sábado, 24 de março de 2012

O leão que estava adormecido acordou!

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Lyon bate o Sochaux e abre 4 vitórias depois do vexame da Liga dos Campeões




O Olympique Lyonnais precisou de um baque forte para, de fato, acordar na temporada. A derrota para o APOEL foi a gota d’água para que os jogadores refletissem um pouco sobre o futebol aplicado e começassem a jogar com mais gana e mais vontade. Após ser eliminado para os cipriotas, o verdadeiro Lyon despertou. Foram vitórias sobre fortes times como Lille, um clássico, fora de casa, contra o Saint-Étienne, eliminou o badalado PSG da Copa da França e hoje não poderia ser diferente. Bateu o Sochaux, em casa, por 2 a 1.

Rémi Garde parece que gostou do 4-4-2 e é o sistema que vem dando certo. Grenier e Dabo parecem ter finalmente conquistado a suas vagas no time titular e Källström agora joga um pouco mais aberto, sem ficar muito preso na marcação. Com a ausência de Cris, quem ganha chances de mostrar futebol novamente é Samuel Umtiti, talvez a maior revelação do OL nessa temporada. Na frete, Gomis ganhou mais uma oportunidade, mas ainda briga pela vaga com Lacazette.

Veja abaixo como ficou a escalação dos dois times na partida.



Em campo, logo no começo do jogo, aos 3’, Källström levantou bola na área, em busca de Gomis, que estava esperando a bola na frente. O atacante sofreu falta e ficou no chão, mas Lovren estava lá para completar, ao melhor estilo centroavante. Richert sequer pulou para tentar alcançar a bola. Lyon já abria o placar logo cedo.

Aos 11’, o Sochaux tentou dar a reposta ao gol. Em jogada de Boudebouz, ele conseguiu encontrar Butin passando em profundidade. O atacante do time visitante chegou a disputar bola com Lloris mas se deu mal e precisou ser substituído logo no início do jogo. Lesão grave no joelho direito. Sendo assim, Maïga foi para a partida.

Dez minutos depois, Lloris, que havia salvado o Lyon no último lance de perigo, desta vez deixou a torcida na mão. Réveillère tinha posse de bola aos 21’, e recuou para o arqueiro do OL. Na hora de arrematar com força para frente, o goleiro do Lyon furou e quase entregou de bandeja para o atacante adversário, que se surpreendeu com o erro e não conseguiu alcançar a bola a tempo.

Não deu nem tempo da torcida cobrar de Lloris. No lance seguinte, o capitão da Seleção Francesa já provou que estava atento. Após falha do setor defensivo do OL, Boudebouz teve a oportunidade de chutar forte, da meia lua, e acertou um baita de uma pancada. Lloris, bem posicionado, se esticou todo para mandar para escanteio. Salvou aquele que seria o gol de empate.

Faltando um minuto para o término do primeiro tempo, o Lyon voltava a tentar marcar um gol. Dessa vez em jogada individual de Michel Bastos. Pela direita, o brasileiro puxou um chapéu para cima do lateral Sauget e saiu já dentro da área para finalizar. Mas depois o lateral se recuperou e atrapalhou o chute de Bastos.

Ainda antes do intervalo, o FCSM chegaria mais uma vez. Agora com Marvin Martin, que também de fora da área preferiu arriscar e testar Lloris. Novamente no goleiro do Lyon mostrou bom posicionamento e encostou nela antes da bola explodir no travessão.

Na segunda etapa as oportunidades apareceram novamente. Mais uma vez o Sochaux arriscava de fora da área. Aos 4’ foi a vez de Roudet ser parado por Lloris em um belo arremate de fora da área. O goleiro do OL estava calibrado para salvar o seu time nesse tipo de jogada criada pelos visitantes.

Aos 21’ do segundo tempo, o Lyon ampliou. Enquanto o Sochaux não fazia enquanto tinha suas oportunidades, o OL conseguia fazer e bonito. Em ataque puxado por Maïga, o atacante do FCSM perdeu a bola na frente e o contra-golpe foi puxado por Dabo. A bola passou por Fofana até chegar a Réveillère. O lateral encontrou Gomis se deslocando. O centroavante, ao receber a bola, tocou por cobertura na saída de Richert. OL 2 a 0.

Cinco minutos depois, o Sochaux mostrou que não estava apagado na partida. Mäiga, que havia perdido o ataque no segundo gol do Lyon, dessa vez não desperdiçou. Recebeu ótima bola de Roudet e saiu cara-a-cara com Lloris. O goleiro do OL ainda tentou evitar o lance, mas foi cortado pelo atacante dos Lionceaux, que em seguida só empurrou pras redes.

Por fim, o jogo não teve muitos lances além desses. O Lyon se mantém vivo na briga da Liga dos Campeões juntamente com o Lille – que também venceu na rodada – e o Toulouse, que também está na parada. Logo atrás vem o Saint-Étienne e o Rennes, que perderam para Montpellier e Valenciennes, respectivamente, e agora precisam se reerguer psicologicamente para tentar lutar novamente pelas posições.

Classificação da 29ª rodada antes dos jogos de domingo

O Rennes poderá deixar de entrar na briga de vez já na próxima rodada. Ele é o próximo adversário do embalado Lyon. Jogo este que será realizado no próximo domingo, 01/04, às 16h de Brasília. Estaremos lá!

FOTOS: olweb.fr / L'Equipe / Ligue1.com


MELHORES MOMENTOS:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário