sábado, 15 de outubro de 2011

Na reestreia de Ederson e Gourcuff, quem brilha é Michel Bastos

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Meia brasileiro marca dois, e participa do outro gol, na vitória do Lyon por 3 a 1 sobre o Nancy.




Sem jogos no Campeonato Francês há mais de uma semana, por conta das datas FIFA, a competição finalmente voltava aos campos da Ligue1. O confronto entre Lyon e o lanterna da competição era importante para o time de Garde por alguns fatores. O primeiro se deve ao fato de ser uma forma de testar o time antes de enfrentar o Real Madrid. O segundo, são os retornos de Ederson, Cris e Gourcuff.

Rémi Garde teve um desfalque de última hora. Lloris com amigdalite não foi ao campo. Vercoutre assumiu o gol e Frick foi para o banco. Cris, com a suspensão de Lovren, voltava aos titulares depois de lesão. No meio, Fofana também ganhava mais uma chance também em função de suspensão, dessa vez de Källström. Gourcuff e Ederson iniciavam a partida no banco de reservas. Veja o time titular:




Pelo Nancy, Jean Fernandez montou seu grupo em duas linhas de quatro para dar mais segurança defensiva na partida fora de casa. O lateral Lemaître, depois de 2 meses sem jogar, por conta de uma lesão, também voltava a o time. Karaboué, volante titular, reencontrava o Lyon, time que o revelou para o futebol. Veja a escalação do ASNL:




Com a bola rolando, o Nancy, no início do primeiro tempo, não parecia ser o time lanterna da Ligue1. Era seguro na defesa e subia com certo perigo. Não se assustava com o Stade Gerland lotado e o time adversário disposto a vencer.

A princípio, até os 20 minutos do primeiro tempo, nenhuma chance clara de gol. Os times pareciam se estudar taticamente. Ambos com calma, sem se expor muito. Pareciam buscar o erro do outro para encontrar um espaço.

E foi assim que aconteceu. Na primeira vez que o Nancy avançou demais, permitiu um espaço no seu setor defensivo e uma arrancada de Bastos em contra-ataque. O brasileiro chegou até a intermediária adversária e sofreu falta. Na cobrança, aos 25’, ele colocou em baixo da barreira e marcou o primeiro da partida.

Não demorou para a segurança defensiva do Nancy ir por água abaixo. Atrás no placar, o time se desfez. Apenas dois minutos após sofrer o primeiro gol, deixou Michel Bastos, novamente, percorrer o setor defensivo. Ele achou Briand sozinho na entrada da área. Até podia finalizar, mas preferiu passar para Gomis, do outro lado da área. Bafé só teve o trabalho de colocar no contrapé de Gregorini. Dois a zero!

E o Lyon continuava buscando mais. Agora era franco atirador. Grenier avançou pela direita, entrou na área e foi derrubado. Não era lance para falta, e há suspeitas de até ter sido fora da grande área, mas o árbitro marcou pênalti. Isso aos 32’. Michel Bastos foi para a cobrança e marcou. 3 a 0 no Gerland!

Quando a partida de uma amenizada e o Nancy se recompôs, em termos de organização, Clément Grenier, que vinha fazendo boa partida – inclusive sofreu o pênalti – sentiu uma lesão e precisou deixa o gramado. Para o seu lugar, Rémi Garde promoveu a reestreia de Yoann Gourcuff. Primeira partida do meia desde maio. Extremamente aplaudido pela torcida presente.

No segundo tempo, o Lyon veio com a mesma formação do fim da primeira etapa. O Nancy colocou Sané no lugar do amarelado Moukandjo. De início, a alteração de Fernandez parece ter surtido efeito. O Nancy brigava mais, e ganhava no meio campo.

Chegou a esboçar uma reação. Chegou até o gol de Vercoutre, mas nada sem muito perigo. Era nítida a diferença entre os dois times. Isso fica claro a partir do momento que o Nancy não tinha mais condições de avançar. Simplesmente pararam de atacar e voltavam a se defender.

Gomis perdeu uma chance clara, mas que estava em posição de impedimento. Gregorini salvou com os pés. Depois, foi a vez de Gourcuff se desvencilhar da marcação e chegar frente-a-frente com o goleiro do ASNL. Faltou força e precisão no chute. Não foi dessa vez que o meã marcaria.

Aos 23’, mais uma reestreia no Lyon. Ederson entrava no lugar de Jimmy Briand. O brasileiro, que havia se lesionado na pré-temporada, é mais um que faz sua primeira partida na Ligue1 desta temporada. Aos 34’, mais trocas. Fernandez sacou Jeannot e Brison e colocou Jo-Gook e Cuvellier. Pelo Lyon, a terceira alteração foi Lacazette no lugar de Michel Bastos.

As trocas fizeram bem ao Nancy, principalmente a entrada de Jo-Gook. Aos 40’ do segundo tempo, o atacante conseguiu diminuir para o seu time, mas o árbitro, no mesmo lance, havia apitado uma falta, e consequentemente marcou pênalti para os visitantes. Reclamações pelo ASNL, e André Luiz foi para a cobrança. No lance, Vercoutre se esticou todo para evitar o gol, espalmando o chute em seu lado direito. Continuava 3 a 0.

Posteriormente, aos 43’, o mesmo Jo-Gook recebeu a bola na entrada da área, com um drible de corpo tirou Gonalons da jogada, e bateu firme, preciso e com categoria. Vercoutre nem se moveu. A bola entrou no ângulo esquerdo do goleiro do Lyon. Era o gol de honra para o Nancy, para fechar a partida de maneira menos melancólica. Final de jogo. OL 3 a 1 ASNL. Resultado importante e que dá moral ao Lyon.

Próxima partida: no Santiago Bernabéu, o Lyon vai em busca da vitória frente ao Real Madrid, pelo 3º jogo do Grupo D da Liga dos Campeões. A partida vai ser na próxima terça, dia 18, às 16h45, horário de Verão de Brasília.




FOTOS: olweb.fr / L'Equipe / Ligue1.com


GOLS DA PARTIDA:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário