sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Lyon passeia sobre o Nancy em vitória acachapante

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Praticamente um espetáculo no Gerland: Gol de voleio, pênalti com cavadinha defendido e um nó tático de Puel sobre Correa.




Abrindo a 24ª rodada da Ligue1, Lyon e Nancy se anteciparam aos demais times e jogaram na sexta-feira. Isso se deve ao fato do OL ter um jogo pela Liga dos Campeões no meio da semana e já ter o fim de semana inteiro para trabalhar pensando no Real Madrid. Os visitantes da noite, no começo da rodada, estavam na 14º colocação. Vem de uma vitória por 3 a 1 sobre o Auxerre. Já o Lyon, atualmente ocupa a 5ª colocação.

Justamente pensando no duelo contra o Real, o treinador Puel decidiu poupar algumas de suas principais peças: Michel Bastos, Hugo Lloris e Lisandro Lopez não começaram entre os 11 titulares. Lloris e Licha sequer integraram o banco de reservas. Oportunidade para Briand, Vercoutre e Delgado mostrarem serviço. Veja o time que começou a partida:




Do outro lado do campo, Pablo Correa, foi de força máxima, apesar de ter seus desfalques. Na partida de hoje, ele não pode contar com Bracigliano, Lemaître, Alo’o Efoulou e Brison. Sua estratégia era aquela simples, porém arriscada: Esperar o adversário atacar e tentar acionar um contra-ataque. Veja a escalação do ASNL:




Com a bola rolando, nos primeiros instantes notava-se um Lyon bem mais participativo e bem melhor em campo. A tática de Puel, era explorar os lados do campo e deixar Gomis sempre escorando as bolas para os wingers chegarem em diagonal, e até mesmo Gourcuff e Källström no meio-campo. A estratégia dava muito certo no começo. Briand e Delgado encontravam muito espaço para avançar, assim como Gourcuff também tinha sua liberdade.

A primeira chance veio aos 9’. Um cruzamento de Cissokho pelo lado direito achou Briand, já dentro da área. O atacante escorou de cabeça para Gourcuff chegar chutando. No arremate, a bola desviou no zagueiro e não entrou por pouco.

Até meados dos 30’, o Lyon era só pressão. Assemelhava-se a times que precisam marcar um gol a todo custo. A meta do goleiro Grégorini era bombardeada a todo instante, mas a bola teimava em não querer entrar de maneira alguma. As duas principais armas do Nancy, Vahirua e Hadji, estavam muito bem marcados e passaram praticamente o primeiro tempo inteiro sem ver a cor da bola. Definitivamente, era um jogo de ataque contra defesa.

Aos 36’, o primeiro gol da partida. Já estava mais do que escrito que o OL abriria o marcador a qualquer instante. A jogada do gol saiu ao melhor estilo de Puel. Cissokho cruzando da esquerda, Gomis escorando para o avanço de Toulalan. O volante prendeu, viu Gourcuff passando pela esquerda e deu um belo passe. O camisa 29 pegou de primeira, na entrada da área e estreou o placar. Lyon 1 a 0.

Quando o primeiro tempo se encaminhava pra derrota acachapante do Nancy, André Luiz lançou Hadji, aos 44’, ganhou de Lovren, e na saída de Vercoutre, foi derrubado pelo goleiro do Lyon. Pênalti indiscutível. Na bola, o próprio Hadji. Na cobrança, uma cavadinha totalmente displicente, mal feita, fraca e baixa. Vercoutre pulou para o canto e mesmo assim conseguiu agarrar firme a bola. O Nancy desperdiçava a única chance real que teve desde o inicio da partida, para desespero de Correa no banco de reservas.

Já no segundo tempo, com cinco minutos de bola rolando, o árbitro Oliver Thual marca uma infração em uma jogada de ataque do Lyon. Até agora não se sabe o que ele viu ao certo. O replay mostrou o lance muitas vezes e realmente não houve nada. Em disputa de bola estavam André Luis e Briand. O brasileiro tirou a bola limpo, sem qualquer tipo de anormalidade. Após o lance, Briand caiu na área e foi marcado um tiro livre indireto. Na cobrança, Gourcuff rolou para Källström, que prendeu a bola para o chute de Gomis. O time inteiro do Nancy estava na linha do gol, e a bola não entrou. Aos 55’, mais um lance de perigo. Briand marcou gol, mas foi anulado por impedimento. Dessa vez a arbitragem acertou no lance.

Enquanto o time inteiro do Lyon fazia uma bela partida, o único sumido no jogo era César Delgado. Realmente foi pouco acionado, ao contrário de Jimmy Briand, que sempre aparecia. Puel trocou Delgado por Bastos, na tentativa de dar mais mobilidade pelos dois lados do campo, e não apenas um. Aos 69’, quem saiu foi Gomis, para a entrada de Pied. Aquela tática de ter um centro-avante mais centralizado já não existia mais. Lyon iria explorar a velocidade dos seus pontas e agora seu atacante.

A estratégia deu certo, aos 76’, Michel Bastos recebeu bola em profundidade pelo lado esquerdo. Sozinho e com tempo para pensar, cruzou pra área. O também sozinho Pied, chegou antes da defesa, e cabeceou na primeira trave, a bola percorreu a área e entrou no outro lado do gol. Lyon marcava o seu, merecido e já esperado, segundo gol. Após o tento, Gourcuff foi trocado por Pjanic. Puel já pensava no Real Madrid.

No fim, aos 85, o Lyon já parecia afrouxar o jogo, tocar mais a bola e apenas segurar o resultado. O Nancy até conseguiu chegar ao gol por uma vez, mas sem perigo. Quando tentava a segunda, Toulalan deu o bote ainda no meio-campo e já lançou Briand em correria. O atacante percorreu todo o campo adversário em velocidade, sob a marcação de três defensores. Em uma jogada de corpo tirou dois da jogada, prendeu, e esperou a subida de Pjanic. O bósnio, com tempo pra pensar colocou no canto esquerdo de Grégorini. 3 a 0 Lyon.

E tinha bola pra mais. Aos 89’, o OL marcaria o seu quarto gol. Se o terceiro já tinha sido belo, o último foi uma pintura, digna de placa no estádio, aplausos de todo o estádio e gargalhadas de Jean-Michel Aulas, nas tribunas. Mais uma jogada pelo lado do campo. Réveillère na direita, – mais uma vez com espaço demais – cruzou em direção ao fundo da área. Lá estava Jimmy Briand, que sem pensar duas vezes emendou um voleio magnífico. Grégorini nem viu a bola, que estufou o seu gol. Era a consagração! 4 a 0.

A vitória do Lyon, acima de tudo, pode ter sido a mais importante na temporada. Em primeiro lugar, para dar moral ao grupo frente ao Madrid. Segundo, para dar moral ao próprio Briand, que chegou ao time a peso de ouro no início da temporada e até então não tinha feito uma partida convincente como a de hoje. E por último, prova que Puel também tem lá seu talento. Tudo que fez hoje deu certo. Tanto o time que iniciou o jogo, quanto às trocas que fez ao longo da partida. Exibição primorosa do Lyon na noite desta sexta-feira. É bom Mourinho abrir os olhos.

Próximo adversário: Real Madrid – primeira rodada das oitavas de finais da Liga dos Campeões. O confronto também vai ser no Gerland, às 16h45 da próxima terça-feira (22/02/11).




FOTOS: olweb.fr / L'Equipe / Ligue1.com / Football365.fr


Lyon 1-0 - GOURCUFF



Pênalti perdido por HADJI



Lyon 2-0 - PIED



Lyon 3-0 - PJANIC



Lyon 4-0 - BRIAND

Nenhum comentário:

Postar um comentário