sábado, 30 de abril de 2011

Ainda vivo!

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Com gol salvador, no apagar das luzes, Lyon vence e ainda luta pela ponta




Olá leitores do BrasiLyonnais, a gente tarda mas não falha. Hoje vou postar , resumidamente, sobre o jogo de quarta-feira. O Lyon venceu e alcançou a terceira colocação isolada da Ligue 1. Na ocasião, o OL enfrentou o Montpellier, em casa. Os visitantes não tinham muita obrigação de vencer, mas queriam estragar a festa do time de Gerland. Por outro lado, Puel precisava provar que seu time tinha sim, poderes para alcançar os líderes. No mesmo horário, fechando a rodada, o Marseille também faria o seu jogo, contra o Nice. Era um olho cá e outro lá.

Em seu esquema de jogo, o Lyon vinha com uma mudança considerável. Além da presença de Ederson como titular, e de Gourcuff no banco, o time, depois de muito tempo, atuou numa formação diferente: o 4-4-2 aberto. Não tinha nenhum meia de ligação e sua alternativa era buscar as pontas, explorando as velocidades do próprio Ederson e de Briand. Veja o time titular:




Já o MHSC, que havia perdido no fim de semana pela final da Copa da Liga Francesa, entrou com uma formação bem parecida. Ainda sem Spahic, a zaga era formada pela revelação Yanga-Mbiwa e Stambouli. Veja o time de Girard:




Em campo, os times não demoraram muito para se estudar. O Lyon precisava se impor dentro de casa e tinha que ir pra cima. A meta do Montpellier era apenas se defender bem e atacar quando tivesse espaço para isso.

O primeiro gol apareceu aos 22’. O brasileiro Ederson recebeu na ponta esquerda e levou-a até a linha de fundo. Encarou a marcação, carregou pro meio e da entrada da área, arrematou com muita força ao gol de Jourdren, que não conseguiu segurar. Golaço! Muita comemoração por parte do camisa 10 dos Gones, que saiu em comemoração com todo o elenco do time.

Não demorou muito para o Montpellier acordar para o jogo. A defesa do Lyon que, aos 11’, perdeu Toulalan machucado, era formada por Cris e Lovren, e foi o croata que falhou no gol de empate dos visitantes. Passe em profundidade da defesa do MHSC que achou Giroud passando nas costas de Lovren. O atacante dominou e tocou na saída de Lloris.

Girard ainda ficaria revoltado com Estrada. O argentino perdeu um gol na cara e tinha a oportunidade de virar a partida dentro do Gerland. Em seguida, Dernis, em uma pancada venenosa acertou o travessão de Lloris e no rebote, o ataque novamente não soube aproveitar.

O Lyon ainda teve uma oportunidade, depois de uma cobrança de escanteio que Jourdren saiu estabanado. Depois do bate-rebate, Ederson tentou finalizar, mas a bola parou na defesa do Montpellier. Definitivamente, o primeiro tempo foi equilibrado, com chances para os dois times, mas com o Lyon levemente superior. Ederson era o destaque do jogo, até então.

Na segunda etapa, a primeira oportunidade do OL aconteceu depois que Källström roubou a bola de Marveaux e lançou Lisandro. O argentino tabelou com Ederson, que trocou passes com Gomis. O brasileiro recebeu novamente na intermediária, limpou a marcação e achou Bafé na área. O centroavante sambou, tirou os zagueiros da jogada, o goleiro, mas demorou para fazer o gol. Nesse instante a defesa já estava recomposta.

O MHSC responderia na mesma moeda. Mais uma jogada de perigo de Dernis. Jogada em profundidade, Lovren mais uma vez escorou mal e deu de presente para o ataque adversário. O meia dos visitantes chutou com uma potência e velocidade espantosa e novamente balançou o travessão de Lloris.

Aos 55’, o Lyon voltava a ficar na frente do marcador. Depois de um erro de passe de Cris, a defesa do Montpellier tinha a bola aos pés, mas foi interceptada por Gonalons. O esperto Gomis saiu em disparada em direção ao gol, viu a aproximação de Lisandro e só rolou para o argentino arrematar. 2 a 1.

Já com Camara no lugar de Kabze e Koïta entrando no lugar de Dernis, os visitantes não queriam deixar o Gerland estampando uma derrota no placar. Não mediram esforços para ir pra cima. O Lyon já tinha tirado o exausto Ederson e dado lugar a Chelito. Quando o jogo se aproximava do fim, o empate apareceu. Jogada rápida do ataque do MHSC. Giroud achou Koïta entrando entre o miolo da zaga dos Gones. Ele conseguiu chutar, mas Lloris evitou. No rebote, Camara completou de primeira, a bola desviou em Cissokho e foi para o fundo das redes. As trocas de Girard deram certo. Os dois que entraram no time participaram do lance do empate.

Quando a partida se aproximava do fim, e quando você imaginava que a sacada de Girard foi genial, é porque você ainda não tinha visto o que Puel aprontou. Aos 87’, ele retirou Gomis e colocou o, até então, contestado Gourcuff. Era sua última cartada. E deu certo! Cissokho dominou uma bola, ainda no meio-campo e descobriu Källström pela esquerda. O sueco fez um ótimo passe em profundidade para Lisandro que chegava na área. O argentino escorou de cabeça e quem chegava para finalizar, vindo de trás? Ele mesmo! Yoann Gourcuff! No apagar das luzes o meia marca o gol do desempate. O gol salvador. O gol para afastar as criticas, tanto dele, quanto do próprio time. O Lyon venceu, mas poderia ter perdido. O Montpellier desperdiçou muitas chances. Uma inclusive depois do gol feito pelo Gourcuff. Camara perdeu cara-a-cara com Lloris. Mas para a sorte dos quase 35mil presentes no Gerland, a bola foi pra fora.

Próximo adversário: O Lyon viaja até Toulouse e enfrenta o time da cidade. O jogo será no próximo domingo (01/05/11), válido pela 33ª rodada da Ligue1. A batalha está em aberto. O Lyon agora só visa vitórias e vitórias para ainda brigar pelo título.

FOTOS: olweb.fr




HIGH-LIGHTS DA PARTIDA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário