domingo, 24 de agosto de 2014

Sem criatividade, Lyon joga melhor, mas Lens vence na 3ª rodada

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Sang et Or tiveram somente uma oportunidade no primeiro tempo e marcaram para garantir a primeira vitória na Ligue1. OL tentou o jogo inteiro, em vão



A fase para o Lyon não era das melhores na manhã deste domingo. O time não teve uma semana boa. Perdeu para o Toulouse na última rodada do Francesão e sofreu uma derrota em casa para o modesto Astra, da Romênia, pela Liga Europa e pode dar adeus a competição antes mesmo da fase de grupos se iniciar. Contudo, a situação do outro lado do campo também não era das melhores. O Lens, adversário do OL nessa terceira rodada, começou a Ligue1 com o pé esquerdo. O clube, recém promovido da segunda divisão, chega ao terceiro jogo do campeonato sem ter somado qualquer ponto ainda, vindo de derrota para dois outros potenciais clubes que lutarão contra o rebaixamento. Por isso, o jogo já tinha proporções interessantes, mesmo sendo início do torneio ainda.

Lotado de desfalques e quase com um time inteiro de titulares fora da partida, Hubert Fournier armou o time do Lyon no 4-4-2 e colocou em campo suas melhores armas disponíveis para a partida. Tolisso, que até a última partida estava sendo improvisado na lateral esquerda, acabou ganhando vaga no meio de campo com a suspensão de Ferri. Quem ocupou o lado esquerdo do campo acabou sendo Mouhamadou Dabo, que retornava de lesão e fazia sua primeira partida na temporada. Detalhe interessante a ser observado é que o Lyon não tinha nenhum zagueiro e qualquer volante no banco de reservas. O único jogador defensivo entre os suplentes era o jovem lateral direito Mehdi Zeffane. Confira abaixo como ficou a escalação inicial do OL para o jogo:




Ao contrário do Lyon, o Lens tinha quase todo o seu time a disposição do técnico Antoine Kombouaré. Os únicos desfalques eram o defensor Yahia e o meia Jadeyaoui. E mesmo com a ausência de Yahia, o ponto forte do time Sang et Or era a defesa muito bem armada, que mesclava a experiência de Baal e Kantari, com a juventude de G’Bamin e Landre. Além disso, ainda tinha no gol Rudy Riou, o mais experiente dos jogadores do time, com passagens por Monpellier, Toulouse, Marseille e Nantes, por exemplo. Outro destaque do time Lensois era Pierrick Valdivia. O meia canhoto é cria da base do Lyon, foi dispensado quando ainda era do Lyon B e atuava na lateral esquerda. Hoje, ele era titular contra o seu ex-clube. Abaixo, confira a formação inicial do RCL:




O OL tinha a torcida a seu favor. Mesmo depois de dois reveses, o Stade Gerland recebia uma boa quantidade de pessoas. E nos primeiros dez minutos de jogo, o time agradava. O Lyon chegou duas vezes com muito perigo. A primeira, foi aos 3’. Dabo avançou pela esquerda, encontrou Lacazette e conseguiu tabelar com o atacante do OL. Quando recebeu a bola novamente, estava um pouco sem ângulo e finalizou mal. Aos 7’, foi a vez de Yattara chegar com muito perigo. Em bate-rebate na área, o camisa 19 recebeu de costas para o gol, girou sobre o defensor adversário e bateu forte, forçando uma defesa de Riou no reflexo.


O balde de água fria no bom começo do Lyon veio logo aos 11’. Enquanto o time tocava bola pacientemente no meio de campo, Coulibaly roubou e armou um contra-ataque para o Lens. Em alta velocidade, passou para Touzghar pela esquerda. Jallet tentou acompanhar o atacante e não conseguiu. Quando ele entrou na área, fez a assistência para Nomenjanahary. Koné ainda tentou fazer o corte, mas foi todo atabalhoado no lance e acabou ajudando o atleta madagascarense a abrir o placar. 1 a 0!

Mesmo em desvantagem no marcador, o OL não deixava de ser a melhor equipe dentro de campo. Detinha a maior posse de bola, tocava com calma no seu campo de ataque, achava espaços, mas faltava criação... Aquele último passe. E isso não acontecia nem nas jogadas pelo lado do campo e nem pelo meio. E o ímpeto ofensivo na tentativa de igualar o placar acabava deixando a defesa desguarnecida, pronta para sofrer mais um contra-golpe, como foi no primeiro gol.


Na mesma toada, o Lyon insistia até onde podia. Lacazette se esforçava, buscando a bola fora da área e tentando construir jogadas para o time. Fazia o papel de meia, de falso nove, de centroavante e não dava certo. Não tinha ninguém para encostar ou para fazer uma tabela. Yattara, muito isolado na frente e bem marcado pela defesa do Lens, não conseguia segurar nenhuma bola e foi atrapalhado em quase todas as oportunidades que teve de criar bons lances de perigo.

Até o fim do primeiro tempo, o cenário dentro de campo se manteve o mesmo: o OL somava mais posse de bola (terminou a primeira etapa com 56%), conseguia mais espaços dentro de campo, mas tinha enormes dificuldades em converter isso para chances reais de gol. A bola ficava sendo cozinhada no meio de campo e não passava dali. Méritos também para a defesa do Lens, que estava muito bem postada e quase não dava espaços para os homens de frente do Lyon trabalharem. O primeiro tempo terminou com o Lens no placar, marcando na única oportunidade que tiveram.


No segundo tempo, antes mesmo dos primeiros dez minutos, o Lens teve a oportunidade de ouro para ampliar o marcador. Mas uma vez a bola estava nos pés de Nomenjanahary. O atacante recebeu bola em profundidade e saiu frente a frente com Anthony Lopes. O autor do primeiro gol conseguiu passar pelo goleiro do Lyon, mas ao invés de completar para o gol, preferiu forjar uma marcação de pênalti. O árbitro Lionel Jaffredo, bem colocado, marcou falta para o OL e amarelou Nomenjanahary por simulação.

Após a chance de gol do Lens, Fournier fez sua primeira alteração no jogo. Colocou Clinton N’Jie no lugar de Lindsay Rose. Gonalons foi pra zaga e o OL jogava no 4-3-3 neste momento. A curto prazo, a substituição fez efeito contrário. O Lens melhorou no jogo e teve três enormes oportunidades para marcar. A primeira foi em uma arrancada de Coulibaly de trás do meio campo, com direito a caneta em Gonalons. Na área, tocou para Touzghar fazer, ele tentou colocar no canto e Anto Lopes defendeu. Depois, foi a vez de Cyprien bater falta perigosa, com força e curva, a bola explodiu no travessão. Por fim, Nomenjanahary avançou pela esquerda em velocidade e entregou para Touzghar. Debaixo da trave, o atacante do Lens mandou por cima do gol.


Sem poder de reação, e assistindo o Lens jogar, o Lyon buscava avançar suas linhas e compactar mais o time. Mas nada era muito eficaz. Fournier então mexeu pela segunda vez. Mohamed Yattara, que parecia sentir algum desconforto muscular, deixou o campo e deu lugar a Yassine Benzia. Taticamente, o OL não tinha nenhuma mudança na sua formação com essa troca.

Enquanto Kombouaré preparava sua primeira alteração, colocando Baptiste Guillaume no lugar de Yoann Touzghar, o Lyon criava sua primeira grande oportunidade no segundo tempo, aos 22’. Jogada de Clinton N’Jie pela esquerda. Ele cruzou pra área e a bola passou pelos pés de Benzia e Malbraque até chegar a Lacazette, que bateu quando teve espaço. De voleio, acabou mandando a bola com muito perigo, a esquerda do gol de Rudy Riou. Pouco tempo após o lance, o OL fazia sua última alteração. Dabo, que voltava de lesão neste jogo, cansou e precisou dar lugar a Mehdi Zeffane. No Lens, Bourigeaud entrava no lugar de Nomenjanahary.


Naquele momento, dentro de campo, o Lyon tinha três laterais direito: Zeffane (jogando de lateral esquerdo), Tolisso (no meio de campo) e Jallet (fazendo sua função de origem). E, por incrível que pareça, foi a melhor formação do OL na partida. Apertava o Lens com perigo e criava espaços com a movimentação de Lacazette, N’Jie e Benzia dentro da área. E foi assim que o OL colocou uma bola na trave. Jallet criou oportunidade e passou para Lacazette. Ele segurou, prendeu e esperou Malbranque passar em profundidade. Quando o meia recebeu, bateu pro gol meio sem ângulo e acertou a trave esquerda de Riou.

Kombouaré fez sua última troca, colocando Cavaré no lugar de Cyprien. Ele colocava um defensor e tirava um volante. A ideia era recuar mesmo. E acabou dando mais espaço para o Lyon. Em chance bem parecida com a de Malbranque – mas com menor velocidade – N’Jie entrou dentro da área pela esquerda e, também sem ângulo, resolveu bater pro gol e forçou boa defesa de Riou, que já vinha se tornando um dos principais nomes da partida.


Nos últimos minutos, quando o Lyon tinha a oportunidade de fazer aquele tradicional abafa e levantar bola na área para os três atacantes que estavam lá, não conseguiu. O Lens dava espaço, mas o OL não tinha mais forças para esboçar reação. O jogo seguiu morno nos últimos minutos + tempo de acréscimos. A oportunidade que o time tinha de empatar, acabou dando os primeiros três pontos para o Lens na temporada.

Agora o foco é se concentrar para evitar um vexame na Liga Europa. O OL vai até a Romênia enfrentar o Astra no jogo de volta da Liga Europa. E a missão é dura, o time de Fournier precisa fazer, pelo menos, 2 a 0 para se classificar diretamente. O jogo será às 15h45, no horário de Brasília, quinta-feira, dia 28. Até lá!

FOTOS: olweb.fr / L'Equipe


GOL DA PARTIDA:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

3 comentários:

  1. Eh complicado começar a temporada com 6 jogadores machucados q eu são potenciais titulares ( BISEVAC, UMTITI, BEDIMO, GRENIER, GOURCUFF, FEKIR), isso pq trocou o responsavel pela DM, se naum me engano, ano passado onde iamos disputar os playoffs da CL, nao tinhamos tanto caras "quebrados" assim, mas na quinta, vamos ter de voltar no minimo o Ferri, e esse Rose eu nap sei naum... naum contrataria um zagueiro que esteve num time q foi rebaixado. ALLEZ L'OL!

    ResponderExcluir
  2. So pra atualizar, 7 machucados agora, Mohamed Yattara parece q tb naum estara disponivel pra quinta.

    ResponderExcluir
  3. Só corrigindo, Berg:

    Tinha 8 desfalques hoje e todos potenciais titulares. Os três meias de criação no DM (os dois titulares e o reserva imediato) e hoje ainda entrou com a zaga reserva.

    Machucados: Umtiti, Bedimo, Bisevac, Fofana, Fekir, Grenier e Gourcuff
    Supenso: Ferri

    ResponderExcluir