sábado, 21 de agosto de 2010

Vitória? Sim! Mas com ressalvas

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi

Lyon vence em casa, mas ainda assim demonstra vários problemas em campo




Jogando em casa, o Lyon entrou em campo para enfrentar mais um oriundo da Ligue2. Depois do vexame contra o Caen, agora o adversário é o Brest, que por sua vez perdeu a primeira rodada para o Toulouse e logo em seguida, empatou com o Auxerre.

Sem contar com os brasileiros Cris, Bastos e Ederson, todos machucados, Puel entra com o setor defensivo totalmente desfalcado. Réveillère suspenso, é outro que não joga. Veja o time inicial do Lyon:




O Brest, comandado por Alex Dupont, apesar de ser um time modesto, visitou o Gerland com a pretensão e a humildade de arrancar alguns pontos. Veja a escalação do Stade Brestois




Stade de Gerland lotado, torcida a apoiando e o OL iniciando a partida com vantagem. Era melhor que o Brest. No início, muitos passes errados na saída de bola, mas quando ela chegava ao ataque, Briand, Gomis e Delgado pareciam entrosados.

A primeira chance real de gol apareceu com Gomis aos 15’. Ele recebeu passe de Lloris, em cobrança de tiro de meta. O atacante dominou e girou já chutando. A bola passou com perigo, à direita de Elana.

Em seguida, o Brest mostrou que também estava querendo marcar. Em duas oportunidades e duas falhas do zagueiro Lovren, os visitantes assustaram a torcida da casa e obrigou Lloris a trabalhar bem.

A resposta lionesa foi rápida e certeira. Jogada armada por Gomis. Ele abriu na ponta direita para Delgado que cruzou para área. Lá estava Briand para escorar e Makoun, que conseguiu pegar a sobra e marcar o primeiro gol da partida, aos 19’.

O gol deu mais confiança, tanto ao Lyon, quanto para a torcida, que não parava de cantar. A inexperiência do Brest permitiu que o OL crescesse ainda mais e conseguisse se impor, sem muita dificuldade.

Com e ligeira vantagem no placar, o Lyon tocava com tranquilidade e esperava alguma brecha na defesa adversária, ou algum erro do Brest. Parecia estar consciente em campo e sabendo o que fazer com a bola.

Ainda no fim do primeiro tempo, a zica afetou novamente a defesa do Lyon. Dessa vez, quem sentiu a coxa foi Cissokho. No intervalo, foi substituído por Kolodziejczak.

No segundo tempo, o Brest parece que tomou uma injeção de ânimo no vestiário. O time voltou marcando sobre pressão, querendo fazer o gol de empate e disposto a estragar a vitória do OL.

Nos 10 primeiros minutos da etapa final, Larsen Touré chegou duas vezes. A primeira acertou o travessão. Na segunda, sofreu falta de Gassama não apitada pelo árbitro. O setor defensivo do Lyon, formado por Gassama, Toulalan, Lovren e Kolodziejczak, definitivamente não dava certo.

Sentindo que o Brest avançava mais pelo centro do campo, Puel decidiu retirar Pjanic, que pouco acrescentou na partida, e colocar Källström, que é quase um segundo volante. Colocou Grénier, meia, no lugar de Gassama.

O resultado das trocas foi um Lyon muito menos ofensivo e ainda com problemas de marcação, principalmente no lado direito, aonde jogava Gassama. Dupont fez o óbvio, e pediu para o time atacar por ali.

O jogo tomou proporções diferentes. Começou a ficar violento. O árbitro perdeu o comando e os jogadores entravam de maneira maldosa. Alguns amarelos foram distribuídos, mas nada substancial.

Fato é, que o Lyon não jogou bem. Tem problemas sérios na defesa, e na ligação ao ataque. Por sorte dos lioneses, o Brest é um time muito fraco e tinha extremas dificuldades para chegar apenas tocando.

Fim de jogo! Lyon venceu por 1 a 0, mas ainda assim não provou nada. É bom Puel tomar cuidado, pois o grupo está bem abaixo da média, tem problemas físicos a cada dia que passa e conta com vários desfalques. Se alguma coisa não for feita, a temporada pode se complicar.

Próxima partida: 4ª rodada da Ligue1. Dia 28/08, próximo sábado, às 14h. O adversário é o Lorient, no Stade du Moustoir.

FOTOS: L'Equipe / olweb.fr


LYON 1-0 - Jean II Makoun

Nenhum comentário:

Postar um comentário