domingo, 16 de janeiro de 2011

Makoun deixa o Lyon e se transfere para o Aston Villa

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


FOTO: avfc.co.uk


O Lyon perdeu um de seus volantes no último sábado. Antes mesmo da partida contra o Lorient, Jean II Makoun tinha passado nos exames médicos do Aston Villa, e o time inglês confirmava sua contratação. O valor da transferência ficou acertada em 6 milhões de Libras, mais algumas bonificações.

No momento de sua apresentação, Makoun rasgou elogios aos Villans: “Estou realmente muito feliz em chegar aqui no Aston Villa. É um orgulho participar de um time que me procurava há algum tempo e agora é ótimo ver que tudo isso aconteceu. O clube é grande e eu mal posso esperar para começar a jogar”. O seu novo treinador, Gérard Houllier, que é ex-técnico do Lyon, também elogiou bastante o camaronês: “Makoun é o tipo de jogador que você pode contar com ele jogando próximo da defesa, como também articulando jogadas. Isso sem falar no fato de já ser experiente e ter jogado a Liga dos Campões tanto pelo Lyon como também pelo Lille OSC.


O que o Aston Villa pode esperar de Makoun?

Como o próprio Houllier disse, Jean é um jogador bem versátil no meio campo. A sua posição original é primeiro volante, mas nessa temporada mesmo, o treinador do Lyon, Claude Puel, já o colocou como um meia-armador encostando-se em Michel Bastos na ponta direita. Jogando assim, Makoun se saiu muito bem e aparecia como um elemento surpresa na área adversária diversas vezes. No entanto, vale lembrar que o jogador não tem uma estatura muito boa (1,73m). Em resumo, ele é o típico “baixinho” que pode ter dificuldades nas bolas aéreas. Em compensação, ele ganha mais agilidade para marcar e essa talvez seja a sua maior característica.

Com a bola no pé, Makoun tem um bom passe, o que te ajuda na versatilidade. Seu vigor físico também é invejável, afinal de contas, ser volante titular na seleção de camarões não é lá uma tarefa das mais fáceis. Em suma, o Lyon perdeu um bom reserva. Não tinha muito espaço no time por contar com os excelentes Jérémy Toulalan e Kim Källström, e ainda disputava espaço no banco com o jovem Maxime Gonalons. Arrisco a dizer que Makoun já estava um pouco desgastado com o ambiente do Lyon e principalmente com a torcida. Novos ares ingleses podem ser a chave para o volante voltar a exibir seu bom futebol.

Abaixo você vê a coletiva de imprensa da apresentação do jogador. Infelizmente não encontrei legendado, portanto, só é válido pra quem entende inglês

Nenhum comentário:

Postar um comentário