terça-feira, 2 de novembro de 2010

O recado dos Encarnados. O brilho de Carlos Martins

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Benfica abre quatro de vantagem no primeiro tempo, com show individual de Carlos Martins, mas deixa Lyon quase encostar ao marcar três gols no segundo tempo.


(Capa do site português abola.pt, exaltando a excelente noite de Carlos Martins, que fez todas as assistências do Benfica)


Vindo de uma vitória do Sochaux e invicto com nove pontos no Grupo B da Champions League, o Lyon finalmente iria encarar o maior duelo dessa fase da competição. O adversário? O tradicional Benfica de Portugal, agora no Estádio da Luz. Os “Encarnados” (como são conhecidos), estavam dispostos a vingar o resultado obtido na França e esperavam pelo confronto desde o início da semana.

Jorge Jesus, técnico do Benfica, não pode contar com Pablo Aimar, que sofreu uma indisposição pouco antes de ir ao estádio. Jogando em seu lugar, outro argentino foi escolhido: Eduardo Salvio. Veja o time inicial português:




Por outro lado, Puel sem Lisandro, Cissokho, Toulalan, Delgado e Ederson, entrou em campo com improvisações. Lovren ficou responsável pela lateral esquerda. No meio-campo, Gonalons era o único responsável pelo combate – papel muito bem executado por Toulalan em vários anos de clube. Veja a formação do heptacampeão francês:




Ao soar do apito inicial era infernal o barulho que a torcida fazia no Estádio da Luz. Algo fenomenal e apaixonante. Digno de comparações com qualquer massa espalhada pelo mundo todo. Mas essa vibração sofreu um impacto logo aos 3’, quando Jimmy Briand supostamente abriria o placar. Mas em posição de impedimento, o auxiliar anulou de forma correta.

Novamente Briand apareceria, agora aos 9’, também balançando as redes e também anulado pelo auxiliar. No entanto, dessa vez o atacante lionês não estava em posição irregular e consequentemente este erro abalaria a moral do OL.

Necessitando de uma reação, o Benfica foi pra cima e precisava mostrar serviço pra’quela torcida apaixonada que apoiava o time nos primeiros minutos. Foi ai que aos 11’, Salvio chutou com extrema força, na intermediária da área. Hugo Lloris apareceu para apartar o perigo.

Aos 20’, finalmente o placar foi aberto sem qualquer tipo de interferência do impedimento. E foi um gol brazuca. Alan Kardec aproveitou cobrança de falta de Carlos Martins e de cabeça marcou o primeiro da partida.

O Lyon já não tinha mais o vigor do início e ficou abalado com o gol anulado de Briand e também com o gol sofrido. Não esboçava capacidade de reação. Aproveitando dessa situação, o Benfica marcou o seu segundo gol. Aos 32’, após ataque do OL, Pjanic fez o corte errado e permitiu um contra-golpe fulminante dos Encarnados. Eram quatro jogadores contra dois, puxado em velocidade por Carlos Martins. O camisa 17 aproximou da área e encontrou Fábio Coentrão do outro lado. O lateral chutou forte e fez, para delírio da torcida.

Após esse primeiro contra-ataque extremamente eficaz, o Benfica percebeu que poderia explorar ainda mais este recurso. Tentou mais algumas vezes e sempre chegava com perigo. Por outro lado, o OL até tentava, mas não conseguia nada com muito perigo.

Aos 42’, O Lyon sofreria o seu terceiro gol na partida, para abatimento geral do time. Carlos Martins – pela terceira vez – acertou um cruzamento (agora de escanteio) e achou a cabeça de Javi Garcia. Sozinho na pequena área, o benfiquista ainda conseguiu vencer Lloris na disputa de bola e colocou para as redes.

No segundo tempo, o time francês voltou mais organizado, mas visivelmente abatido. Puel parecia ter conversado bastante com o time, uma vez que o elenco se manteve inalterado. Até aos 10’ da segunda etapa, o treinador retirar Pape Diakhaté e colocar Bafé Gomis. Michel Bastos compunha a lateral enquanto Lovren voltava a sua posição de origem.

A mudança não deu muito certo, pois o Benfica marcava o quarto gol na partida. Novamente Fábio Coentrão e de novo com assistência de Carlos Martins. O tento foi bem parecido com o segundo marcado na partida, também feito por Coentrão. Dessa vez, o lateral caprichou e tocou na saída de Lloris, fazendo um belíssimo gol de cobertura.

Desesperado e sem nenhum meio de reverter a situação, Claude Puel fez duas alterações. Entrou Alexandre Lacazette e Jean II Makoun, nos lugares de Jérémy Pied e Miralem Pjanic.
Jorge Jesus também modificava seu time, mas com a única missão de poupar algumas peças importantes do time, inclusive Carlos Martins, nome do jogo, que saiu exausto.

Quando o Benfica tirou um pouco o pé do acelerador, aos 20’ do segundo tempo, o Lyon conseguiu o chegar ao seu primeiro gol. Lacazette, que acabará de entrar, fez boa jogada na ponta direita, cruzou para a área, aonde Gourcuff chegava em velocidade e emendava um petardo pro gol de Roberto. Benfica 4 a 1.

Faltando cinco minutos para o término de jogo, o Lyon até parecia esboçar uma reação, fatalmente tardia. Yoann Gourcuff cobra escanteio. Lacazette desviou de cabeça e Gomis empurrou para as redes. Era o segundo do OL, contra quatro do Benfica.

Antes do apito final, Dejan Lovren ainda marcou o terceiro. Feito incrível no Estádio da Luz! O gol saiu em uma cobrança de falta desesperada, no melhor estilo “chutão para a área”. O croata disputou a bola com Roberto e ganhou. Certamente, se tivesse mais cinco minutos de partida, as chances do empate eram grandes. O OL cresceu nos últimos 20 minutos. Muito em função das entradas de Gomis e Lacazette, que deram muito mais agilidade na frente do que Pied e Bastos.

O ponto positivo para o Lyon na rodada foi o Schalke que poderia alcançar a liderança, mas tropeçou frente ao Hapoel, em Israel. Sendo assim, o OL ainda se mantém na ponta e se vencer o Schalke na Alemanha, garante a vaga na próxima fase.

Mas e o Puel? Como fica?

Próxima partida: 12ª rodada da Ligue1. Dia 06/11/10 – Sábado, às 18h. O adversário é o Rennes, vice líder da competição.

FOTOS: L'Equipe / fanatik.ekolay.net / Sports.fr / abola.pt / MediaServer / Yahoo.it / SoFoot / voetbalprimeur.nl


GOLS DE BENFICA 4-3 LYON

Nenhum comentário:

Postar um comentário