sábado, 18 de agosto de 2012

Lyon goleia o Troyes, mas ainda não convence

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Mesmo terminando a partida com larga vantagem no placar, OL chegou a passar dificuldades desnecessárias na partida e cometeu vários erros que poderiam ser evitados facilmente




A segunda rodada do Campeonato Francês já começava com o Lille empatando, em casa, no seu novo estádio, sexta-feira. Abrindo os jogos de sábado, e com três emissoras transmitindo a partida aqui no Brasil (TV5 Monde, ESPN e SporTV2), o Lyon recebeu no Gerland o recém promovido da Ligue2, Troyes. A partida, que começou mais cedo do que as demais do sábado, contava com novidades no time do OL.

No tradicional 4-2-3-1, o Lyon entrou em campo com Lisandro entre os titulares e Lacazette no banco de reservas. Réveillère, que sequer foi relacionado, deu lugar a Dabo. Bisevac, a única contratação na temporada, começava a partida no banco de reservas. Rémi Garde, em casa, armava o time com um pensamento bastante ofensivo. Confira a escalação inicial do Olympique Lyonnais.




O Troyes, já esperando uma certa pressão dos donos da casa, foi armando numa escalação um pouco mais defensiva. O treinador Jean-Marc Furlan armou o time numa espécie de 4-3-2-1. Sem nenhum nome bastante conhecido, o Troyes mostrava ao público brazuca dois brasileiros atuando pelo time. O volante Thiago Xavier e o zagueiro Rincon. Confira abaixo como ficou os visitantes nessa partida.




O Lyon já queria mostrar serviço logo cedo. Gourcuff, logo aos 2’, recebeu bola na intermediária e bateu. O goleiro Thuram defendeu bem e evitou a chance do OL. Entretanto, essa seria a única participação efetiva do meia do OL na partida. Após receber pancada de Benjamin Nivet, precisou deixar o campo logo aos 12’ de jogo. Grenier entrou em seu lugar a formação tática dos Gones permaneceu inalterada.


Nos 20 primeiro minutos, o Lyon pressionava muito e mostrava um futebol bem melhor, pressionando de forma absurda o adversário. Contudo, o time mostrava os mesmos problemas da temporada passada. Pressionava muito e martelava pouco. O time chegou a fazer impressionantes 67% de posse de bola e quase nenhuma finalização nesse tempo inteiro. Tinha imensas dificuldades de entrar dentro da área, ou sequer arrematar de fora. Isso, também, muito em função da defesa muito bem armada do Troyes.

A primeira oportunidade real de gol na partida surgiu aos 22’. Clément Grenier cobrou escanteio aberto e Lisandro bateu de primeira. Antes de chegar ao gol, a bola foi desviada, no alto, por Gonalons. O goleiro Thuram conseguiu evitar, mas deu rebote, que Gomis, na pequena área, desperdiçou.


Por outro lado, a primeira grande chance dos visitantes só apareceu aos 24’, mas sem muita efetividade. Faussurier avançou pela ponta direita, com muita velocidade, e chegou a adentrar a área dos Gones. Na hora de finalizar, Aly Cissokho apareceu muito bem, prensou o chute do lateral adversário e mandou para escanteio.

O Troyes chegaria novamente aos 36’. Cris, ao tentar sair tocando a bola, entregou nos pés de Obbadi, que avançou em velocidade, chegou de frente ao goleiro Lloris, e na hora de finalizar, mandou pra fora. Talvez a melhor oportunidade na partida foi desperdiçada por displicência do meia do Troyes no momento da finalização.


Ainda antes do intervalo, o Lyon criaria a sua última oportunidade na etapa. Mais uma cobrança de escanteio de Grenier e, dessa vez, Gomis, sozinho na pequena área, cabeceou pra fora, por cima do gol. E, nos acréscimos, Othon, volante do Troyes, assim como Gourcuff, também precisou deixar o campo com lesão. Deu lugar a Darbion.

A segunda etapa começava de forma alucinante. Logo aos 2’, o placar seria aberto. N’Sakala avançou com velocidade pela esquerda e, sem marcação, não teve problemas para cruzar rasteiro na área. Cris não conseguiu fazer o corte e Bahebeck, também sem marcação, penetrou na área já finalizando. Sem chances para Hugo Lloris. O Troyes abria o placar na casa do OL.


A resposta veio praticamente imediata. Lisandro, já dentro da área adversária, foi derrubado por N’Goyi. O árbitro marcou Benoît Millot pênalti que o próprio argentino cobrou e desperdiçou. O goleiro Thuram caiu pro canto direito e efetuou a defesa. Entretanto, no lance seguinte, em mais uma cobrança de Grenier, Gomis, dessa vez, acertou o gol e empatou a partida.

Ainda antes dos 15’ da segunda etapa, o Troyes faria a sua segunda alteração. Colocou o brasileiro Marcos no lugar do autor do primeiro gol, Bahebeck. Uma substituição um tanto quanto estranha, uma vez que o jovem atacante era o único homem que causava problemas a defesa do Lyon. Três minutos depois foi a vez do OL tirar Jimmy Briand e colocar o brasileiro Michel Bastos.


E a troca causou quase que efeito imediato. Em mais uma cobrança de escanteio de Grenier, ele colocou na cabeça de Cris, que acertou o alvo e o gol só foi evitado por Rincón, que tirou o perigo em cima da linha. No rebote, Michel Bastos, que acabara de entrar, virou uma linda bicicleta e desempatou o jogo. Belíssimo gol.

Após ficar atrás no placar, Jean-Marc Furlan fez sua última alteração: colocou Bettiol e retirou Benjamin Nivet. No entanto, o treinador do ESTAC não contava com o imprevisto. Instantes após a sua última troca, o Troyes perderia um jogador. Faussurier entrou firme em Cris e recebeu o cartão vermelho direto. Expulsão justa. Os visitantes, que já perdiam, agora precisavam correr atrás de um gol e com um jogador a menos. Situação se complicava cada vez mais.


Faltando cinco minutos para o término da partida, Rémi Garde promoveu a estreia de Milan Bisevac. Ele entrou no lugar de Cris. Dois minutos depois, o Lyon aumentaria a vantagem no placar. Grenier recebeu bola na intermediária. Tinha espaço para bater pro gol, mas ele preferiu abrir para Lisandro, na esquerda. Licha avançou na área, tentou passar para o centro, mas foi interceptado pela zaga. A bola voltou pra ele, e na segunda tentativa, mandou pro gol. Sem chances para Thuram. Lyon 3 a 1! Fechado o caixão?

Não! Nos acréscimos, Bafé Gomis ainda colocaria mais um tento no placar. Recebeu bola na área, ganhou do zagueiro na raça e, na hora de finalizar, bateu de bico. Thuram não teve muito tempo para pensar e não conseguiu evitar o gol. Agora, sim, caixão fechado e lacrado. Lyon passa pela segunda rodada da Ligue1 com 100% de aproveitamento.

Mas, obviamente, precisa melhorar muita coisa. Passou sufoco quando não poderia passar e não aproveitou as chances que teve, principalmente no comecinho da partida. Só Bisevac como reforço na temporada não serve. Outros nomes precisam chegar, principalmente no meio-campo. Fofana ainda não tem cancha para se tornar titular do time. É muito inconstante e some em diversos momentos do jogo. E, definitivamente, Briand não pode ser titular desse time. Hoje, mostrou, mais uma vez, que não tem qualidade para isso.

Próximo adversário: Evian, sexta-feira, às 15h45 (horário de Brasília), fora de casa. Partida válida pela 3ª rodada da Ligue1

FOTOS: olweb.fr / Sports.fr


 MELHORES MOMENTOS:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

2 comentários:

  1. Um primor os comentários e análises sobre o jogo do OL. Parabéns, tentarei seguir o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vicente, nos siga no Twitter também. Por lá passamos muitas informações que não postamos por aqui.

      Obrigado pela audiência.
      Abraço.

      Excluir