domingo, 16 de fevereiro de 2014

Lanterna da Ligue1 não cria obstáculos e Lyon vence tranquilo

Filipe Frossard Papini


Ajaccio entrou com uma postura muito defensiva e deu campo para o OL jogar seu futebol sem muitos contratempos. Vitória tranquila no Gerland!




Pela Ligue1, o Lyon vem mostrando uma gigante reação desde o fim do ano passado. O time se acertou muito depois da implementação do 4-4-2 e com Gourcuff voltando a apresentar um futebol brilhante, digno de protagonista. O mês de dezembro foi ótimo, janeiro foi perfeito e fevereiro a coisa já não ficou tão brilhante assim. Na última semana, o OL acabou sendo eliminado pelo Lens, da Ligue1, e não joga mais a Copa da França. O heptacampeão nacional era o único clube francês que ainda disputava quatro competições ao mesmo tempo. Agora, o foco era voltado para o Campeonato Francês, pois não havia tempo para lamentações e escorregões na tabela.

Em campo, sem poder contar com Gourcuff, Dabo, Ghezzal e Benzia, Rémi Garde deixou de fora da relação nomes como Malbranque, Zeffane e Danic. Além disso, o treinador do OL optou por fazer uma pequena variação no seu 4-4-2 em losango. Ele optou por começar com Jordan Ferri no meio. Ganhava mais marcação no setor e liberava 100% Grenier para encostar em Lacazette e Gomis lá na frente. A estratégia também parecia visar uma flutuação maior dos laterais, tanto Miguel Lopes como Henri Bedimo, que possuem ótimas características ofensivas. Abaixo, você pode conferir como ficou a formação inicial do Lyon para essa partida do domingo:




O Ajaccio, sob o comando do interino Christian Bracconi, tinha a missão de derrotar o Lyon fora de casa e começar a tentar sair da incomoda situação de ser o lanterna da competição. Para o jogo de hoje, o elenco também tinha quatro desfalques: Bonnart, Zubar, Pedretti e Camara. Quatro nomes de extrema importância para o time. E já temendo pelo pior, o treinador armou a equipe de maneira muito defensiva. Parecia que um empate já seria o suficiente para o time da Córsega voltar feliz para a ilha. O 5-3-1-1 foi a formação inicial e tinha como principal nomes nos meias Lasne, Cavalli e o goleiro Ochoa. Abaixo você pode ver como ficou o time que enfrentou o OL nesta manhã:




A formação tática extremamente defensiva do Ajaccio chamou o time do Lyon pra cima desde o começo da partida. Sem muitas opções de saída de jogo, os visitantes se fechavam bastante com seus cinco homens defensivos e esperava o  OL perder a bola para partir em contra-golpe – que muitas vezes passava longe de funcionar. Logo nos primeiros minutos de partida rolando, o time da casa quase abriu o placar.

A principal chance no começo do jogo foi uma ótima jogada tramada por Lacazette. Ele roubou a bola da defesa do Ajaccio na saída de bola e avançou. Rapidamente fez a ligação com Grenier que abria o jogo pela direita. O meia, imediatamente, viu Gomis dentro da área e efetuou a assistência. Bafé conferiu de peixinho e abrira, ali, o placar do jogo. Mas o assistente já havia marcado a irregularidade. Impedimento marcado aos 4’ de jogo.

O ACA respondeu rapidamente. Diarra criou boa jogada pelo lado esquerdo do campo, sambou pra cima de Miguel Lopes e conseguiu um ótimo cruzamento para a área. A defesa do OL estava mal postada e não conseguiu evitar a finalização de Lasne, que cabeceou de raspão e ainda teve a qualidade de colocar a bola no cantinho esquerdo de Anthony Lopes. A bola passou com muito perigo pela linha de fundo.

Poucos minutos depois, Miguel Lopes descontou a jogada que sofrera quase que no lance anterior. Lacazette fez mais uma ótima jogada, passou da defesa meio que aos trancos e barrancos. A bola sobrou na entrada da área para o lateral português que, meio sem jeito e meio prensado pela defesa, conseguiu efetuar o chute. A bola pegou um efeito que, por muito pouco, não surpreende e encontre o goleiro Ochoa. O mexicano se esticou todo para mandar para escanteio.

O jogo se tornou aberto depois dessas boas oportunidades criadas pelos dois times logo cedo. Contudo, as chances claras de gol acabaram não aparecendo mais na primeira etapa. Somente aos 42’, foi quando outra grande oportunidade apareceu e o Lyon conferiu, abrindo o placar. Fofana dominou a bola na intermediária, não tinha espaços para avançar, devido a grande quantidade de defensores adversários. Ele conseguiu tabelar com Lacazette e recebeu em boas condições de bater. Dito e feito. Colocado, ele tirou do alcance de Ochoa e colocou o Lyon na frente! 1 a 0.

Logo no começo da segunda etapa, o Lyon sofreu uma baixa que poderia ser bastante prejudicial para o desenrolar da partida. Lacazette disputou bola com o adversário e, sem querer, acabou recebendo um tostão na coxa. Ele até tentou, mas não conseguiu continuar em campo. Acabou dando lugar a Jimmy Briand. Certamente, o OL perdia muita qualidade ofensiva, pois além de perder o melhor jogador do time, ainda tinha que aturar o razoabilíssimo Briand lá na frente.

E já no primeiro lance de Briand, ele mostrou ao que veio. Após linda jogada de Bedimo pela esquerda, ele apareceu em profundidade e em condições normais para marcar. Ao receber a bola dentro da pequena área, faltou o instinto de artilheiro. Ele bateu do jeito que dava na bola e acabou acertando o pé do goleiro Ochoa, que nem viu a defesa que acabava de fazer. Era, certamente, a melhor chance do OL na partida após o placar aberto.

Após o lance perigoso, Bracconi fez sua primeira alteração na partida. Trocou um centroavante por outro. Entrou Oliech no lugar do mediano Tallo. A mudança não surtiu qualquer efeito. O Ajaccio continuava com sua postura covarde, de receber o time do Lyon e esperar o erro. E isso deu espaço para o Lyon marcar o seu segundo gol. Uma jogada incrível de Bedimo pela esquerda. Ele encarou a marcação, avançou, foi até a linha de fundo e colocou, como se fosse com a mão, na cabeça de Briand, que só teve o trabalho de mirar pro gol. 2 a 0!

Depois de sofrer o segundo tento, o Ajaccio fez sua segunda alteração. Saiu Sigamary Diarra e entrou Claude Gonçalves. Certamente era mais uma mudança que não iria surtir nenhum efeito se a postura do ACA não fosse alterada. O time da Córsega não tinha qualquer lampejo de criatividade, qualidade ou intensidade. Era um time morto dentro de campo e só conseguia jogar no erro do adversário e nada mais.

Pelo Lyon, Rémi Garde se sentia tão seguro no jogo que decidiu inovar. Tirou Jordan Ferri, que fazia uma partida taticamente impecável, e colocou Bakary Koné. Na prática, o Lyon ficaria com três zagueiros. Mas não foi isso que aconteceu. Ele colocou Umtiti para fazer a lateral e liberou Bedimo para ter mais liberdade do lado esquerdo, atuando quase que como um ponta. Qualidade ele tem pra isso, restava saber como seria na prática.

Aos 34’ da etapa final, Bafé Gomis quase ampliou o placar. Após uma jogada maravilhosa, passando por três defensores – e deixando um deles no chão, inclusive – o atacante foi interrompido por Memo Ochoa, que interceptou muito bem a finalização do centroavante do Lyon, que havia feito tudo certo. Uma pena! Era pra ser um dos tentos mais bonitos da carreira do jogador.

Faltando um pouco menos do que dez minutos para o fim do jogo, o Ajaccio conseguiu diminuir a vantagem do OL. Em jogada de ataque, Oliech recebeu de costas para o gol, fez o giro sobre Bisevac com uma facilidade incrível e bateu, pro fundos das redes, do lado direito de Anthony Lopes. Não deu tempo de Bakary Koné chegar para fazer o corte. O Lyon sofreria no finalzinho da partida de maneira que não precisava. 2 a 1!

Rémi Garde faria sua última alteração aos 39’, com Corentin Tolisso entrando no lugar do português Miguel Lopes. Pelo ACA, Iakovenko adentrava aos gramados no lugar de Lasne. Para os visitantes, eram os últimos minutos para, ao menos, arrancar o empate. E isso dava espaço demais para o Lyon criar pequenas oportunidades. Em uma delas, a bola caiu nos pés de Briand. Ele viu Gomis ao lado de, somente, um marcador. O centroavante avançou, foi pra cima do marcador e quando teve a oportunidade, bateu colocado, no canto direito de Ochoa. 3 a 1! Fim de papo!

Agora o Lyon se foca na Liga Europa. Quinta-feira, dia 20/02, é dia de viajar até a Ucrânia e enfrentar o Odessa pelos 16 avos de final. A partida será às 15h do horário de Brasília. Até lá!

FOTO: olweb.fr / L'Equipe.fr


GOLS DA PARTIDA:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário