domingo, 1 de abril de 2012

Lyon mantém sequência invicta, mas vê G3 se distanciar

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Na casa do Rennes, OL não sai do empate, reconquista a 4ª colocação, mas fica longe do Lille




Para encerrar a 30ª rodada da Ligue1, o Lyon visitou o Rennes, neste domingo, no Stade de La Route de Lorient. Os dois times ainda brigam por vagas na Liga dos Campeões e entravam em campo em busca deste objetivo. O Lyon, desde a eliminação para o APOEL, do Chipre, na Liga dos Campeões, ainda não perdeu. O time vive franca ascensão e o técnico Rémi Garde disse que o time já não pensa em título, vai mesmo é brigar pela vaga na próxima Liga dos Campeões.

O técnico Frédéric Antonetti, jogando em casa, armou o seu time em um 4-2-3-1. Sem poder contar com Hadji, Pajot, Doumbia e Mangane, o treinador do Rennes armou o time com dois velocistas jogando aberto e com Erdinç sendo o responsável por ser o “homem gol”. Veja abaixo como ficou o esquema do Rennes para o jogo.




O treinador do OL, Rémi Garde, preferiu apostar em um esquema menos arrojado e continuar utilizando o esquema tático que vinha dando certo nos últimos jogos. Sem poder contar com Bakary Koné e Lacazette, suspensos, o Garde apostou novamente em Umtiti e na frente Gomis era o titular. Dabo parece ter ganhado a vaga na lateral esquerda enquanto Fofana recebia mais uma oportunidade no meio, com Grenier no banco. Na meia esquerda, Källström mais uma vez jogando aberto e sem muita obrigação de marcar. Veja o time do Lyon.




Logo no acender das luzes do Stade de La Route de Lorient, o Rennes, querendo impressionar a torcida e assustar o Lyon, começou uma pressão forte e bem equilibrada. Na primeira chance, não conseguiu balançar as redes. Na segunda, o placar foi aberto. Jogada de Féret pelo centro. Ele achou Erdinç sem marcação na direita. O atacante recebeu, cortou pro meio e arrematou. Lloris ainda esticou-se todo para chegar, mas não conseguiu evitar o gol precoce do Rennes. Placar aberto.

Ainda tentando digerir o que aconteceu, o Lyon quase entrega o segundo gol de bandeja. Lovren, ao receber bola no campo defensivo, tentou sair jogando bonito e perdeu a bola para Pitroipa. O velocista do Rennes roubou a bola e imediatamente tentou sair em disparada. Quando chegou frente-a-frente com Lloris, se desesperou e errou o chute. O Rennes quase colocava dois tentos no placar com menos de 10 minutos de bola rolando.

O Lyon tentou responder em seguida com dois lances rápidos. Primeiro Gomis disputou bola com o goleiro Costil, mas não conseguiu levar a melhor. Depois, em jogada pela direita, Lisandro recebeu cruzamento, mas foi antecipado por Danzé, que salvou aquele que certamente seria o gol de empate.

Após a sequência de chances para os dois lados, o jogo deu uma esfriada. Ficou bastante movimentado no meio de campo, mas com poucas chances de gol. Nem mesmo alguma jogada individual ou de tentativa de alguma jogada mais trabalhada no toque de bola. Até os 30’, o jogo se manteve em um panorama estagnado.

O Lyon tinha dificuldades para construir suas subidas ao ataque. Não tinha alguém no meio para fazer essa ligação. Fofana jogava muito preso com Gonalons, o que não permitia o toque de bola entre os meias. Källström pouco aparecia também, o que acabava sobrecarregando Michel Bastos, que mesmo exigido, não fazia uma partida brilhante. Sem o meio-campo funcionar, a bola não chegava até Licha e Gomis, que jogavam afastados da área.

O Rennes tentou novamente ampliar, aos 44’. Tettey carregou a bola de trás e levou até a intermediária. Esperou Kembo-Ekoko passar e entrou de bandeja para o velocista. Na hora de finalizar, Lloris saiu aos seus pés dificultando chute. Kembo acabou mandando pra fora, para desespero dos torcedores.

No segundo tempo, o Lyon veio com uma troca. Fofana não voltou pro jogo e Briand entrou no seu lugar. Mas foi o Rennes quem voltou disposto a ampliar. Logo aos 2’, Féret finalizou e Lloris salvou. No rebote, Tettey não tinha obstáculos a sua frente. Era ele e o gol. Ainda assim o volante conseguiu chutar por cima do gol.

Aos 7’, do segundo tempo, Briand saiu cara-a-cara com Costil. Era a chance de empatar. O atacante do OL chegou a ultrapassar o goleiro, mas foi derrubado. O árbitro Olivier Thual não marcou a infração para desespero dos jogadores do Lyon e até mesmo de Jean-Michel Aulas, que ficou furioso nas bancadas do estádio.

Fréderic Antonetti, antes dos 25’ do segundo tempo já havia feito duas alterações. Primeiro Kembo-Ekoko deixou o campo para dar vaga a Boukari. Em seguida, Mevlüt Erding foi quem deixou o gramado para a entrada de Víctor Montaño. Duas trocas que não alteravam em nada a tática do time. Davam apenas mais fôlego aos donos da casa.

Enquanto isso, o Lyon tentava fazer suas jogadas em lances de profundidade. Esperava a linha do Rennes se desfazer para esperar ou Lisandro, ou Gomis se movimentarem para se deslocar em direção ao gol. Entretanto, a defesa armada por Antonetti funcionava bem. Quando um dos atacantes conseguia dominar, o lance estava impedido.

Precisando dar uma resposta dentro de campo. Garde retirou Källström, que havia feito uma partida ruim e colocou Clément Grenier. Na primeira chance que teve, o jovem francês cobrou falta certeira e achou Licha na área. Contando com a falha de marcação de Apam, o argentino finalizou a primeira na trave, mas não desperdiçou o seu próprio rebote. Empate no Stade de La Route de Lorient. Tudo igual: 1 a 1.

Faltando 10 minutos para o término de jogo, o Rennes se colocou pra frente. Avançou suas linhas de marcação e tentava esboçar uma pressão em cima do Lyon. E conseguia! Várias oportunidades foram criadas nesse período e, inflamados pela torcida, o Rennes tinha mais ânimo para partir pra cima, enquanto o OL esperava algum erro para emplacar um contra-ataque. Pensando nisso, por fim, com dores nas costas, Garde tirou Michel Bastos e colocou Jérémy Pied. Era um gás novo nessa expectativa de uma jogada rápida.

Mas a pressão exercida pelo Rennes era grande. O time de Antonetti quase não dava espaço para o OL trabalhar. E quando tinha a bola, os Gones não tinham a sabedoria e a paciência para controlar o jogo e buscar a virada com mais paciência e toque de bola.

No final de tudo, acabou que nem o Rennes conseguiu o segundo gol e muito menos o OL conseguiu a virada. Fim de papo. 1 a 1. Resultado que devolveu a 4ª colocação ao Lyon e que ainda deixou o Rennes na 7ª colocação.




Próximo adversário: Lyon x Auxerre, dia 07 de abril, próximo sábado, às 16h de Brasília. Jogo válido pela 31ª rodada da Ligue1.

FOTOS: olweb.fr / L'Equipe / Ligue1.com

GOLS DA PARTIDA:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário