domingo, 17 de outubro de 2010

Puel respira, Lyon respira, torcida respira, Benfica teme

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi

Em noite inspirada de Lisandro, Lyon derrota o penúltimo invicto da L1 e garante tranquilidade antes de enfrentar o Benfica pela UCL




Atuaando em casa, o Lyon agora volta aos campos depois de duas semanas parado, devido aos jogos da seleção francesa. O adversário é o Lille, até então 6º colocado da Ligue1 e juntamente com o Rennes, eram os dois times que ainda não tinham perdido na competição. Mais uma vez o nome de Claude Puel aparecia na corda bamba. Ele teria de provar, contra seu ex-time, que ainda merece usar o boné do Lyon.

Contando com a volta do zagueiro Cris, sobrou para Dejan Lovren ficar no banco. É a primeira vez que Diakhaté faz dupla com o brasileiro, desde quando chegou ao clube. Toulalan, que era dúvida durante a semana, não foi poupado e começou jogando ao lado de Källström. Briand, suspenso, não jogou, e deu lugar a Piéd. Veja o time do OL:




Rudi Garcia entrou com uma formação nem um pouco medrosa. Com três atacantes, a intenção era explorar a velocidade e tentar vencer a defesa do Lyon nesse aspecto. O único desfalque do time era o brasileiro Túlio de Melo. Veja a escalação inicial do LOSC:




O jogo, em seu primeiro minuto, já começou movimentado. Lisandro Lopez roubou a bola na entrada da área do Lille e arrematou de fora da área. Uma pancada que Landreau não conseguiu segurar. Ali mesmo o placar já estava aberto.

Aos 13’, foi a vez de Toulalan aparecer com perigo. Também na entrada da área ele fez uma embaixada, e sem deixar a bola cair, chutou com força, a bola bateu na trave esquerda de Landreau, que já fazia o golpe de vista, imaginando a bola indo para fora.

O Lyon começou arrebatador. O Lille assustado e já atrás no placar não conseguia jogar com tranquilidade. A nova dupla de zaga lionesa funcionava com perfeição e quase não deixava o LOSC aparecer em jogadas de perigo.

Aos 37’, Toulalan sentiu a lesão que lhe prejudicava durante a semana e teve que ser substituído por Gonalons. Jérémy foi aplaudido por todo o Gerland, sinal de que sua raça foi válida

Quando o Lille esboçava alguma reação – conseguia chegar a goleiro Lloris, atacava perigosamente com Gervinho e ainda acertou a trave com Rami – o Lyon não permitiu, pois aos 40’, Réveillère em alta velocidade conseguiu distrair a defesa do Lille, cruzou pra área. Após o bate-rebate, Gourcuff aproveitou o rebote e marcou o segundo do OL para delírio dos torcedores presentes no Gerland.

Após o gol, o Lyon continuou pressionando muito, Lisandro quase marcou mais um e a disposição do time para salvar a cabeça de Puel era imensa. Uma determinação fora do comum, que outrora ó víamos em competições como a Champions League.

Com a chegada do segundo tempo, Rudo Garcia fez uma dupla alteração. Tirou Balmont e Frau e colocou Rozehnal e Hazard. A expectativa era dar um gás novo ao time e tentar buscar uma reação.

Reação essa que se esboçou, logo aos 7’ do segundo tempo. Mesmo em posição irregular, o atacante Moussa Sow marcou um belo gol de bicicleta. A pintura foi reconhecida pelos torcedores que aplaudiram o plástico lance.

Assim como no primeiro tempo, quando o Lille parecia que iria entrar no jogo de vez, o Lyon jogou um balde de água fria no time lilloise. Aos ’12, Kim Källström sofre falta dentro da área. Pênalti. Lisandro com extrema categoria cobrou na esquerda de Landreau. Lyon 3 a 1.

Já pensando na partida da Champions League, Puel, ainda aos 20’ do segundo tempo, decidiu tirar o melhor jogador da partida, Lisandro Lopez, e colocou Gomis. Uma salva de aplausos tomou conta do Gerland e Licha saiu com a moral lá em cima.

Aos 24’, acontece um lance que poderia ter complicado a vida do OL na partida. Jérémy Piéd faz sua segunda falta perigosa e recebe o segundo amarelo, culminando na expulsão. A partir daí, a posse de bola ficou exclusivamente nos pés do Lille.

O Lyon com um a menos não conseguia ser mais superior em campo. O LOSC buscava diminuir a vantagem adversária a qualquer custo. No entanto, além de Gourcuff e Lisandro, a noite também era do setor defensivo do Lyon. Todos, sem exceção jogaram bem, principalmente a dupla Diakhaté e Cris. O brasileiro, mesmo exausto, devido a falta de ritmo de jogo, ainda assim persistiu até o último minuto de jogo.

Faltando 10’ para o fim de jogo, Puel também poupou Gourcuff. Pjanic entrou no seu lugar, conseguiu até arrancar alguns contra-golpes, mostrou vontade e raça, mas no final das contas não conseguiu acrescentar nada mais além disso.

Fim de jogo e o Lyon conquista, além da vitória, uma moral extra para enfrentar o Benfica na UCL. Puel também respira aliviado e provou que seu time, quando quer, pode jogar acima do nível da própria Ligue1. Hoje, foi provado que o elenco do Lyon é de um patamar superior aos seus principais adversários nacionais, e só precisa de um ânimo para mostrar seu potencial.

Próximo adversário: Benfica, jogo válido pela Liga dos Campeões. Quarta-feira, às 16h45, horário de Brasília.

FOTOS: FranceFootball / Football.fr / Sports.fr / Yahoo.fr / L'Equipe / SoFoot


LYON 1-0: LISANDRO



LYON 2-0: GOURCUFF



LILLE 2-1: SOW



LYON 3-1: LISANDRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário