quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Mercado fecha com muitas novidades para o Lyon

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi

Até semana passada, o elenco do Lyon parecia estar fechado. Alguma novidade poderia surgir em torno de Delvin N'Dinga, volante do Auxerre, que vinha sendo procurado por Aulas desde meses atrás. Contudo, durante os dois últimos dias com a janela de transferências aberta, o OL se movimentou. Trouxe dois jogadores e liberou três.


FOTO: Wikipedia / caughtoffside.com / fm5.theoffside.com

A maior novidade gira em torno da venda de Miralem Pjanic, que deixou os Gones e foi para a Roma, da Itália. O bósnio chegou ao Lyon em 2008, quando se destacou na campanha do Metz, quando foram rebaixados para a Ligue2 naquele ano. Na época, Aulas fechou um contrato de 7,5M de euros afirmando ser, além de um bom jogador, um nome que poderia render bons números aos cofres. Dito e feito! Apesar de não ser um valor considerado tão alto para os padrões, Pjanic acertou por 11M de euros e o dinheiro, segundo o próprio Aulas, será direcionado para manter os custos do time. O contrato do ex-camisa 8 do OL vai até 2013 no time romanista.

Outro que deixou o Lyon, e partiu para um novo desafio, foi Enzo Reale. O jovem que acabara de ser promovido da base disse que precisava de ritmo de jogo e encontrou no Boulogne, da Ligue2, a sua válvula de escape. Segundo o meia, a decisão foi influenciada pelo seu treinador da Seleção Francesa sub-20, Francis Smerecki, que recomendou a todos os seus atletas que procurassem algum espaço para colocar o seu futebol em prática. Sendo assim, Reale foi emprestado até o meio do ano que vem.

A terceira, e última saída, foi de mais um jovem ex-Lyon B. Harry Novillo também foi emprestado por um ano. O time da vez foi o Le Havre, também da Ligue2. O atacante já realiza o seu primeiro treinamento amanhã, e já deve ficar a disposição do treinador Jean-Pierre Louvel.


FOTO: mercato-fr / Le Parisien

A ida de Novillo foi um contrapeso, na verdade. Isso se deve ao fato do Lyon ter contratado uma das maiores revelações do HAC nos últimos tempos. Gueïda Fofana, meio-campo e capitão da Seleção Sub-20 da França é o nome da estrela. O contrato é de 4 anos de duração. Aulas pagou 1,8M de euros - podendo aumentar para 2,6M -. Fofana tem 20 anos.

Por último, a outra contração do Lyon foi de um defensor. Mouhamadou Dabo veio do Sevilla, por 1M de euros - podendo aumentar para 1,8M - e assinou por 4 anos. A versatilidade de Dabo foi o que cativou Jean-Michel Aulas. O jogador de 24 anos atua como zagueiro e joga, também, nas duas laterais. Com a sua vinda, por questões de detalhes, quase o Lyon liberou Lamine Gassama por empréstimo ao Toulouse, mas a negociação esfriou e não aconteceu. Dabo acertou na terça-feira e já treinou nesta quarta. Em entrevista, o jogador disse que a companhia de Bafé Gomis vai ser de extrema importância, uma vez que o atacante foi o principal responsável por sua adaptação à França. Ambos dividiam o quarto quando jogavam no St. Etienne. Na época, Mouhamadou havia acabado de chegar de Senegal. Hoje, o atleta já se naturalizou francês e até já foi chamado à Seleção em fevereiro de 2009, em amistoso contra a Argentina. Dabo não chegou a atuar.

Com relação às carências do clube, acredito que o ex-jogador do Sevilla pode acabar com o problema que existia no setor defensivo do Lyon. No entanto, o time também procurava um volante e não conseguiu suprir essa carência. Fofana joga um pouco mais avançado e, ao que parece, é o subsituto de Pjanic. De qualquer maneira, mesmo assim, abre mais um buraco no elenco. Agora o problema encontra-se no setor de armação. Gourcuff é o nome ideal, mas desde que chegou ao Lyon não vive uma fase muito boa, além do mais, o meia ainda está em tratamento e não pode jogar. O outro nome para a posição é de Clément Grenier, que é ainda é muito jovem para assumir uma "camisa 10" de um time tão grande, mesmo já tendo uma boa passagem nas categorias de base, tanto do próprio Lyon, quanto da França. Havia uma ponta de esperança, por parte dos torcedores, de que o OL correria atrás de Boudebouz e/ou Marvin Martin, ambos jogadores do Sochaux e que se destacaram na temporada passada. A eliminação precoce do time na Liga Europa poderia ser um facilitador. Entretanto, a conversa não existiu e os jogadores não se trasferiram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário