domingo, 6 de janeiro de 2013

Epical!

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Vice-lanterna da terceirona elimina atual campeão da Copa da França. Lyon começa 2013 com o pé esquerdo




De volta aos gramados, após um empate em jogo treino no Marrocos nos primeiros dias de janeiro, o Lyon estava, enfim, realizando a sua primeira partida oficial no ano de 2013. O adversário era o Epinal, um modesto clube da “National”, equivalente a terceira divisão do Campeonato Francês. Já nessa primeira fase de eliminatórias envolvendo os times da Ligue1, ontem tivemos duas surpresas. O Plabennec eliminou o Reims e o Rouen bateu o Ajaccio. Copa da França sempre apronta uma das suas e times modestos despontam como azarões, por isso, todo cuidado é sempre muito pouco.

Os donos da casa, já não bastava ser da terceirona, atualmente são os vice-lanternas da sua divisão e não vencia dentro de casa desde o mês de agosto de 2012. Para enfrentar o Lyon, o treinador Fabien Tissot armou o time num ousado 4-3-3. Não muito fechado atrás, mas sempre esperando a hora de armar o contra-ataque. O nome mais conhecido do time é do zagueiro Sandy Paillot, formado nas categorias de base do Lyon, mas que hoje era reserva do time da casa. Confira abaixo como ficou a escalação inicial do Epinal, candidato a bater o Lyon nesses 32 avos de final.




Sem poder contar com Umtiti e Lovren, que estão suspensos, assim como Grenier, Gourcuff, Briand e Lacazette, estes todos machucados, o Lyon ia a campo com o que tinha de mais forte. A zaga acabou sendo formada por Bisevac e Bako Koné. No meio, Fofana e Malbranque jogavam ao lado de Gonalons, enquanto mais pra frente, Michel Bastos e Lisandro faziam a correria para Gomis centralizado. Nada muito diferente das formações ocasionais que o Lyon usa na Ligue1. Na imagem abaixo você pode conferir o time titular do Lyon para esse jogo contra o Epinal.




No comecinho da partida, percebia-se um claro domínio do Lyon, até mesmo por questões óbvias. Tocava a bola com certa facilidade quase na entrada da área dos adversários, mas não chegava a fazer muito barulho no gol de Robin. Enquanto isso, o Epinal tentava fazer aquilo que qualquer time pequeno faria contra um grande: esperar o erro e sair em contra-ataque para tentar arranjar algum gol na falha do adversário.

E foi dessa forma que o placar foi aberto. Aos 10’, após uma chegada do Epinal, o time da casa conseguiu um lance de escanteio. Na cobrança, Boubaya apareceu dentro da área, sem qualquer tipo de marcação, e balançou as redes sem precisar pular. Muito pelo contrário. Ele teve que se abaixar para fazer o primeiro gol da partida.

E engana-se quem achou que o time do Epinal iria se encolher no seu campo de defesa, esperando o jogo acabar. Nada disso! No lance seguinte, quase como um replay do primeiro. O Epinal marcaria o seu segundo gol para cima do Lyon. Jogada idêntica: cobrança de escanteio e cabeceamento de Bobaya. Mais uma vez, sem marcação, o meia do Epinal balançaria as redes do goleiro Vercoutre. 2 a 0.

A resposta do OL veio logo em seguida. Tão rápida que até a TV geradora das imagens perdeu o lance ao vivo, pois mostrava um replay no segundo gol do Epinal. Na jogada de Fofana pela esquerda ele encontrou Lisandro mais a frente. O argentino cortou pro meio e tocou na entrada da área. Lá, Gomis bateu de primeira e fuzilou o goleiro. O Lyon diminuía a vantagem de dois gols criada pelo Epinal. 2 a 1.

Ainda antes dos primeiros 20’ de jogo, o Lyon empataria a peleja e colocava o placar igualado no modesto Stade de la Colombière. Réveillère recebeu bola na direita e, de forma vertical, avançou e depois foi em direção ao gol. Na intermediária, tocou em direção a área, Gomis fez o corta-luz e a bola caiu nos pés de Fofana sem qualquer tipo de marcação. O volante do Lyon não teve trabalho para concluir. 2 a 2.

Após conseguir o empate, o Lyon voltava a dominar a partida, assim como fazia nos primeiros minutos de jogo. Mas, dessa vez, conseguia ter mais cuidado defensivamente e não permitia os avanços desenfreados do Epinal, como fizeram antes. E dessa vez, o OL até conseguia construir chances reais de gol, que não foram aproveitadas até o intervalo da partida. Ainda no fim do primeiro tempo os Gones tiveram duas ótimas oportunidades em bola parada que não foram efetuadas com perfeição e acabaram sendo desperdiçadas.

No segundo tempo, a mesma situação que ocorreu no primeiro parecia que iria ocorrer. O Lyon começou bem melhor, mas pouco tempo depois começava a ser surpreendido pelos donos da casa. O Epinal chegou com perigo diversas vezes até o gol de Vercoutre, mas dessa vez, por sorte – ou falta de competência – a bola não entrou. Uma delas, inclusive, foi de escanteio, modo como saíram os dois primeiros gols da partida.

Sem querer ser surpreendido novamente, o Lyon deu sorte aos 16’ da etapa final. Ao fazer um cruzamento para a área do Epinal, o lateral Crillon, mesmo sem querer, encostou o braço na bola. O árbitro Philippe Kalt, instantaneamente, marcou pênalti a favor do Lyon, apesar dos protestos dos torcedores. Na cobrança, Lisandro Lopéz cobrou firme, no centro alto do gol e marcou o gol da virada do OL. 3 a 2.

Após ficar em vantagem no placar, o Lyon quase sofreu o empate novamente. Em mais um cochilo da defesa, Diedhiou recebeu cruzamento na área e, sem marcação alguma, finalizou de peixinho, mas a bola saiu por cima do gol de Vercoutre, com muito perigo. Como resposta, Michel Bastos, pouco tempo depois, ao tentar cruzar pra área, conseguiu com que a bola desviasse na defesa adversária e enganasse o goleiro Robin. A bola ainda bateu na trave, mas o lance de perigo foi, posteriormente, evitado pela defesa do Epinal.

Quando o Lyon já parecia dominar a partida, com a vantagem no placar e martelando fortemente a defesa adversária, o Epinal conseguiria surpreender mais uma vez. Chegariam ao terceiro gol aos 32’ do segundo tempo. Valentin Focki, o meia direita do time, recebeu bola ali pelo seu lado e avançou. Dabo não conseguiu acompanhar em velocidade e o jogador foi até a área e tocou na saída de Vercoutre. Empate mais uma vez na partida e um cheirinho de prorrogação já pintava: 3 a 3!

Com o placar igualado novamente, a prorrogação foi iminente. Com o inverno francês, mesmo a partida atingindo as 16h na França, a noite já começava a aparecer na França. E o estádio não tinha iluminação o suficiente. Mesmo assim a partida prosseguiu para os dois tempos de quinze minutos. Desgaste desnecessário para o Lyon, que teve oportunidades de sobra para liquidar a partida nos dois tempos regulamentares.

E o primeiro tempo da prorrogação se manteve intenso, assim como todos os primeiros 90 minutos. Primeiro o OL chegou com perigo após troca de passes de Michel Bastos e gomis. O centroavante do Lyon achou Fofana se deslocando e o volante, ao receber passe, bateu pro gol com um meio-voleio e a bola explodiu na trave. Depois foi a vez do Epinal incomodar. Focki aproveitou falha de Gonalons, avançou, achou Chouleur do outro lado do campo. O meia bateu firme e rasteiro, e a bola passou ao lado do gol de Vercoutre.

No segundo tempo, o Epinal quase marcou o seu quarto gol em jogada de escanteio (novamente). Mas, dessa vez, a defesa do OL, com Réveillère aliviou o perigo em cima da linha, literalmente. Minutos depois, o Lyon devolveu com uma rápida jogada envolvendo Gomis e Michel Bastos. O brasileiro tentou na primeira e foi travado pela defesa, na sequência do lance, foi a vez de Lisandro tentar... E mandou, incrivelmente, pra fora. Não tinha como! Era jogo para pênaltis mesmo.

Na disputa de pênaltis, o Epinal converteu com Cheré, Chouleur, Doukouré e Diedhiou. Tristan Do desperdiçou. No Lyon, convertaram Michel Bastos e Lisandro. Fofana e Bakary Koné erraram e o Epinal fez uma merecida festa no Stade de la Colombière. Uma partida para abrir os olhos da direção do Lyon. O setor defensivo foi de uma atuação lamentável. Koné fez, provavelmente, a pior partida da sua vida. Gomis quase não apareceu. Fica o alerta.

Próximo adversário: Troyes, dia 12/01/13, sábado que vem, às 14h de Brasília. Jogo válido pela 20ª rodada da Ligue1. Até lá.

FOTOS: Football365.fr /BrasiLyonnais (campinhos) / Sport.fr / courrier-picard.fr / Somalia Report / Le Progres


GOLS DA PARTIDA E DISPUTA DE PÊNALTIS:


Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário