domingo, 8 de dezembro de 2013

Lyon sai perdendo, mas consegue virada importante contra o Bastia

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Com atuação perfeita na segunda etapa e ótimo sistema defensivo, Rémi Garde soube vencer com maestria o time da Ilha da Córsega



Acabar com o “efeito ioiô”, essa é a ideia defendida pelo lateral Henri Bedimo, do Lyon. Definitivamente, o discurso tem total sentido. O Lyon não consegue se firmar de maneira alguma na competição. Quando ganha, não consegue emplacar uma sequência de vitórias. No jogo contra o PSG, ainda teve um agravante: o time não conseguiu incomodar os favoritos da L1 em momento algum da partida, e isso é preocupante. O objetivo do time é levar a competição bem mais a sério no segundo turno. E vale lembrar que a Liga Europa também está aí e deve complicar nas próximas fases. A partida contra o Bastia, fora de casa – até mesmo por ser um concorrente direto ali na meiuca da tabela – pode ser de fundamental importância para o time começar bem o segundo turno e mudar a mentalidade desde já.

Em campo, a equipe do Bastia trazia consigo um time muito forte, principalmente do meio pra frente. Mesmo sem poder contar com um dos principais jogadores do elenco, Wahbi Khazri, o time de Frédéric Hantz ainda tinha fortes nomes como Krasic, Raspentino, Boudebouz e Adama Ba. Somado a isso, ainda existia o fator Armand Cesari. O estádio do Bastia estava absolutamente tomado por torcedores apaixonados pelo clube e tinham todo o respaldo para fazer um bom jogo contra o Lyon. Jogando no 4-2-3-1, o setor ofensivo era, definitivamente, o motivo para o Lyon se preocupar na partida. Abaixo, você pode conferir como ficou a formação inicial do SCB para a partida desta tarde de domingo:




O Lyon vinha com algumas mudanças para a partida. Em uma formação mais defensiva do que o usual, Rémi Garde apostou em três volantes para dar mais liberdade para Clément Grenier no meio de campo. Ao lado de Gonalons, Fofana e Ferri faziam a trinca de marcação. Sem contar com Malbranque, os jovens que jogavam ao lado do capitão se revezavam nas saídas de bola. Na frente, Gomis – talvez ainda não recuperado de uma lesão – dava lugar a Yassine Benzia, que jogava ao lado do já titularíssimo Alexandre Lacazette. Na zaga, também uma alteração. Bisevac, que falhou na última partida, deu lugar a Bakary Koné. Na imagem abaixo, você pode conferir como ficou escalado o time do Lyon para visitar o Bastia na Ilha da Córsega nesta rodada:




Jogando de camisas vermelhas – o uniforme away, o Lyon, como já era de se esperar, começou a partida um pouco mais recuado. A princípio, parecia querer da campo para o Bastia trabalhar suas jogadas, e explorar os espaços que se abriam após as jogadas não derem sequência. Benzia e Lacazette eram imediatamente acionados quando o OL precisava ligar um contra-ataque. Enquanto isso, o Bastia trabalhava a bola com calma, sem se afobar, mesmo tendo bem mais espaço em campo.

A primeira jogada de perigo aconteceu antes dos dez minutos iniciais. Após um passe longo, e cochilada de Samuel Umtiti, Raspentino recebeu bola em totais condições para abrir o placar. Mas Rémy Vercoutre foi bem esperto e conseguiu fechar o ângulo do atacante do Bastia. Ele até conseguiu finalizar, mas a bola foi bem prensada pelo goleiro do OL, que evitou aquele que seria o primeiro gol da partida. Uma jogada que se estivesse nos pés de qualquer centroavante com mais frieza, definitivamente o gol sairia.

Ainda no começo do primeiro tempo, o Bastia teve uma chance claríssima para abrir o marcador. Mais uma vez após falha da defesa do Lyon. Dessa vez, foi Bakary Koné quem quase entregou o presente. Em lance sem perigo de gol, ele tentou tocar a bola dentro da grande área e acabou mandando nos pés de Krasic. O atacante do Bastia até bateu bem, mas mandou pra fora, passando pelo lado direito da trave de Vercoutre.

A resposta do Lyon foi quase que imediata. E também baseada em um erro de saída de bola. Agora, quem falhou foi Krasic. Ele tentou sair jogando no meio de campo e, no momento de tocar a bola, mandou nos pés de Lacazette. O atacante do OL rapidamente achou Benzia se deslocando. O jovem jogador entrou na área e bateu forte. A bola passou raspando a trave esquerda de Landreau.

Aos 34’ de jogo, o placar foi finalmente aberto. As chances da partida variavam para os dois lados, mas o Bastia foi o mais competente para sair na frente. Em jogada construída pelo lado esquerdo, com Palmieri – e sem qualquer marcação de Miguel Lopes – o lateral avançou até a intermediária e cruzou na área. Por lá, Raspentino estava sem marcação e finalizou sem quaisquer dificuldades. Bastia 1 a 0. E festa completa no estádio.

