até então, melhor jogador do Lyon na partida, Michel Bastos. O volante da seleção francesa faria sua reestreia depois da uma forte lesão. Enquanto isso, Guy Lacombe colocava Juan Pablo Pino, no lugar do lesionado Alonso.

Instantes depois da troca, as imagens de TV flagraram o brasileiro fazendo um sinal de negação com a cabeça, reprovando a opção de Claude Puel.

Faltando dez minutos para o fim do jogo, duas importantes defesas de cada lado. Lloris espalmou um venenoso chute cruzado de Mollo, e Ruffier salvou o Mônaco depois de finalização de Delgado.

Aos 40’ do segundo tempo, Puel queimou sua terceira alteração. Entrou Bafétimbi Gomis no lugar do finório Govou. Nos acréscimos Lacombe fez Mollo deixar o gramado, e Jerko Leko entrou para o jogo. No entanto, a entrada tardia do “Pantera”, e a substituição irrelevante de Leko, não fizeram o efeito esperado pelo seus treinadores, e a partida terminou empatada. Um resultado não muito agradável para ambos os times.

O Lyon terminou a rodada em 4º lugar. Já o Mônaco, subiu apenas uma colocação.

Mais uma vez o Lyon foi prejudicado pela incompetência de seu treinador. É o sexto empate de um time que almeja o título. Puel escalou errado, não impôs (e nunca impõe) um padrão de jogo, enganou-se nas substituições, deixou de relacionar alguns jogadores que poderiam mudar o rumo e o ritmo do jogo e ainda conseguiu criar um mal-estar com o principal jogador do time, Michel Bastos. É hora de Jean-Michel Aulas descer do trono, colocar o orgulho de lado e começar a procurar um técnico decente. Um exemplo errado de persistência burra é o Saint-Étienne, que se enganou com Alain Perrin, e agora está correndo risco de rebaixamento. Abre o olho JMA!

Próximo encontro: Quarta-feira (23/12), Lyon x Montpellier. Jogo importante, válido pela 19ª rodada da Ligue1.

FOTOS: le10sport.com / FranceFootball / Football365.fr / Yahoo.fr / Sports.fr / L’Equipe / ASM-FC


Mônaco 0-1 Lyon - (Michel Bastos)


Mônaco 1-1 Lyon - (Park)

Nenhum comentário:

Postar um comentário