sábado, 9 de janeiro de 2010

Lyon vence, mas não convence

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais

Strasbourg foi melhor taticamente, mas a qualidade do plantel lyonês, fez a diferença.




Depois de um pequeno descanso e uma viagem à Tunísia, o Lyon voltou aos gramados nesse sábado. O adversário foi o Strasbourg, time que atualmente joga na Ligue2 (equivalente a segunda divisão). Com o estádio parcialmente vazio, os donos da casa esperavam surpreender o OL, apesar do frio e dos diversos desfalques.

Pascal Janin, treinador do time da casa armou sua equipe com uma marcação forte, mas com um bom poder de contragolpe. Veja:




Por outro lado, o técnico Claude Puel decidiu poupar Lisandro, um dos principais jogadores do time. Destaque para a volta de Ederson, que não jogava há algum tempo. Veja o esquema tático do OL:




Devido o intenso inverno europeu, o Stade de la Meinau encontrava-se bem vazio. Notava-se claramente alguns vestígios de gelo nos arredores das quatro linhas, sinal de que a neve chegou a atuar na cidade.

O Lyon, querendo deixar o ano de 2009 para trás, devido à má classificação na competição nacional, parecia disposto a atacar com precisão para fazer o resultado. E foi assim que aconteceu. Logo aos 10’, Bafétimbi Gomis recebeu a bola na meia lua da área, dominou no peito e em um gesto de rotação conseguiu arrematar sem deixar a bola cair no chão, de primeira. Belíssimo gol.

Assustado o Strasbourg tentava avançar, mas era inofensivo e atrapalhado. Foi jogando dessa forma que sofreram o segundo gol. Dessa vez foi Michel Bastos quem marcou. Recebeu a bola em profundidade, ganhou na velocidade de dois marcadores e chutou forte no ângulo de Gurtner. Outro gol magnífico. Com 13’ o Lyon já tinha a vantagem de dois gols no placar.

Não querendo cometer o mesmo erro anterior, Janin acalmou o seu time e fez com que ele jogasse com mais responsabilidade e inteligência. Os atacantes do time azul pressionavam a saída de bola, dificultando o ataque dos Gones. Dessa forma o Strasbourg conseguia roubar algumas bolas e realizar algumas jogadas.

O Lyon já não tinha o mesmo fôlego do início, talvez por ter corrido muito no início e ter perdido o gás. Os donos da casa já haviam descoberto o caminho para chegar à meta de Lloris e foi com muita calma e precisão que conseguiram diminuir o marcador. Aos 36’ Fauvergue recebeu cruzamento na área. No meio de Bodmer, Cris e Gassama, ele conseguiu receber a bola livre de marcação, enquanto a defesa se entreolhava. Lloris não tinha o que fazer no lance. 2 a 1.

Faltando dois minutos para o intervalo, o Strasbourg quase chegou ao empate. Mas uma vez a defesa lyonesa arrumou uma lambança, mas Lloris conseguiu salvar o que seria o gol de empate.

No segundo tempo a situação era a mesma do fim do primeiro. O OL perdendo o espaço no campo e o Strasbourg jogando com calma e aproveitando os espaços. Puel decidiu retirar Bodmer, aparentemente exausto, e colocou Boumsong.

Mesmo com o jogo mais equilibrado, o Strasbourg deixou o Lyon ampliar. Aos 26’ do segundo tempo, depois de uma saída de bola errada do time da casa, Gomis partiu em velocidade e tocou para Bastos, na entrada da área. O brasileiro deu um toque sutil e tirou o goleiro da jogada. Era o terceiro do OL. Após o gol, Lisandro adentrou ao gramado e Gomis saiu aplaudido pela torcida dos Gones, que estava presente em bom número no estádio adversário.

Mesmo estando com uma desvantagem considerável no placar, o Strasbourg ainda pressionava. A defesa do Lyon não era precisa, ao contrário de Lloris que realizou boas defesas quando foi necessário.

Falando menos de três minutos para o término do jogo. Yannis Tafer entrou no lugar do apagado Delgado. Mais uma vez, como já é de praxe, não houve tempo para o jovem atacante mostrar seu futebol e partida terminou assim. 3 a 1 para o Lyon.

O time de Puel venceu porque tem um plantel bastante superior ao do Strasbourg, pois taticamente Janin foi superior. Fauvergue se movimentou bem, mas ele sozinho não consegue resolver a partida. Se o adversário tivesse dois jogadores de velocidade, Gassama e Réveillère não suportariam a pressão, muito menos a dupla de zaga, que bateu cabeça durante a partida toda.

Próximo jogo do Lyon será no Stade de Gerland, contra o Metz. Jogo válido pela Copa da Liga. Dia 13/01 – Quarta-feira às 15h45 (horário de Brasília).

FOTOS: FranceFootball / L'Equipe / Sports.fr

GOLS

Nenhum comentário:

Postar um comentário