quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Em jogo emocionante, Lyon é eliminado da Copa da Liga nos pênaltis

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Jogo se estendeu com o placar em branco até a prorrogação. A partir daí, ambos os times marcaram um gol e o jogo se desenrolou até a cobrança alternada de pênaltis




Desde agosto, o Lyon está focado 100% na Ligue1. A precoce eliminação para o Astra Giurgiu, da Romênia, pela pré-Liga Europa, acabou tirando o OL das competições internacionais, feito que não acontecia desde 1997. E isso, de certa forma, trouxe um benefício para o time: a concentração total na competição nacional. O time vem tão bem que tem grandes chances de terminar o primeiro turno como campeão do Francesão. Mas, para isso, basta uma combinação de resultados. De todo modo, voltar o foco a outra competição, nesta altura do jogo, pode ser um pouco prejudicial aos Gones, desde que saiba como mandar o jogo e aproveitar a vantagem de ter um elenco mais forte para o duelo de hoje.

Para o jogo de hoje, Fournier decidiu fazer algumas alterações. A começar pelos relacionados. Yattara e Bisevac não foram, sequer, convocados. Ao que parece, o treinador resolveu poupar os dois atletas. De todo modo, no vestiário ele ainda mudou mais coisas. Zeffane e Mvuemba ganharam espaços entre os titulares. Jallet e Tolisso foram para o banco. E por falar em banco, Gourcuff, depois de se recuperar de mais uma de suas centenas lesões, foi mais uma vez relacionado e começava entre os suplentes, podendo ser uma surpresa para o segundo tempo. Abaixo, veja como ficou a formação do OL:




O Monaco entrou em campo pelas oitavas da Copa da Liga todo remendado. Não podia contar com oito jogadores que podem ser considerados titulares: Kurzawa, Elderson, Wallace, Ricardo Carvalho, Kondogbia, Traoré e Berbatov. Além disso, Leonardo Jardim decidiu poupar o goleiro titular Danijel Subasic, dando oportunidade para o holandês Stekelenburg. Dessa maneira, o Monaco vinha praticamente com um time reserva, com Toulalan improvisado na zaga, Raggi improvisado na lateral esquerda e Ocampos, Moutinho e Germain praticamente tendo que se virar para decidir o jogo. Na imagem abaixo, vocês podem conferir como estava a formação do ASM para o jogo:




Além da vantagem no plantel e sequência invejável, o Lyon ainda tinha outro fator que contava muito a seu favor: o Stade Gerland. Os torcedores lotaram as arquibancadas e empurravam desde o primeiro minuto de jogo. Isso era um ótimo estimulante, com a torcida jogando junto e, é claro, intimidava o adversário também. Definitivamente, hoje, os “Bad Gones” eram um jogador a mais dentro de campo.


Com bola rolando, o OL não tinha muitas dificuldades para fazer valer a sua vantagem. Definitivamente, era melhor em campo e sabia como ditar o jogo. Não obstante, encontrava muitas dificuldades para penetrar na área adversária. Fekir e Lacazette se movimentavam bastante e, ainda assim, criaram poucas chances na primeira etapa. Inclusive, a primeira chance de perigo do jogo foi, justamente, uma tabela entre os dois atacantes do OL. Na oportunidade, Stekelenburg defendeu tranquilamente.

A segunda boa chance da partida também foi do Lyon e também surgiu dos pés de Nabil Fekir. O meia teve a oportunidade de cobrar uma falta na região intermediária do ataque do OL. Com extrema categoria ele conseguiu colocar por cima da barreira e longe do alcance do goleiro adversário. Contudo, a bola passou bem próxima a trave direita de Stekelenburg, que já estava batido no lace. Por centímetros o placar não foi aberto. Depois do lance, o OL precisou fazer sua primeira alteração. Malbranque sentiu dores e precisou dar lugar a Rachid Ghezzal.


A troca motivou o Monaco, que respondeu ainda antes dos 30’ de jogo. A primeira chance foi criada por Lucas Ocampos. O argentino recebeu passe na entrada da área e, como estava sozinho, girou e bateu forte. Mas mandou a bola por cima do gol, longe do alcance da meta. Poucos minutos depois foi a vez do brasileiro Fabinho quase marcar sem querer. Em bola rebatida na área, Umtiti cortou mal e chutou nos pés do lateral. A bola se encaminhava em direção ao gol de Anthony Lopes, mas saiu caprichosamente pela linha de fundo.

Quando parecia que o Monaco iria crescer mais no jogo, acabou mostrando que era só fogo de palha e duas meras tentativas de algo pouco fundamentado. O Lyon continuava mandando no jogo e, no fim do primeiro tempo, conseguiu entrar por duas vezes dentro da pequena área monegasca e, por pouco, não conseguiu finalizar. Um chute dali, independentemente da potência, era gol na certa. A zaga do Monaco, hoje, vivia um dia de glórias.


Para a segunda etapa, o time visitante voltava um pouco melhor. Era mais contundente e tinha mais vontade de mudar o panorama do jogo. Diferentemente do primeiro tempo, apertava mais o OL no seu campo de defesa e não dava espaços para o time da casa fazer o seu trabalho. Antes mesmo dos 15’ da etapa final, o ASM já tinha chegado duas vezes com perigo. Primeiro com Ocampos, parando em uma excepcional defesa de Lopes e depois com Germain, em jogada individual com finalização pra fora.

Precisando dar uma mexida no time, Fournier fez uma alteração estranha. Tirou aquele que era o melhor do seu time: Nabil Fekir. Em seu lugar, colocou o jovem Yassine Benzia. A formação tática não mudava muita coisa. Agora ele só tinha uma frente de ataque menos técnica e com um jogador que pode fazer uma função mais de centroavante, com mais faro de gol, para jogar dentro da área e possibilitando Lacazette fazer a função de falso 9.


O que parecia soar um pouco estranho resultou em algo positivo. O OL conseguiu reverter o quadro do jogo e voltava a ser melhor em campo. Ghezzal fazia uma ótima partida, assim como Umtiti e Bedimo. O que faltava ao Lyon era uma oportunidade frontal ao gol. Um chute sem ter a zaga comandada por Toulalan como barreira a sua frente. O trabalho defensivo de Leonardo Jardim, para este jogo, estava impecável e os Gones sofriam com isso.

Esboçando uma pressão enorme, o Lyon já parecia cansado. Levar esse jogo para o empate poderia ser catastrófico. O time tentava, tentava e não tinha mais recursos. Perto dos 90’, Fournier colocou Gourcuff no lugar de Mvuemba para tentar dar um respiro na parte criativa do time. E o resultado quase foi o oposto. Em uma cobrança de escanteio do OL, Ghezzal cobrou no primeiro pau e a bola sobrou em contra-ataque. Ferreira Carrasco iria ficar cara a cara com Lopes e sofreu uma trombada de Bedimo. Nada marcado... corretamente! Para desespero dos jogadores monegascos.


Após o lance, Jardim fez sua segunda alteração. Colocou Borja Lopez no lugar de Diallo, mostrando claramente que iria buscar a prorrogação. E, ainda assim, o Lyon não desistia. Umtiti teve a chance do jogo aos 92’. Em outro escanteio de Ghezzal, Stekelenburg saiu mal e Benzia conseguiu desviar. Umtiti, sozinho e debaixo da trave, finalizou, mas mandou por cima do gol. Os torcedores do Gerland não acreditável naquilo que viam.

PRORROGAÇÃO
Com o empate no tempo regulamentar, OL e Monaco acabaram levando o jogo pra prorrogação! E lá, tudo mudou. Logo aos 4’, Ferreira Carrasco sofreu pênalti de Gonalons e se colocou a disposição para cobrar! Anthony Lopes defendeu. Mas não foi o suficiente para alegrar a torcida dos Gones. Três minutos depois, o próprio Carrasco aproveitou falha de marcação de Koné e abriu o placar com facilidade. Jardim reoxigenou o ataque colocando Martial no lugar de Germain e o Monaco acabou sofrendo o empate na segunda etapa. Jogadaça de Gourcuff. Deixou Toulalan à ver navios e fez a assistência para Lacazette chegar finalizando! 1 a 1 e o jogo foi para os pênaltis!


PÊNALTIS
Na cobrança de pênaltis, o Monaco começou batendo. Lopes defendeu a primeira de Toulalan; Gonalons marcou pro OL; Borja Lopez empatou; Lacazette manteve a sequência do OL; Martial empatou novamente; Ghezzal balançou a redes no terceiro tento do Lyon; Fabinho cobrou no ângulo e empatou; Bakary Koné desperdiçou a quarta cobrança, mandando pra fora; Bernardo Silva fez o dele; Samuel Umtiti marcou o último. Nas cobranças alternadas, Lucas Ocampos marcou e Stekelenburg defendeu o pênalti de Jordan Ferri.

Lyon eliminado da Copa da Liga e agora restam somente duas competições para a segunda metade da temporada: a Ligue1 e a Copa da França. O próximo jogo será no domingo agora, dia 21/12, pelo Campeonato Francês. O adversário será o Bordeaux, lá no Chaban-Delmas. Partida válida pela última rodada do primeiro turno do Francesão. O jogo será às 18h do horário de Brasília. Até lá!

FOTOS: L'Equipe / olweb.fr


MELHORES MOMENTOS:


Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Um comentário: