quarta-feira, 2 de maio de 2012

Após conquistar caneco, Lyon massacra Valenciennes

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Resultado de 4 a 1 prova que time de Rémi Garde ainda possui ambições no Campeonato Francês



O agora campeão da Copa da França, Lyon, com um jogo a menos, entrava em campo para essa 35ª rodada no Stade de Gerland. A missão do time é ainda brigar pela Liga dos Campeões. Tarefa um pouco complicada tendo em vista que o Lille, atual 3º colocado, segue vencendo e não dá brechas pro OL encostar. Com a vaga da Liga Europa, já garantida no último sábado, o Lyon talvez já não tenha mais ambições na competição. O jogo de hoje seria o termômetro para analisar qual é a vontade de ainda vencer na Ligue1.

Pela escalação de Rémi Garde, notava-se que o Lyon poupava alguns jogadores. Källström, Réveillère e Gomis não começaram entre os titulares. São alguns dos atletas que mais atuaram pelo Lyon no ano. Dessa forma, percebe-se que a ambição do OL já diminuiu um pouco na competição. No lado direito, Dabo assumiu a vaga. No meio, quem ganhou chance foi Fofana, e na frente, a vaga ficou com Briand. No lugar do lesionado Lovren, Rémi Garde preferiu ir com Bakary Koné e deixou o jovem Umtiti no banco de reservas. Confira o time titular:



O Valenciennes, visitante do dia no Gerland, só havia vencido apenas uma partida no Campeonato Francês jogando fora de casa. Não é um time que briga para não cair, mas não tinha muitos recursos, ao menos no papel, para fazer frente ao OL em domínios dos Gones. O VAFC entrou na rodada como 12º colocado na rodada e praticamente não disputa mais nada na Ligue1. Taticamente falando, o Valenciennes entrou em campo em um 4-2-3-1, quase um 4-3-3. Confira a escalação do técnico Daniel Sanchez:




Empurrado pela empolgada torcida campeã, o Lyon começou apresentando um futebol melhor. Ocupava os espaços do campo e não deixava o adversário surpreender. Com uma frente de ataque muito veloz, o time tinha uma qualidade diferenciada: poderia pressionar a saída de bola do VAFC com certa agilidade.

E foi dessa forma que o Lyon conseguiu o seu primeiro ataque na partida. Bong tentou sair jogando e perdeu bola para Lacazette. O jovem atacante do OL carregou a bola e viu Yoann Gourcuff passando no meio. O camisa 8 do Lyon tinha de tudo para chegar com a bola dentro da área e finalizar como quisesse, mas ele preferiu pegar forte, de fora da área. O chute passou por cima do gol. O OL perdia uma ótima chance logo aos 3’ de partida.

Com 20’, o jogo já não era tão tomado pelo Lyon. Claro que existia uma ligeira vantagem do time da casa, mas os atletas de Rémi Garde não conseguiam reverter isso em chances de gol. Parecia perdido em 
campo. Gourcuff errava muito em pouco tempo de partida e a troca de passes entre os homens de frente era praticamente nula e quando acontecia, era ineficaz.

O Lyon chegaria bem novamente aos 28’. Lisandro carregou bola do meio-campo até a intermediária, tocou para Gourcuff, que por sua vez achou Lacazette no lado esquerdo. Já na entrada da área o atacante chutou e Penneteau, que poderia fazer uma defesa tranquila, acabou soltando a bola. No rebote, a bola ficou com os defensores do Valenciennes.

Aos 35’, o placar seria aberto. O Lyon, através de uma jogada bem trabalhada, conseguiu abrir o placar no Gerland. Jogada pelo lado direito. Lacazaette levou até a extremidade da área e cruzou na segunda trave. Lá, sem qualquer marcação, apareceu Lisandro Lopéz, que de primeira chutou e marcou aquele que seria o primeiro gol da partida. Lyon 1 a 0.

A resposta do VAFC veio logo em seguida. Dossevi, em jogada de velocidade, avançou em direção ao gol de Lloris. Antes de chegar dentro da área, foi derrubado por Aly Cissokho. Mesmo com a falta sendo fora da área, o árbitro Nicolas Rainville marcou pênalti e ainda amarelou o lateral dos Gones. Na cobrança, Cohade foi pra bola e cobrou com categoria, deslocando Hugo Lloris. Empate: 1 a 1.

Antes do intervalo, o Lyon ainda tentou marcar mais um gol para entrar no segundo tempo sem o compromisso de fazer um gol, mas o apagão de dois jogadores foi fundamental para essa reação não acontecer: Briand e Gourcuff.

No segundo tempo, o primeiro time a assustar foi o próprio Valenciennes. Djuric recebeu ótimo passe pelo lado esquerdo. Na continuação da jogada, ele cortou pro meio e chutou forte, buscando o canto direito de Lloris, mas a bola saiu pela linha de fundo. Era o recado que o VAFC precisava dar para mostrar o seu futebol no segundo tempo.

Aos 10’ da segunda etapa, foi a vez de Dossevi quase marcar para os visitantes. Em jogada bem trabalhada, desde o meio de campo, o atacante do Valenciennes conseguiu entrar na área do Lyon e saiu de frente com o goleiro Lloris, que esperto e bem posicionado, saiu nos pés do adversário e operou um milagre no Gerland. Uma ótima defesa. Três minutos depois, o VAFC chegaria com perigo mais uma vez. Dessa vez foi Samassa quem quase fez. Em cobrança de escanteio, o meia ganhou de Koné na cabeça e por pouco não acertou o gol de Lloris.

O Lyon não conseguia impor seu jogo. Dependida demais das jogadas individuais de Lacazette, que quando não funcionava, o OL simplesmente perdia o seu lance de ataque. Enquanto isso, todos os homens de frente assistiam ao jogo. Não faziam nada para mudar o panorama em busca da vitória. Até mesmo Lisandro Lopéz não fazia um bom segundo tempo. Percebendo essa falta de ânimo no seu time, Rémi Garde, aos 20’, colocou dois jogadores em campo. Tirou Gourcuff e Fofana e colocou Bafé Gomis e Clément Grenier.

Na primeira jogada que Grenier fez, em lance de bola parada, ele já conseguiu fazer mais do que Gourcuff fez em 65 minutos. Colocou a bola na cabeça do brasileiro Cris, que marcou o segundo gol do OL na partida, colocando os donos da casa na frente do placar novamente. O capitão venceu o também brasileiro Gil e o goleiro Penneteau no ar e colocou pra dentro das redes.

Em seguida do gol, o técnico Daniel Sanchez, que já havia colocado Rémi Gomis no lugar de Cohade, fez sua segunda alteração. Mody Traoré entrou no lugar de Gaëtan Bong, mas a troca não surtiu qualquer efeito. O Lyon chegaria ao seu terceiro gol aos 27’ do segundo tempo. O goleiro Penneteau, ao fazer a reposição de bola, lançou errado e entregou nos pés de Briand. Rapidamente o francês acionou Lisandro Lopéz, que em velocidade progrediu até a meta adversária, passou pelo goleiro e fez o terceiro do OL na partida.

Após o gol, aos 31’, Daniel Sanchez queimou sua última alteração. Colocou Rudy Mater    no lugar de José Saez. Dois minutos depois foi a vez de Rémi Garde também gastar sua última substituição. Após ótima partida, Alexandre Lacazette deu lugar a Jérémy Pied. Taticamente nenhuma alteração no time. Apenas um gás novo no ataque.

E esse gás novo foi fundamental para que o Lyon sacramentasse a vitória. Aos 43’, Lisandro recebeu quase na meia lua da área adversária. Ele prendeu e esperou Pied passar pela direita. Quando ele passou, recebeu a bola e chutou quase sem ângulo. No rebote, Jimmy Briand aproveitou a oportunidade e finalizou. Fechado o caixão no Gerland! Lyon 4 a 1.



Agora o OL soma forças para enfrentar o Brest, no mesmo Stade de Gerland, no próximo domingo, dia 06/05, às 12h de Brasília. O time ainda vive a esperança de ficar com a 3ª colocação na Ligue1 e conquistar uma vaga para a Liga dos Campeões.


FOTOS: olweb.fr / L'Equipe / Ligue1.com


MELHORES MOMENTOS:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário