terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Com hat-trick de Bessat, Lyon sucumbe na Copa da França

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Em noite apagada dos Gones, time dá adeus a mais tradicional competição francesa e agora só lhe resta a Ligue1 para dar sequência a toda a temporada




O Lyon ganhou um status diferente nas últimas semanas. Saiu do lado coadjuvante do Cameponato Francês e agora é o protagonista. Isso deve-se ao fato de deixar Olympique de Marseille, PSG, Saint-Étienne e Monaco comendo poeira na competição. Além disso, o atacante Alexandre Lacazette assumiu a artilharia do torneio e disparou a fazer gol, chamando a atenção do mundo inteiro sendo, na Europa, o segundo maior artilheiro, ficando atrás somente de Cristiano Ronaldo... só o melhor jogador da atualidade. De todo modo, o jogo de hoje era de uma competição diferente. O OL entrava em campo pelos 16 avos da Copa da França para enfrentar o Nantes. Partida sem volta, eliminatória. Quem ganhasse, levava a vaga.

Jogando em casa, o Nantes tinha apenas três desfalques para o jogo: dois machucados (Hansen e Rongier) e um na Copa Africana de Nações (Papy Djilobodji), defendendo a seleção de Costa do Marfim. Defintivamente, o time da casa não tinha lá um grande elenco e depositava no conjunto a sua força. Nomes como Vizcarrondo, Gomis, Veretout e Bangoura eram os jogadores que o Lyon deveria se preocupar, mas sem uma grande estrela individual. O técnico Der Zakarian conseguiu o feito de deixar a equipe, por enquanto, na 8ª colocação do Francesão. Abaixo, a formação inicial do Nantes:




Pelo outro lado, o Lyon veio com um time mudado em relação ao jogo do final de semana. Ainda sem os atletas da Copa Africana de Nações mais Benzia, Fofana, Grenier e Bisevac machucados, Fournier fez alterações no time. Dabo perdeu posição no lado esquerdo, provavelmente ainda sentindo dores do jogo de sábado e Tolisso assumiu o lado e deu espaço no meio para Mvuemba. Outro que entrou no meio de campo foi Malbranque. Ele herdou a vaga de Ferri, que também deixa o time por cansaço. Abaixo, você pode ver os 11 iniciais do Lyon nesta terça-feira:




Antes da bola rolar, percebia-se um barulho ensurdecedor do Stade de La Beaujoire. A torcida comparecia em peso e infernizava o jogo em apoio ao seu clube. Ainda assim, o jovem time do OL não se intimidava. Trocava passes e dominava os primeiros minutos de jogo. E não demorou nem 5’ para abrir o placar. Após troca de passes entre Ghezzal e Malbranque, a bola sobrou para Lacazette dentro da área e o artilheiro só conferiu, colocando para as redes! 1 a 0.


O gol precoce não abalou a torcida do Nantes e nem mesmo o time dentro de campo. Apesar do OL controlar o jogo, o time da casa não estava morto. O Lyon criava mais, dominava, não tinha nada perdido ainda. E foi aí que Os Canários mostravam a sua vitalidade. Em um ataque do Lyon, aos 18’, o time recuperou a bola e saiu em contra-ataque. Em jogada construída por Deaux, com Bangoura fazendo o pivô, Bessat apareceu para finalizar em apagão da zaga dos Gones! 1 a 1.

E não deu nem tempo de Hubert Fournier dar uma bronca no elenco. Já na saída de bola, o Nantes recuperou a posse e já armou mais um ataque, desta vez nas costas de Chritophe Jallet que acabou dando a oportunidade para Bessat aparecer e, de bico, marcar o segundo gol do time da casa em um pouco mais de um minuto de distância. Aquela superioridade que o OL tinha no começo já não existia mais e o apoio da incessante da torcida era importantíssimo para o Nantes manter o resultado.


Mesmo com a baixa idade do elenco do Lyon, o time não sentia muito a pressão da torcida e a pressão de ter que fazer, ao menos, um gol. A dificuldade do OL era penetrar na defesa adversária que estava muito bem armada. Fekir, apagado no primeiro tempo, não conseguia ter espaço para se movimentar e o mesmo acontecia com Lacazette. Faltava os homens de meio aparecerem mais para criar um pouco mais de trás e, talvez, forçar um espaço entre os defensores adversários.

Até antes mesmo do intervalo, o Lyon não conseguiu criar mais nenhuma oportunidade clara de gol depois que sofreu a virada. O Nantes, por outro lado, apareceu em algumas oportunidades e até um lance de falta dentro da área poderia ser marcado. Por sorte do OL, o árbitro Lionel Jaffredo estava de olho no lance e foi convicto ao dizer que nada havia ocorrido ali. Dessa maneira, Fournier ia para o vestiário com um problemão na mão para resolver.


Para a segunda etapa, o Lyon veio logo de cara com uma mudança. Lindsay Rose deixou o campo e entrou Mohamadou Dabo. Para que isso acontecesse, Tolisso precisou ir para o meio de campo e Gonalons foi improvisado na zaga. Não se sabe se Rose sentiu alguma lesão ou se Fournier quis fazer uma alteração tática. De toda forma, a mudança já reoxigenava o meio de campo, que não teria um volante tão marcador como o capitão Max Gonalons.

Independentemente da movimentação diferente no meio de campo, o Lyon voltou mais agressivo para a segunda etapa. Na primeira oportunidade de espaço que Lacazette ganhou, ele conseguiu arranjar um passe certeiro para Fekir, que aproveitou cochilo da marcação e saiu de frente com Dupé. Dali, o meia só cortou e bateu. Empate em La Beaujoire. Lyon iguala o placar diante do Nantes e o jogo se encaminhando para a prorrogação.


Pouco tempo depois de sofrer o gol de empate, Der Zakarian fez sua primeira troca e colocou Shechter no lugar de Bangoura. E no primeiro lance do jogador em campo ele perdeu uma oportunidade clara de gol, em cabeceamento no chão que acabou indo pra fora. Por detalhe, a bola não entrou. Posteriormente, Zarkarian colocou N’Koudou e Bedoya nos lugares de Audel e Djidji. Fournier também alterou pela segunda vez, colocando Ferri no lugar de Mvuemba.

Nos últimos 10’ do tempo regulamentar, os dois times foram pra cima e o jogo ficou bastante aberto. Os dois times criavam oportunidades e, consequentemente, davam muitos espaços. A partida tomava contornos interessantes e tornava-se mais agitada, muito em função da pressão de ganhar o jogo e o medo de cometer um erro e entregar a vaga para as oitavas de final.


E coube a Jallet ser o responsável pelo tão temido erro. Em jogada pela esquerda, N’Koudou fez o que quis com o experiente lateral e cruzou pra área. Na segunda trave, Dabo também falhou e deixou Bessat entrar para marcar o terceiro do Nantes e o terceiro dele na partida. Com o jogo já aos 43’ do segundo tempo, não havia muito o que fazer a não ser ir para o abafa e tentar alguma coisa na pressão incessante.

Desesperado e esperando já uma prorrogação, Fournier colocou Gourcuff no lugar de Malbranque. Uma alteração que, certamente, só viria após os 90’. Sem muito tempo para dar conta do recado, Gourcuff praticamente nem encostou na bola. E o Lyon quase se complicou ainda mais pois, por duas vezes, o Nantes teve oportunidade para liquidar de vez o jogo com um quarto gol, que não aconteceu graças a falta de qualidade do ataque Canário e também pela esperteza de Anthony Lopes.


Por fim, não houve tempo para consumar um quase impossível empate. O Lyon cai na Copa da França também e agora só lhe resta o Campeonato Francês para dar sequência a temporada. Por um lado é até bom. O time consegue se concentrar e focar totalmente em somente uma competição. Se cansa menos que os rivais e terá muito tempo para pensar no próximo adversário. A faca e o queijo tá na mão. Basta Fournier saber como lidar com isso.

Agora o Lyon vira suas atenções novamente para a Ligue1. O adversário da próxima rodada será o Metz. O jogo será no próximo domingo, 20 de janeiro, às 11 da manhã do horário de Brasília. Até lá!

FOTOS: Sport.fr / L'Equipe / sports.fr / Le Progrès / Le Parisien / Lyon Mag


GOLS DA PARTIDA:
(0-1: Lacazette)

(1-1: Bessat)

(2-1: Bessat)

(2-2: Fekir)

(3-2: Bessat)


Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário