domingo, 27 de novembro de 2011

Lyon dá show e convence contra o Auxerre

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Com um time mudado, dentro do l'Abbé-Deschamps, Michel Bastos, Lisandro e Ederson ditaram a vitória esmagadora do Lyon sobre o AJA




O Lyon, praticamente eliminado da Liga dos Campeões de maneira precoce, visitava o Auxerre, no l'Abbé-Deschamps parcialmente vazio. O time da casa não vive uma situação das melhores na Ligue1 e tinha um adversário pela frente que busca voltar a brigar pela ponta da tabela.

O AJA vinha com alguns desfalques a alguns retornos: Coulibaly, Sidibé, Edouard Cissé e Sanogo não estavam disponíveis, mas o treinador Fournier já poderia contar com os retornos de Jemâa e Segbafia, que começaram no banco. Veja abaixo a formação do Auxerre:




Já o Lyon de Rémi Garde, veio diferente. Ederson começou como titular e Lisandro jogou isolado na frente. Gourcuff e Gomis começaram no banco de reservas. O lesionado Gonalons foi substituído por Gueïda Fofana e fazia a volância com Källström. Michel Bastos e Briand completavam o meio pra frente. Abaixo o time do OL




O jogo começou em um ritmo acelerado, porém sem muitas emoções e chances perigosas para os dois times. O Lyon parecia mais organizado e mais disposto a abrir o placar, a princípio, muito em função da tentativa de afastar uma possível crise no time. O primeiro lance de perigo só aconteceu aos 16’, quando Ederson fez boa jogada individual no meio e achou Lisandro entrando na área. O argentino arrematou e forço uma boa defesa de Sorin.

Aos 20’, o Lyon abriu o placar. Em jogada pela direita, Michel Bastos, quase na intermediária da área, cruzou em direção ao gol. Lisandro, muito bem posicionado completou de cabeça e marcou no l'Abbé-Deschamps. 1 a 0.

Teoricamente, o gol serviria para dar tranquilidade ao Lyon, mas o que se via era um Auxerre “acordado”. O time da casa chegava ao ataque e tentava jogadas mais arriscadas. Aos 22’ não teve um pênalti marcado por incompetência do árbitro Hervé Piccirillo, que não viu falta de Lovren em Oliech.

O que não se via nas últimas partidas do OL, hoje estava bem visível. O meio-campo tinha agilidade, partia pra cima e criava jogadas. Ederson e Michel Bastos comandavam o setor e a mobilidade de Lisandro permitia a criação de jogadas diferentes. A princípio, o banco de Gourcuff e Gomis fazia bem ao OL.

Aos 30’, o Auxerre teve mais uma chance dificultada pela arbitragem. Em jogada movimentada na área do Lyon, Cris colocou a mão na bola. O zagueiro estava posicionado em cima da linha de sua área e o juiz marcou falta. No replay do lance era possível ver o corpo inteiro do brasileiro dentro da área. Deveria ser pênalti, mas foi apenas um lance livre. Na cobrança, Lloris fez grande defesa e aliviou o perigo.

Ao contrário do que faz Gomis, Lisandro voltava muito pra buscar o jogo. Em algumas jogadas ele aparecia quase no meio de campo para fazer essa tarefa. A velocidade dos homens de frente do Lyon permite esse tipo de jogada. Quando o time tem Gourcuff e Gomis, o jogo fica mais cadenciado.

No segundo tempo, os times voltaram com a mesma formação. Aos 3’ o Auxerre tentou assustar. Em cobrança de escanteio de Traoré, Hengbart chegou de cabeça e bola passou muito perto da trave de Lloris.

Por volta dos 10’, de partida, o árbitro precisou interromper o jogo por problemas oriundos da torcida do Auxerre, posicionada atrás do gol de Olivier Sorin. Ao que parece, o grupo de torcedores estendeu uma faixa com teor preconceituoso e entoavam cânticos do mesmo gênero. Não deu para entender ao certo, mas o jogo ficou paralisado por cerca de três minutos.

Com o jogo valendo novamente, o Auxerre recebeu o primeiro amarelo da partida, aos 19’ do segundo tempo. Jérémy Berthod entrou firme em Briand e recebeu a punição da arbitragem. Minutos depois, o time da casa teve mais uma chance. Oliech ganhou de Cris na disputa de bola e no momento de finalizar, Lovren chegou de maneira certeira e desarmou o atacante. Excelente desarme!

Ainda superior em campo, o Lyon sabia o momento certo de atacar. Em um lance de perigo do Auxerre, o OL conseguiu recuperar a bola com Michel Bastos. O brasileiro arrancou de sua área até o gol adversário. Passou por Traoré na velocidade e depois deu uma caneta em Grichting. Na hora de finalizar, chutou com força, mas em cima de Sorin. Em seguida, Fournier tirou Traoré e colocou o atacante Kossoko.

A troca teve um impacto imediato para o Auxerre, porém negativamente. No lance seguinte, Briand dominou a bola no meio de campo. Ele teve a visão de achar Lisandro sozinho, entre toda a linha defensiva do Auxerre. O argentino disparou em velocidade, só tinha ele e Sorin. O atacante demorou, esperou a zaga chegar, limpou o defensor e tocou sutilmente pra o gol. Golaço! Dois a zero, doblete de Licha! Depois do gol, ele pediu para ser substituído e Lacazette entrou em seu lugar.

Mostrando que não estava apagado no jogo, o Auxerre tentou responder. Em jogada rápida pela direita, o time da casa conseguiu acertar o travessão. Chafni achou Oliech entrando na área sozinho, o centroavante do AJA chutou de primeira, tirou de Lloris, mas acertou a trave, para desespero dos torcedores presentes.

Aos 35’ do segundo tempo, o brasileiro Ederson deixou o campo. Exausto, o meia, que fez ótima partida, deu lugar a Sidy Koné. Pelo Auxerre, Contout entrou no lugar do apagadíssimo Haddad.

O Lyon, antes do término da partida, conseguiu marcar o terceiro. N’Dinga tentou sair jogando, foi desarmado por Källström. Michel Bastos, que estava atento, pegou a sobra, saiu em disparada no contra-ataque, passou fácil por Boly, tentou ser alcançado por Grichting, mas só parou quando empurrou para as redes de Sorin. Lindo gol, Michel Bastos estava merecendo, pela boa partida que fez. Fechado o caixão! Lyon 3 a 0, fora de casa. Após o gol, já nos acréscimos, Gomis entrou no lugar de Bastos, que fez uma partida irretocável, assim como Lisandro e Lovren.

A vitória foi de suma importância pra atual situação do Lyon. O time de Garde, se não vencesse hoje, poderia entrar em uma fase que o psicológico não iria mais funcionar. O vexame na Champions League foi um fator de fundamental importância para o clima não ser favorável. Entretanto, Garde teve a visão e soube mudar o time com uma destreza de poucos. Sacou, sem piedade, Gourcuff e Gomis e funcionou bastante. A mobilidade de Lisandro, sendo apoiado por Ederson, Bastos e Briand, foi espetacular. A defesa do Auxerre se trapalhou para segurar os quatro velocistas do OL e o resultado foi digno do que a partida apresentou.

Próximo adversário: O Lyon recebe, em casa, o Toulouse, pela 16ª rodada da Ligue1. A partida será no próximo domingo (04/12), às 18h de Brasília.


(PSG e Marseille jogam às 18h)

FOTOS: olweb.fr / L'Equipe / Ligue1.com


GOLS DA PARTIDA:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário