quarta-feira, 7 de abril de 2010

2010 para sempre!

Luis Guilherme Domeniche

Pela primeira vez na história, o Lyon consegue uma vaga para as semi-finais da Liga dos Campeões.




Muita esperança e ansiedade, esses são os sentimentos que predominavam hoje no Chaban-Delmas. Por parte dos torcedores e jogadores do Bordeux, a esperança era de que o time pudesse reverter o resultado negativo do primeiro jogo - que ocorreu no Stade Gerland, casa do Lyon.

Nem as três derrotas consecutivas (incluindo a decisão da Copa da Liga), e nem o sonoro 3 a 1, na primeira mão das Quartas de Final, desanimaram o torcedor do Bordeux. O Chaban-Delmas, mesmo antes do inicio da partida, já era todo azul escuro. Junto disso, um bandeirão tremulava nas arquibancadas, carregando a mensagem: "Eu tenho um sonho". Porém, isso não foi motivo para intimidar o Lyon, que entrou em campo de cabeça erguida e descontraído.

Já nos corredores do vestiário era possivel ver Michel Bastos batendo papo com Chamakh, que em instantes seriam rivais. O clima era de competitividade, mas pacifico.

A partida começou com o Lyon muito tranquilo, utilizando um mentalidade (erronea) achando que estava na vantagem. Os heptacampões ditavam o ritmo do jogo de maneira bem defensiva. Segurava bastante a bola, conseguia escanteios, enfim, se esforçava para ganhar tempo. O Bordeux, por sua vez, mesmo com uma invencibilidade dentro de casa na UCL, estava visivelmente abalado com as derrotas que sofreu recentemente e pouco fazia para atacar. Nem parecia um time que precisava ganhar com 2 gols de diferença para poder seguir para a semi final.




O Bordeux procurou trocar bem a bola no início do encontro, mas o Lyon mostrava toda sua experiência na competição. Dessa forma, chegou a criar as primeiras jogadas que esboçaram algo perigoso, como na cobrança de falta batida por Michel Bastos que saiu pelo lado do gol de Carrasso.

Depois foi César Delgado, com um chute desviado, que passou rente ao gol, porém nada muito preocupante. Em seguida, Cissokho, que parecia bem perturbado na partida, se enrolou numa jogada confusa com Wendel, perdeu a paciência e empurrou violentamente o brasileiro no chão. Isso tudo aconteceu com o jogo parado, e para a sorte do Lyon, o juíz só deu amarelo!

Somente aos 18' o Bordeux conseguiu levar algum perigo. Em lance de bola parada, especialidade do time da casa, Wendel chutou na direção certa, e Gourcuff, por pouco, não fez um golaço de cabeça. Ficou apenas no quase mesmo, o suficiente para pelo menos animar os animos dos jogadores e torcedores, que gritavam intensamente. O Bordeaux seguiu fazendo pressão, contudo, as jogadas aéreas eram a principal arma do time, mas Cris estava firme e sabia como neutralizá-las.

O jogo seguiu-se até um pouco tedioso, com o Lyon agindo bem na defesa, confiante que poderia segurar a vantagem. Mas aos 44', Alou Diarral do "meio da rua" mandou uma bomba que acertou em cheio o travessão de Llloris. O goleiro se esticou todo, mas se fosse no alvo dificilmente defenderia. A jogada não se converteu em gol, mas pareceu ter dado gás aos donos da casa, pois um minuto depois, Trémoulinas recebeu um passe de Jussiê pela esquerda e cruzou rasteiro, achando Chamakh, que abriu o placar. O fim dos primeiro tempo chegou, e a estratégia de retranca do Lyon iria por água abaixo

Logo no inicio do segundo tempo, o apagadíssimo Gomis, finalmente levou perigo ao Bordeux. Ele foi ligeiro e passou pelo goleiro Cedric Carrasso. Mas na hora de finalizar, ele estragou tudo, chutou mal, facilitando a vida do zagueiro Planus, que afastou a chance do empate.




Gomis estava realmente pouco inspirado e não substituía Lisandro Lopez a altura. O atacante argentino fazia grande falta. Por isso, não demorou para Gomis sair e dar lugar a Pjanic. A partir daí, o jogo para o Lyon ficou ainda menos ofensivo e consequentemente passou a defender ainda mais. Quase todos os contra golpes do time visitante eram construídos por César Delgado, que ultimamente vem se destacando muito. Cissokho continuava se atrapalhando e não conseguia avançar, todo o meio campo se mantinha cauteloso, apenas defendendo.

Cris e Boumsong estavam razoavelmente bens no jogo, e durante todo o restante dele evitava os prováveis gols de Chamakh. Tudo se manteve assim, com o Bordeux tentando gols nos lances de bola parada e o Lyon afastando. Aos 87', inclusive, Sané cabeceou bem ao lado do gol, chegando bem perto de marcar.

A ultima gota de esperança dos bordelheses veio aos 89'. Wendel cabeceou uma bola que tinha destino certo e daria a vitória aos atuais campeões da França, mas ele (e ninguém) esperava que Lloris, muito inspirado, faria (mais) uma defesa inacreditável salvando seu time no ultimo lance do jogo.




Fim de jogo. O Lyon saboreava a derrota, e o Bordeaux amargava a vitória que de nada adiantou. Desiludidos, os jogadores caiam no gramado, enquanto os lyoneses comemoravam como se já tivesse vencido a Liga dos Campeões. E não é para menos, já que é a primeira vez que o clube vai até a semi-final da UCL, feito não alcançado nem nos tempos de Juninho Pernambucano e Sony Anderson.

Agora o Bordeux precisa se concentrar para manter a briga na Ligue 1, que atualmente é liderada pelo Marseille. Já o Lyon, enfrentará o Lille na proxima rodada do campeonato nacional, mas realmente deve se focar para enfrentar o Bayern de Munique, que também se classificou hoje, em cima do Man Utd.

FOTOS: Olweb.fr



Nenhum comentário:

Postar um comentário