Até o fim da etapa inicial, o Lyon havia diminuído um pouco o seu ímpeto de ataque. Durante todo o primeiro tempo, havia chegado com perigo, ao menos, duas vezes. Mas após sofrer o gol, não teve mais animação para conseguir ir pra cima e buscar o empate. Definitivamente, o tento desanimou a equipe do Lyon para tentar reverter o resultado negativo. E assim permaneceu até o fim da etapa.

Contudo, no segundo tempo, a postura foi outra. O OL não veio com mudanças no elenco. Mas se portava de maneira muito mais positiva. Rémi Garde deve ter dado uma injeção de ânimo no intervalo para que outra postura fosse adotada. Logo aos 9’ do segundo tempo, Lacazette já conseguiria marcar o gol de empate. Em jogada despretensiosa, baseada em um chutão pro alto, a bola sobrou nos pés do atacante, que venceu o defensor e finalizou na saída de Landreau. 1 a 1!

Pouco tempo depois, o gol da virada aconteceu. Dessa vez, em jogada construída nos pés de Clément Grenier, pelo lado direito. O meia, que até então estava sumido da partida, finalmente chamou a responsabilidade pra si e conseguiu arquitetar um belíssimo gol. Dentro da área, ele conseguiu se desvencilhar de dois marcadores e levantou para Yassine Benzia, sem marcação, finalizar de cabeça e colocar a tristeza no semblante dos torcedores presentes no Auguste Cesari. 2 a 1!

Após os gols, Frédéric Hantz não demorou para fazer suas alterações. Primeiramente, ele tirou o lateral Cioni e colocou o centroavante brasileiro Ilan. Posteriormente, foi a vez do ala Adama Ba deixar o campo para a entrada de outro centroavante: Gianni Bruno. Bastia reforçando seu ataque e, provavelmente, querendo forçar jogadas aéreas. Parecia ser a melhor maneira de vencer o forte poderio de marcação construído por Rémi Garde.

Aos 20’ da etapa final, o Lyon fez sua primeira alteração. Colocou em campo Bafétimbi Gomis no lugar de Yassine Benzia. Perdia em velocidade, mas ganhava em presença no ataque. Gomis poderia segurar mais a bola – até mesmo por ter um porte físico mais avantajado – e isso poderia ser um facilitador na hora de ganhar tempo para prender o jogo. Além disso, Gomis tem um faro de gol invejável. Uma bola que ficar sobrando por ali, ele pode guarda-la sem nem ter tocado na bola durante o jogo inteiro.

Faltando pouco mais de 15’ para o fim de jogo, o Bastia procurava mais a partida e tentava quebrar a marcação do OL, que já se recuava por inteiro em busca de segurar o resultado. Contudo, a trica do meio campo formada por três marcadores vinha sendo de fundamental importância para que os meias do Bastia não conseguissem avançar da região intermediária do campo. Grandes méritos de Rémi Garde na construção dessa formação tática, que parecia ser medrosa, mas que se mostrou eficaz.

O desgaste físico dentro de campo poderia atrapalhar, principalmente em relação a estes volantes que davam a tônica de marcação do OL. Sendo assim, Garde fez sua segunda alteração e colocou Corentin Tolisso no time para a saída de Jordan Ferri. Lyon, agora tinha uma outra opção de saída de bola, sem perder qualidade na marcação. Tolisso é um lateral que também pode jogar de ponta. Ou seja: sabe marcar, mas também sabe sair jogando. E essa era a estratégia de Garde, enquanto via Krasic sendo substituído por Barbato no outro lado do campo.

Nos últimos minutos da partida, o Lyon tocava muito bem a bola quando a tinha sob posse. E sabia se defender sem correr perigos. Dominava a partida e buscava fazer aquilo que o Bastia não fez quando tinha a vantagem no placar: jogar com sabedoria e aplicação tática.  Correr riscos, faltando pouco mais de cinco minutos para o fim de jogo, não era algo muito inteligente. Então o OL segurava a bola visando somente o tempo passando. Nada mais. Sequer arriscava lances em direção ao gol.

Por fim, quando tudo parecia estar resolvido, o Lyon conseguiu buscar mais um gol e fechar o caixão do Bastia, dentro do Auguste Cesari. Grenier tabelou de calcanhar com Bedimo na esquerda. O lateral foi avançando, avançando e ocupando terreno. Quando chegou na área, tocou rasteiro para Gomis. O centroavante dominou, olhou pro gol, e mandou um chute forte e certeiro, no alto do gol. 3 a 1!

Ainda antes do fim do jogo, o Bastia perdeu um jogador. Yannick Cahuzac, que até vinha fazendo uma boa partida, fez falta duríssima em cima de Fofana e viu o segundo amarelo na partida. Agora, com dois gols de desvantagem no placar, o Bastia também não podia contar com seu capitão. Selada a ótima vitória do Lyon fora de casa. Uma atuação quase impecável no segundo tempo. Resta saber se vai conseguir manter essa qualidade nas próximas partidas.

Agora o OL se foca na Liga Europa. O adversário será o Vitória de Guimarães, em Portugal, na quinta-feira, às 19h05 de Brasília. Jogo válido pelo Grupo I da competição. Até lá!

FOTOS: olweb.fr / L'Equipe


GOLS DA PARTIDA:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário