domingo, 20 de maio de 2012

No último jogo, Lyon perde em partida de 7 gols

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


OL começou abrindo dois gols de vantagem, deixou a virada acontecer, alcançou o empate novamente, mas em lance de contra-golpe, o Nice saiu vitorioso





Última partida do Lyon na temporada. Última rodada do Campeonato Francês. Após conquistar a Copa da França, o time já não disputa nada na competição, ao contrário do adversário da noite, o Nice, que lutava contra o rebaixamento, mesmo sendo o 13º colocado, tinha apenas 2 pontos de diferença de quem estava lá em baixo. Noite de festa no Gerland. Desde às 15h da França, exposições, documentários e um jogo do Lyon feminino agitou os presentes no Estádio. Uma despedida para uma temporada, que para a direção, se tornou positiva.

Em campo, dois times bastante desfalcados. O Lyon não poderia contar com seis jogadores. Os zagueiros Cris, Mensah e Lovren e os meias Gourcuff, Ederson e Michel Bastos. Com exceção de Cris e Gourcuff, o restante estavam contundidos. Em função desses diversos desfalques, Rémi Garde relacionou, pela primeira vez, uma das maiores promessas do Lyon ultimamente: Yassine Benzia, de 17 anos, que começava no banco de reservas essa última partida da temporada. Confira abaixo o time titular:




O Nice, por sua vez, também estava recheado de desfalques. E a situação era pior do que a do Lyon. Ao todo, oito desfalques, entre eles, três peças fundamentais na temporada feita pelo time. Eric Mouloungui (talvez o melhor jogador do time), Anthony Mounier e o meia Kévin Gomis. Dessa forma, o time do técnico René Marsiglia entrou em campo com muitos jogadores no meio-campo, para tentar fechar os espaços do Lyon. Confira abaixo o time tático do time visitante da noite:




No começo, a partida encontrava-se bastante movimentada, mesmo com um meio-campo bem embolado, o Nice precisava mostrar força para não correr riscos de cair pra Ligue2, ao mesmo tempo que o Lyon queria fazer sua festa no estádio, na última partida da temporada. Mas era o Nice quem mostrava suas armas, principalmente pelo lado esquerdo de defesa do OL.

Aos 13’, após lance de bola parada, o Nice, pelo lado esquerdo do seu ataque, colocou na área e conseguiu abrir o placar, mas o gol havia sido anulado pelo auxiliar. Foi marcado impedimento naquele que seria o primeiro gol da partida. Mas serviu de alerta para o Lyon dá uma acordada no jogo.

Em seguida, foi a vez do Lyon quase abrir o placar. Foi em lance de Gomis, que recebeu bola em profundidade e sair de frente com Ospina. Mas o centroavante dos Gones desperdiçou na hora de finalizar. Mandou por cima e desperdiçou a chance clara de gol.

Aos 21’, finalmente o primeiro gol saiu. Em jogada pelo lado esquerdo do ataque do OL, Cissokho recebeu na ponta, olhou pra área e achou Lisandro na primeira trave. O argentino, sem muito esforço, de cabeça colocou para o fundo das redes. Lyon na frente 1 a 0.

Em pouco tempo o placar seria ampliado. Dessa vez com Jimmy Briand, aos 25’. Grenier puxou um rápido contra-ataque e viu o atacante se deslocando. Ao contrário de Gomis, Briand conseguiu passar por Ospina e marcou com muita categoria. Belo gol e uma boa vantagem diante do adversário: 2 a 0.

Mas o Nice não estava morto em campo. Mostrou suas forças logo em seguida, mas contou com uma ajudinha da defesa do OL. Aos 31’, jogada pela direita, a zaga cortou mal e a bola sobrou para Monzón, que de pé esquerdo bateu de primeira e diminuiu para os visitantes. 2 a 1.

E não parou por aí. O Nice chegaria ao empate ainda no primeiro tempo. Aos 36,’ Bakary Koné disputou com Gonçalves, e quando a bola parecia sair pela linha de fundo, o centroavante do Nice conseguiu ainda fazer a assistência para Coulibaly, que não pensou duas vezes ao empatar a peleja.

Depois do intervalo, a partida voltou agitada. O Nice estava disposto a ampliar o placar em busca da virada, e foi isso que fez aos 8’ da segunda etapa. E mais uma vez por falha do setor defensivo do OL. Dessa vez foi Hugo Lloris, o arqueiro da Seleção Francesa, quem cochilou no lance. Em cobrança de falta de Digard, o goleirão saiu tentando socar a bola, mas acabou mandando-a para o seu próprio gol. 3 a 2 para o Nice e uma virada heróica dentro de campo. Os torcedores presentes não entendiam o que acontecia, mas não deixava de apoiar o time, mesmo com a derrota no placar.

Aos 22’ da segunda etapa, o Lyon tentou a resposta. Em escanteio cobrado curto, a bola foi levantada na área e Gomis conseguiu finalizar de cabeça. Mas Ospina, bem colocado, fez a defesa rasteira. Primeira grande chance do time de Rémi Garde no segundo tempo.

Precisando de uma reação na partida, Rémi Garde faz duas alterações. Retirou Gomis e Grenier na partida e colocou Jérémy Pied e Lacazette no jogo. No primeiro lance de Pied, ele recebeu na entrada da área, e em um chute forte quase empatou a partida novamente. Boa chance!


O gol de empate era questão de tempo. O Lyon se mostrava melhor na partida e partia pra cima com muita vontade e qualidade. E aos 24’ do segundo tempo, novamente Briand marcaria um gol e de novo um empate estamparia o placar do Gerland. Jogada pela direita, o atacante entrou na área, passou por Pejcinovic e esperou a saída de Ospina. Quase sem ângulo finalizou e fez! 3 a 3

O Lyon permanecia pressionando e queria fazer o quarto gol. Enquanto empurra o Nice para dentro da sua área, permitiu um contra-ataque puxado pelo atacante Esmaël Gonçalves. O camisa 24 do Nice passou por toda a defesa do Lyon e ainda viu Koné perder de maneira vergonhosa a disputa da bola. Ao entrar na área, foi frio e encobriu Lloris no momento de fazer o quarto do Nice na partida. 4 a 3 aos 28’ do segundo tempo.

No final da partida, antes dos 45’, os dois times resolveram apostar em jovens jogadores. O Nice colocou o herói da Copa Gambardella em campo, Alexy Bosetti entrou no lugar de Gonçalves. No Lyon, quem saiu foi Jimmy Briand, autor de dois gols na partida, e deu lugar para Yassine Benzia, promessa de 17 anos do Lyon.

Mas as mudanças não surtiram efeito para nenhum dos dois lados. A partida se manteve com sete gols e encerrou-se 4 a 3 para o Nice. Um jogo aberto, com os dois times demonstrando vontade e um alerta para o Lyon na próxima temporada: é preciso reforçar a defesa. Umtiti e Koné demonstraram muita fragilidade na partida de hoje.


FIM DA LIGUE1 2011/2012

FOTOS: olweb.fr / L'Equipe / Ligue1


GOLS DA PARTIDA:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário