sexta-feira, 19 de abril de 2013

No apagar das luzes, Grenier marca golaço e da vitória ao Lyon

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Montpellier foi melhor a partida inteira mas não soube aproveitar as inúmeras chances que teve. OL assume a segunda colocação temporária da Ligue1.





Eram cinco jogos sem saber o que era uma vitória. Até que o Toulouse apareceu no caminho do Lyon que, em casa, aplicou um placar de 3 a 1 e quis dar início a uma provável reação do OL na competição. Abrindo os trabalhos na 33ª rodada, no Stade de La Mosson, o Montpellier era o anfitrião e recebia o Lyon em sua casa na tarde desta sexta (noite na França). O jogo era de fundamental importância para os dois clubes. Para o Montpellier, a vitória o colocaria novamente na disputa pelas vagas em competições internacionais. E o Lyon em situação desconfortável: em caso de vitória, poderia ultrapassar o Marseille e assumir a segunda colocação. Porém, perdendo, o OL poderia se ver pressionado até mesmo pelo sexto colocado. Vida ou morte, praticamente.

Jogando em casa, o Montpellier adotava uma tática que o consagrou como o atual vencedor da Ligue1. O tradicional 4-2-3-1 era o esquema adotado por René Girard, que já não conta mais com nomes que ilustravam o titulo da última temporada, como Mapou Yanga-Mbiwa e Olivier Giroud, que já abandonaram o clube. Nesse jogo, especificamente, o treinador do MHSC também não podia contar com Bocaly, Jeunechamp, Saihi e Marveaux. Praticamente todos os jogadores com características mais ofensivas. Mas mesmo assim, a defesa dos donos da casa estava bem composta. Sem falar no homem mais perigoso do time: Younès Belhanda, que estava presente na peleja. Confira abaixo a formação do Montpellier para o jogo contra o Lyon:




Mais uma vez trocando algumas peças do time, Rémi Garde seguiu adontando o irregular 4-1-4-1 e foi pra campo com um time diferente do que vinha usando comumente. Umtiti novamente fazia a dupla de zaga com Koné. Lovren era banco e Bisevac estava suspenso. Na lateral direita, Fofana, improvisado, entrava no lugar do também machucado Réveillère. No meio campo, três jogadores mais cerebrais estavam entre os onze iniciais: Gourcuff e Malbranque pelo meio e Grenier tendendo a cair mais pelo lado esquerdo. Lisandro era o centroavante do time com Briand lhe dando uma mão pela direita. Gomis, mais uma vez, era suplente. Na imagem abaixo, confira a escalação inicial do Lyon e veja como estava escalado o OL para o jogo de hoje.




Com o cronômetro do árbitro rodando e bola em jogo, o principal protagonista do jogo, pelo menos nos primeiros minutos de partida, era o intenso cântico propagado pela torcida do Montpellier, que mesmo não enchendo o La Mosson por completo, ainda assim fazia um barulho ensurdecedor e desafiador. A torcida do Lyon também estava presente no estádio, mas em número menor, porém igualmente barulhenta.


Aos 6’ de jogo, a primeira oportunidade boa de gol apareceu com Mounier. Ele recebeu bola alçada na área e Fofana cochilou na cobertura e sequer viu o jogador passando em suas costas. O ex-jogador do Lyon dominou e finalizou. Entretanto, Vercoutre, bem atento no lance e disposto a intervir, saiu bem do gol e não permitiu que o placar fosse aberto logo cedo e a partida seguia 0 a 0.

Até a metade do primeiro tempo, o Montpellier era melhor em campo. Tinha mais posse de bola e apertava mais o Lyon. Mas chance de gol não existia para nenhum dos dois lados. Os donos da casa até tentava mais e tocavam a bola dentro do campo do OL, mas de efetividade, pouca coisa. A estratégia de Rémi Garde era explorar o erro do adversário e tentar arranjar um contragolpe. Mas isso era ineficaz quando ocorria. Faltava o homem de velocidade para os Gones.


Na primeira oportunidade de gol do Lyon, o time conseguiu ter 100% de aproveitamento e abriu o placar. A jogada se iniciou pela direita, com Briand. Ele centralizou a bola, Gourcuff só deu uma deixadinha para Grenier avançar pela esquerda. O jovem meia do Lyon foi até o fundo e levantou pra área. Lisandro, sem qualquer marcação, se antecipou a qualquer homem de zaga do MHSC e empurrou para as redes de cabeça. Placar aberto no Stade de La Mosson: Lyon 1 a 0.

Após o primeiro gol do jogo, o panorama da partida parecia que iria se alterar. O Montpellier deu uma pequena desanimada na partida e permitia mais avanços do Lyon. Mas em uma jogada quase despretensiosa, os donos da casa igualaram o placar e se reavivaram no jogo. Belhanda buscou a bola lá no canto esquerdo do ataque, levou pro meio e, da entrada da área, cortou Gonalons e Koné antes de bater seco, no canto direito de Vercoutre, que não conseguiu alcançar. Belo gol! 1 a 1.


Para a segunda etapa, o Montpellier parece ter dando uma injeção de ânimo. Voltaram bem mais dispostos para o jogo e nos primeiros dez minutos da etapa final, haviam emplacado três chances de reais de gol. Ora com Cabella, ora com Belhanda, ora com Mounier. O Lyon chegou a dar sorte de não ter levado um gol logo cedo no segundo tempo. A pressão era fulminante e os donos da casa querendo, a todo custo, a virada.

Aos 9’ da etapa final, foi a vez do Lyon tentar dar uma resposta. Fofana tabelou com Gourcuff e Malbranque. O último, de fora da área, arriscou e bateu firme. A bola passou com muito perigo próximo a trave esquerda de Jourdren, que já estava batida no lance. Foi a primeira chance do OL no segundo tempo, mas isso não impediu que a pressão dos atuais campeões franceses persistisse.


Com o Lyon pouco incomodando lá na frente, aos 22’ do segundo tempo, Rémi Garde efetuava a primeira alteração na partida. Steed Malbranque dava lugar ao jovem Anthony Martial. Sem a bola o Lyon jogava no 4-4-2 com Briand ajudando na marcação. Sem a bola, o time se transformava no 4-3-3, com Briand caindo pela direita, Martial pela esquerda e Lisandro se mantando de centroavante. Girard também fez sua alteração logo em seguida. Trocou um jogador que caia pelos lados do campo e colocou um centroavante: Gaëtan Charbonnier entrou no lugar de Anthony Mounier.


Aos 30’ do segundo tempo, Garde faria sua segunda alteração. Nas circunstâncias do jogo, uma troca de centroavantes. Bafétimbi Gomis entrava no lugar de Lisandro Lopéz, que apesar do gol, não foi muito bem na partida. A ideia era ar fôlego novo ao time lá na frente e tentar prender um pouco mais a bola no campo de ataque para a chegada dos homens de trás. A substituição foi certa, mas poderia ter acontecido antes.

Faltando pouco menos de dez minutos para o término de jogo, o Lyon tentou avançar suas linhas de marcação, mas esbarrava demais nos erros de passes. Principalmente quando a bola passava pelos pés de Martial, Gourcuff ou Briand. Não havia sintonia entre os homens de frente e o Lyon quase não colocava perigo a meta de Jourdren, que pouco trabalhou na etapa final do jogo.


Nos últimos minutos, o Montpellier voltou a aplicar aquela pressão que fazia no começo do segundo tempo. Aos 44’, após cruzamento de Bedimo e desvio de Vercoutre, Cabella pegou o rebote e, mesmo sem ângulo, mandou um chute na trave antes da bola voltar para o bate-rebate e sair para escanteio.

Quando se imaginava que a partida ficaria por isso mesmo, o Lyon, no último lance, conseguiu ficar na frente novamente, marcando um improvável gol. A jogada começou com Gourcuff, que tentou cruzar pra área e El-Kaoutari cortou para escanteio quase marcando um gol contra. Na cobrança de canto, o mesmo Gourcuff mandou pra área e a bola foi rebatida pela defesa. No rebote, Grenier, da entrada da área, bateu de primeira, de canhota. A bola pegou “na veia” e estufou o ângulo de Jourdren, para desespero dos jogadores e torcedores presentes no La Mosson. Final de jogo: MHSC 1x2 Lyon. OL não mereceu a vitória, mas futebol é isso. Mesmo apesar do clichê, o que importa, realmente, são os três pontos.


33ª rodada: Lyon e Montpellier como um jogo a mais

Próximo jogo: clássico: Lyon x St-Étienne no Stade Gerland. A partida será no dia 28 de abril, domingo da próxima semana, às 09h da manhã. Jogo válido pela 34ª rodada da Ligue. Até mais ver!

FOTOS: olweb.fr / BrasiLyonnais (campinhos) / LFP.fr


GOLS DA PARTIDA:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário