domingo, 26 de dezembro de 2010

Sonny Anderson dá 'aula' de finalização para o ataque do Lyon

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi

Quase recuperado de grave lesão, Ederson elogia o trabalho do compatriota e mira retorno aos gramados: o duelo contra o Real, pela Liga dos Campeões


Com 26 gols marcados em 19 partidas, o ataque do Lyon é o quinto melhor do Campeonato Francês na temporada, além de ter sido o que mais balançou as redes no Grupo B da Liga dos Campeões. Se a performance não é brilhante, os números podem ser considerados acima da média. E um velho conhecido da torcida brasileira tem contribuído fora das quatro linhas para esse bom desempenho: o ex-jogador Sonny Anderson, técnico de finalizações da equipe.

Quando não tem rodada no meio de semana, o brasileiro comanda um treino específico para aprimorar as conclusões dos atacantes e dos meias ofensivos do clube. A atividade acontece geralmente dois dias antes das partidas, e Sonny transmite a sua categoria da época de atleta para os jogadores do Lyon.

- Ele passa todos os detalhes e dicas para os atacantes e meias. Ele ajuda muito, porque ele tem a manha de centroavante. Ele dá muitas dicas para os atacantes se desmarcarem, dominarem antes da defesa, e chegarem chutando – disse o meia Ederson, que se recupera de uma grave lesão sofrida durante o amistoso da Seleção contra os Estados Unidos, em agosto.

Além do treino de finalização, Sonny, que passou por clubes como Vasco, Olympique, Barcelona e o próprio Lyon na época de jogador, faz também um trabalho de desenvolvimento técnico com toda a equipe, incluindo zagueiros, laterais e volantes, que costumam não participar da atividade de chutes a gol.


Brasileiros reunidos: Cris, Anderson, Sonny Anderson e Ederson - FOTO: Globoesporte.com

- O trabalho da parte técnica é um dos que mais gosto. Tem vários tipos de exercícios. Cruzamento, movimentação, definição, criação da jogadas, são muitas formas de treinar – acrescentou Ederson.

Na função desde 2007, ano em que se despediu oficialmente dos gramados, Sonny foi ídolo pelo Lyon, clube que defendeu entre 1999 e 2003 e conquistou dois títulos franceses, em 2002 e 2003, além de ter sido também artilheiro da competição.


Ederson mira duelo contra o Real para o retorno

Amigo de Sonny, Ederson pretende seguir os passos do “chefe”, embora atue em outra função, como meia. Para isso, precisa se recuperar da grave lesão que sofreu na coxa esquerda. O meia, que necessitou fazer uma cirurgia no local, perdeu quase toda a temporada até o momento, mas acredita que poderá voltar a jogar em fevereiro. E o brasileiro já até tem uma partida especial para marcar seu retorno aos gramados: o duelo contra o Real Madrid, pelas oitavas da Liga dos Campeões, no dia 22.

- Teremos as oitavas das Liga dos Campeões e nosso objetivo é passar. Pegamos novamente o Real, que se classificou em primeiro e esperamos poder repetir a façanha do ano passado, quando eliminamos eles. Meu objetivo principal é voltar nesse jogo, mas vou trabalhar com inteligência, para não me machucar e já estar disponível no jogo.

No Brasil, onde aproveita as festas de fim de ano e participa de jogos beneficentes, Ederson ainda não definiu seu futuro no Lyon. Com mais um ano e meio de contrato, o brasileiro, de 25 anos, revelou que ainda não foi procurado pela equipe francesa, mas seu objetivo é seguir na Europa.

- O Lyon ainda não me procurou para renovar. Estou machucado agora e ainda não estou pensando nisso. Vou esperar que o clube me procure para renovar, mas quero ficar na Europa. Estou feliz no Lyon e quero continuar pra lá - concluiu o jogador.

FONTE: Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário