sábado, 1 de setembro de 2012

Lyon vence Valenciennes e se mantém invicto na Ligue1

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Já sem Lloris, Vercoutre falha, mas OL consegue garantir vitória em casa




Abrindo a 4ª rodada do Campeonato Francês, o Lyon recebeu no Stade de Gerland a equipe do Valenciennes. Os visitantes começaram bem esse início de Ligue1. Já são três jogos sem perder e inclusive sem tomar nenhum gol. Dividem a segunda colocação com o próprio Lyon, somando sete pontos. Além dos contornos da tabela, a partida também marcou a despedida de Hugo Lloris aos torcedores do Lyon. Antes da bola rolar, o goleiro deu uma pisada no gramado para ver a sua ex-torcida.

Em campo, Rémi Garde vinha com novidades. Lovren, já 100% recuperado, ficou no banco de reservas. Koné e Bisevac faziam a dupla titular. No meio, Fofana perdeu posição para Malbranque, enquanto Michel Bastos assumia a responsabilidade na frente, deixando Jimmy Briand no banco de reservas. Confira como ficou o time do Lyon armado pelo treinador Rémi Garde:




O Valenciennes veio até o Gerland jogando como uma formação similar ao seu adversário, o 4-2-3-1. Daniel Sanchez tinha quatro desfalques para montar o seu time: Angoua, Djuric, Massampu e Bong. Mesmo assim, ainda contava com o seu bom elenco no meio de campo e sua defesa segura, comandada pelo brasileiro Gil e o jovem Isimat-Mirin. Confira como ficou a escalação do VAFC:




No começo da peleja, o Valenciennes começou assustando, e forçou Vercoutre a fazer duas boas defesas seguidas, no mesmo lance. Era o time visitante querendo mostrar que a terceira colocação na tabela não era nenhum espanto. E, de fato, o time estava bem armado. Começou, inclusive, com mais posse de bola, acuando o Lyon no seu próprio campo de defesa. Até então, o time do Gerland só tinha conseguido chegar uma única vez com Lacazette, pelo lado direito, com uma finalização fraca e sem precisão.


E o VAFC realmente não estava de brincadeira, aos 12’, após cobrança de escanteio, Gonalons não subiu legal e Vercoutre saiu mal do gol. O brasileiro Gil, sem muitas dificuldades, cabeceou tranquilamente para o gol, abrindo o placar no Gerland. Gol do merecimento. O Valenciennes, realmente, era melhor na partida e o tento era questão de tempo.

Um pouco assustado, o Lyon tentava reagir. Parecia que o gol do adversário deu uma acordada no time, que se encontrava um pouco perdido em campo. Aos 18’, Grenier roubou bola no meio de campo e achou Bastos passando na direita. A bola foi muito longa e o brasileiro precisou dividir a bola com o goleiro Penneteau. O jogador do Lyon se deu melhor no lance, e sem ângulo, marcou o gol de empate.


Quando parecia que a partida, enfim, iria se estabilizar, com os dois times mais aguerridos em campo, o Lyon conseguiria ainda aumentar a sua vantagem na partida. Aos 21, Lacazette entrou dentro da área adversária e disputou bola com Ducourtioux. Em lance duvidoso, Fredy Fautrel marcou pênalti e ainda amarelou o volante do VAFC. Na cobrança, Gomis, sem pestanejar, conseguiu deslocar Penneteau e colocar o Lyon na frente. Virada no Gerland. Lyon 2 a 1 Valenciennes.

Os donos da casa ainda teriam a chance de ampliar o placar, aos 32’. Michel Bastos, de calcanhar, passou para Malbranque em profundidade. O meia foi até a linha de fundo e cruzou. Já na pequena área, Lacazette, sem marcação, recebeu a bola e, na hora de finalizar, caiu sozinho e não conseguiu dar sequência ao lance, para desespero dos torcedores presentes no estádio.


Aos 38’, o Lyon, novamente, teria uma grande oportunidade para aumentar a vantagem. Dessa vez Grenier achou Gomis avançando pela esquerda. Mesmo lento, ele conseguiu chegar até a área adversária e bateu cruzado e rasteiro. A bola passou bem próxima no canto esquerdo do goleiro Penneteau, assustando-o.

No segundo tempo, o Lyon voltou com vontade de manter a sua vantagem em campo e no placar. Começava pressionando mais e mantendo mais a posse de bola, sem avançar demais o seu time, na paciência. Enquanto isso, o VAFC tentava avançar explorando, principalmente, os seus dois alas Danic e Dossevi.


Aos 12’ da etapa final, Michel Bastos, em rápido contra-ataque, partiu em velocidade, se livrou de um defensor e, ao entrar na área para realizar um passe que poderia se tornar em gol, foi cortado de forma certeira pela zaga. Grande chance do Lyon que, novamente, dependeu de uma jogada individual do brasileiro.

Quando o Valenciennes parecia querer esboçar uma reação, chegando com Danic, aos 18’, em lance desperdiçado pelo meia dos visitantes, o Lyon deu uma resposta digna de time grande. Dois minutos depois, aos 20’ da etapa final, Gomis recebeu de costas pro gol um passe vindo da direita, ajeitou e rolou para Grenier. De fora da área, o meia do Lyon olhou pro gol, arrumou, e mandou uma pancada rasteira, que entrou no canto esquerdo de Penneteau. Lyon 3 a 1 VAFC.


Aos 25’ da etapa final, Garde promoveu sua primeira alteração. Colocou Jimmy Briand no lugar de Lacazette. Daniel Sanchez também mudou. Colocou dois jogadores em campo: Sanchez Moreno e Kadir. Retirou Ducourtioux e Dossevi. E a troca deu resultado para os visitantes. Aos 31’ do segundo tempo, Sanchez Moreno cobrou falta e, dentro da área, Pujol desviou, tirando a bola do alcance de Vercoutre. 3 a 2!

Valenciennes partia pra cima em busca de arrancar pontos do Lyon. Antes do segundo gol, Rémi Gomis havia marcado um gol legítimo, mal anulado por Fredy Fautrel. Dentro da área, Dabo lhe dava condições, mas o tento não foi autorizado pela arbitragem.


Enquanto o VAFC tentava a todo custo o gol de empate, Rémi Garde trocava pela última vez: Yassine Benzia entrava em campo no lugar de Bafétimbi Gomis. Sanchez também faria sua última alteração: colocava Camara no lugar de Aboubakar. Após as substituições, o Lyon conseguiu  manter a bola no seu campo de ataque, evitando que o Valenciennes subisse mais naquele ímpeto em busca do empate. Por fim, Fredy Fautrel colocou três minutos de acréscimos e o Lyon, de forma sábia, conseguiu segurar o resultado, apesar a fulminante pressão do Valenciennes.

Resultado importante para o Lyon, bateu um time que não havia tomado gols ainda e que tem um elenco encaixado, que sabe jogar em conjunto. Agora é manter o foco e jogar bem, como fez hoje, nas próximas partidas.


Classificação da Ligue1 depois dos jogos de sábado

Próximo adversário:  Ajaccio, dia 16 de setembro, daqui há dois domingos, às 12h, pela 5ª rodada da Ligue1.

FOTOS: olweb.fr / L'Equipe / Ligue1.com


GOLS DA PARTIDA:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário