domingo, 3 de março de 2013

Lyon não consegue vencer e deixa escapar chance de encostar no líder

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Brest começou melhor no jogo, mas aos poucos deu campo ao OL. Contudo, a passividade do treinador dos Gones não permitiu uma reação ao ponto de virar a partida




Brest e Lyon entravam em campo hoje com os dois times visando somente a vitória. O time da casa queria se afastar de vez da incômoda zona de rebaixamento, que ultimamente vive em constantes mudanças e rotação de clubes. Tinha a força de sua torcida para conseguir isso e entrava em campo disposto a conseguir esses três pontos. Por outro lado, o Lyon tinha a oportunidade de vencer fora de casa e alcançar o Paris Saint-Germain em número de pontos na liderança da competição. Entretanto, mesmo com a vitória, o OL ainda não ficaria na liderança. Tem uma quantidade de saldo de gols bastante inferior ao do PSG, mas, de qualquer forma, pressionaria os líderes com muito perigo.

Em busca de conquistar essa vitória, o Brest entrou em campo com uma formação bastante parecida com aquela em que o Lyon vinha atuando recentemente, o 4-1-4-1. Um tipo de jogo bem ofensivo, que movimenta muitos homens de frente e que costuma complicar as defesas adversárias. Contando com oito desfalques (Troaré, Martial, Ferradj, Mendy, Baysse, Culma, Khaled e Alphonse), os donos da casa vinham remendado, mas ainda assim contando com bons nomes, como Licka, Chafni e Raspetino, que poderiam complicar a partida para o OL a qualquer instante. Confira a formação original do Stade Brestois na partida dessa manhã de domingo:




Também contando com alguns desfalques – cinco, para ser mais preciso – (Anthony Lopes, Gonalons, Fofana, Gourcuff e Ghezzal). Entretanto, contava com a volta do, antes lesionado, Jimmy Briand. Para suprir a ausência de Gonalons, Mvuemba ganhava chance entre os titulares, já que conseguiu se destacar no segundo tempo da partida contra o Lorient, semana passada. Lisandro fazia o trio de apoio a Gomis juntamente com Grenier e Lacazette. Fora isso, nenhuma mudança em relação ao time que costumeiramente entra em campo entre os titulares do OL. A novidade ficava no banco. Além de Briand, os jovens Mathieu Gorgelin (goleiro) e Zakarie Labidi ficavam na espera de ter uma oportunidade durante a partida. Abaixo, você confere como ficou o OL para o jogo de hoje:




O Brest começou o jogo fazendo um futebol bem melhor do que o Lyon, surpreendendo até mesmo os próprios torcedores presentes no Stade Francis-Le Blé. Aos 4’, após cruzamento da direita, Réveillère – que hoje, exclusivamente, era o capitão do Lyon – furou a cabeçada e a bola sobrou nos pés de Gueye. Sem marcação, o jogador do Brest se precipitou, chutou rapidamente e mandou por cima, de maneira até displicente. Era a primeira chance real de gol no jogo.


O castigo máximo viria poucos minutos depois, aos 8’. Em jogada pelo lado esquerdo do ataque do Brest, Kamel Chafni tabelou com Gueye, cortou pro meio, tirou Bisevac da marcação e, sem entrar na área, bateu com força e rasteiro. Vercoutre tentou chegar na bola, mas foi pego no contrapé. Ele ainda chegou a encostar na bola, mas ela entrou pro gol mesmo assim.  Placar aberto no Francis-Le Blé. Brest 1 a 0.

Ainda atordoado, o Lyon não conseguia atacar com eficiência. A defesa do Brest, bem postada, não dava espaços ao quarteto ofensivo do OL que, quando chegava, não colocava quase nenhum perigo ao gol de Thébaux. Enquanto isso, o Brest, quando subia, aparecia com muito perigo. Aos 14’, foi a vez de Ayité assustar os torcedores dos Gones. Ele recebeu passe de Licka, girou em cima de Bisevac e bateu rasteiro, passando perto do canto direito de Vercoutre.


A primeira boa oportunidade do Lyon só surgiu aos 26’. Réveillère cruzou mal pra área e, mesmo assim, Gomis conseguiu dominar a bola. No meio de cinco defensores, o centroavante do OL, aos trancos e barrancos tentou bater pro gol em duas oportunidades. Chegou quase a marcar, mas Thébaux evitou bem o lance, que poderia ser o empate do Lyon na partida. Mas já era um sinal. O Brest diminuía seu ímpeto de ataque e dava cada vez mais espaço para o OL atacar.

Depois dos 30’ iniciais, o jogo perdia um pouco de qualidade. Com o Brest dando uma pisada no freio, e o OL tendo dificuldades para encontrar a melhor forma de atacar, o jogo apesar de corrido, colocava poucas emoções no coração do torcedor que acompanhava a peleja. De fato, o Lyon se tornava dominante na partida, mas, repito, quase não assustava o goleiro adversário, Alexis Thébaux.


Ainda antes do intervalo, o treinador Landry Chauvin precisou fazer uma alteração. O autor do gol, Kamel Chafni, sentiu uma lesão e pediu para deixar o gramado. Para o seu lugar, o bom Bruno Grougi entrou no seu lugar. O Brest queimava uma alteração antes mesmo da segunda etapa se iniciar. Depois da troca, poucos segundos depois, o árbitro Saïd Ennjimi apitou e anunciou o intervalo da partida.

Na volta para o segundo tempo, o Lyon entrou com outro espírito. Queria fazer o seu resultado a qualquer custo. E não foi à toa que conseguiu empatar a partida. Tudo bem que foi meio sem querer, mas o que importa é o gol marcando o placar. Em jogada de Lisandro, pelo lado esquerdo, ele entrou na área e tocou na saída de Thébaux. A bola não entraria se não fosse o toque de Makonda, que acabou empurrando para o seu próprio gol, marcando contra. Era o empate. 1 a 1!


Depois de sofrer o empate, o Brest – até mesmo por falta de maldade e experiência – começava a se perder no jogo. Pouco criava oportunidades e já não assustava muito a defesa dos Gones. Deixava de ser aquele time bem perigoso do começo do jogo e não dificultava muito os avanços do OL. O placar só não estava em vantagem pro Lyon por próprio demérito do time de Rémi Garde.

Aos 21’, um exemplo claro da ineficiência ofensiva do OL. Umtiti, mesmo apertado, fez boa jogada pela esquerda e conseguiu cruzar pra área. Gomis, com dois marcadores, não conseguiu dominar e Lejeune cortou mal. A bola caiu nos pés de Lisandro, sem marcação alguma. O argentino se afobou e bateu de primeira em lance que poderia dominar e fazer o que quiser. A bola pegou no lado externo do pé e fez uma curva desnecessária. A bola bateu nas redes pelo lado de fora de Thébaux e não entrou. Era o lance para o OL fazer a virada no placar.


Ao longo do segundo tempo, o Lyon, mesmo jogando melhor e somando mais posse de bola, não conseguia encontrar espaços para criar suas chances. Clément Grenier fazia uma péssima partida e não acertava os passes na frente. Lisandro, muito atrapalhado, errava lances bobos, que poderiam render boas oportunidades. Enquanto isso, Landry Chauvin mexia no time. Primeiro tirou Ayité e colocou Lesoimier. Depois foi a vez de Gueye dar lugar a Touré.

Rémi Garde veio a mexer depois que Grenier errou um lance fácil na intermediária do ataque. Deu lugar a Jordan Ferri, liberando Malbranque mais pro jogo. No decorrer do jogo, até a aproximação do final da partida, o treinador do OL, mesmo precisando fazer o resultado, não colocou mais ninguém em campo, mesmo tendo nomes ofensivos como Briand e Benzia no banco de reservas.


Lacazette e Lisandro não faziam boas exibições e a entrada de fôlego novo poderia dar uma reanimada no setor ofensivo do time. Gomis, percebendo essa ineficiência dos companheiros, voltava muito para buscar o jogo e a coisa não fluía lá na frente. A passividade de Rémi Garde foi fundamental para o resultado permanecer no empate até o fim de jogo. Parecia estar gostando do resultado em campo, quando tinha a oportunidade enorme de encostar-se ao Paris Saint-Germain na tabela.

No finalzinho da partida, o Lyon pressionou o Brest de maneira bem evidente, em busca da virada. Mas aquilo que não havia conseguido fazer durante toda a partida, também não apareceu nos últimos minutos. Em contrapartida, o Brest chegou a marcar um segundo gol, mas foi anulado pela arbitragem. Definitivamente o OL perdeu uma chance de ouro de fazer pressão ao PSG na liderança. Falhou o time, falhou Rémi Garde. E é bom o presidente dar um puxão de orelha na turma, pois chance como essa talvez não volte a aparecer na competição.

Situação da 27ª rodada sem os jogos entre Marseille x Troyes e Lille x Bordeaux

Próximo adversário: Olympique de Marseille, no Stade Gerland, domingo que vem, dia 10/03, às 17h de Brasília. Partida válida pela 28ª rodada da Ligue1. Até lá.

FOTOS: olweb.fr / L'Equipe / ligue1.com


GOLS DA PARTIDA:

1-0 (CHAFNI):


1-1 (MAKONDA contra)

Um comentário:

  1. tá vendo só o lyon adoram da sopa pro azar a gente vacilou mais uma vez deixamos de encostar no lider dava pra vencer mais o lyon mostrou que ainda tem que melhorar muito ainda

    ResponderExcluir