sábado, 14 de maio de 2016

Reims goleia o Lyon mas não foge do rebaixamento

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Time da casa venceu por 4 a 1 mas, com a vitória do Toulouse nos últimos minutos, jogará a Ligue2 na próxima temporada




A temporada acabou para o Lyon na semana passada, ao golear o Monaco e se garantir na próxima Champions League e já diretamente na fase de grupos. A vitória elástica deixou o time numa situação confortável a ponto de encarar o jogo da última rodada, diante do Reims, como uma partida amistosa, enquanto o time da casa jogava sua vida. O SDR, na zona de rebaixamento, tinha uma missão duríssima na tarde de hoje: era vencer e ainda torcer para Toulouse e Gazélec Ajaccio não ganharem suas respectivas partidas. Enquanto um time entrava para a guerra, o outro se despedia da temporada na calmaria.

Para tentar bater o embalado Lyon, o time da casa tinha uma enorme dor de cabeça. O número de desfalques era tão grande que praticamente poderia se montar quase um outro time. Carrasso, Signorino, Conte, El Kaoutari, Peuget, Kamara, Odaïr Fortes e De Préville não poderiam entrar em campo hoje. Alguns nomes são de tremenda importância para o elenco razoável do Reims e por isso o medo de não conseguir o resultado positivo hoje. Em campo, a esperança ficava em torno de Gaëtan Charbonnier, com passagens pelo Montpellier e também do brasileiro Diego Rigonato. Abaixo, confira como ficou a escalação do Stade de Reims para encarar o OL:




Já pelo lado do Lyon, os desfalques não traziam problemas ao técnico Bruno Génésio. Dos três ausentes, dois não são titulares (Malbranque e Fofana). Somente Tolisso era um real desfalque e, mesmo assim, o treinador escolheu a data de hoje para escalar atletas que não vinham ganhando oportunidade nas últimas partidas. Bedimo, Kemen, Grenier e Fekir começavam jogando. Mas a formação tática mantinha-se intacta no 4-3-3 que foi responsável por esta guinada final do OL neste fim de temporada. Momento interessante para ver como Fekir voltou de lesão e também para avaliar, com calma, como joga o jovem Olivier Kemen. Abaixo, confira a escalação:




Querendo fazer o seu placar positivo desde o começo, o time do Reims não tomou conta da grandeza do Lyon e partiu pra cima logo no começo. Nos primeiros minutos de jogo, o goleiro Anthony Lopes já sofreria seu primeiro lance de perigo. Em cruzamento na área, Devaux subiu mais alto que todo mundo e, de cabeça, colocou no travessão. Lopes já estava batido no lance e contou com a sorte.

Na sequência, o Lyon tentou responder acionando a dupla Lacazette e Fekir – que deu super certo na temporada passada. Mais recuado, Lacazette dominou e esperou a passagem do companheiro. Quando Fekir recebeu, ele tinha ótimas condições de marcar, mas o goleiro Placide saiu bem no lance, fechando o ângulo e forçando o jogador do OL a bater cruzado, a bola passou bem perto, mas foi pra fora.

O Reims conseguiria abrir o placar logo aos 14’ de jogo. E o lance de perigo veio, novamente, de bola parada. Em cobrança de falta na lateral do campo, o brasileiro Diego Rigonato cruzou na área, a bola desviou em Umtiti e o capitão Aïssa Mandia apareceu no segundo pau e colocou de cabeça para o fundo das redes. Era o 1 a 0 no placar, para delírio dos torcedores presentes e também do treinador David Guion.

Com 26’ e já perdendo na partida, o Lyon precisou fazer sua primeira troca no jogo. Yanga-M’Biwa sentiu dores e não tinha como mais ficar em campo. Bakary Koné, que já era cotado para começar jogando junto com os demais que estavam sem ritmo de jogo, acabou entrando em seu lugar.  Mas, por ser uma alteração de um defensor por outro, o OL ainda continuava recatado no jogo e deixando o adversário jogar.

Foi só trocar o zagueiro que o Lyon acabou sofrendo mais um gol, e foi por falha clara de posicionamento de Bakary Koné. O Reims roubou a bola no meio e conseguiu, dali, puxar um contra-golpe. Kyei carregou a bola até a meia lua e, enquanto Umtiti o cercava, Koné apareceu para roubar a bola e deixou sua retaguarda livre, vendo isso, Charbonnier roubou a bola do próprio companheiro e fez a assistência para Diego Rigonato fazer o segundo, na saída de Lopes. 2 a 0!

Ainda antes do intervalo, o Lyon tentou diminuir. Em lance de falta, Grenier arriscou do meio da rua e acertou um potentíssimo chute no travessão. Não era o suficiente. Mesmo com maior posse de bola, o Reims era bem melhor em campo. E naquele momento, o time da casa estava fugindo do rebaixamento, uma vez que Toulouse e Gazélec Ajaccio estavam perdendo seus jogos e um empate deles, com uma vitória contra o OL, já era o suficiente para não cair.

No segundo tempo, antes mesmo de completar dez minutos, o Reims chegaria ao seu terceiro gol, com um misto de sorte, talento e falha. O lateral esquerdo Atila Turan apareceu no meio de campo e decidiu, dali mesmo, arriscar um chute. A bola acabou subindo e, com muita força, encobriu o goleiro Anthony Lopes que estava adiantado e claramente falhou no lance. Já era o 3º gol do Reims na partida.

E não parava por aí, aos 11’ da etapa final, Gaëtan Charbonnier apareceu dentro da área do Lyon, passou por Bakary Koné e também iria passar por Samuel Umtiti. Mas Umtiti deu um carrinho e acabou errando a bola, derrubando o meia-atacante do time adversário. Pênalti claro e certamente acertado pela arbitragem. Na cobrança, Kyei bateu forte e acertou o ângulo, no teto do gol, e colocava o 4 a 0 no placar.

A resposta do Lyon, finalmente, apareceria. Aos 18’ do segundo tempo, Lacazette recebeu bola no lado direito do ataque e prendeu. Ele esperou a ultrapassagem do brasileiro Rafael pela direita. Ele recebeu, entrou na área e bateu cruzado. O goleiro Johny Placide foi bem, evitou o gol, mas espalmou pro outro lado da área, onde aparecia Maxwel Cornet para completar e fazer o primeiro do OL.

Minutos antes do gol do Lyon, o Reims tinha mexido pela primeira vez na partida, colocando Prince Oniangue no lugar de Antoine Devaux. Depois do gol, foi o Lyon quem mexeu e Nabil Fekir – que pouco fez no jogo – acabou deixando o gramado para dar lugar a Mathieu Valbuena. Era a segunda troca do Lyon na partida, a primeira por opção. Na sequência, Génésio trocava de novo por obrigação. Umtiti, que sofreu uma pancada nas costas, dava lugar a Morel. Pelo Reims, entrava M’Fulu e saia Bangoura, na segunda mexida de Guion.

Já se encaminhando para o fim do jogo, o ritmo da partida deu uma caída. Primeiro pelo fato do Reims já estar fazendo seu dever de casa e só dependendo de resultados externos, segundo pelo Lyon, que já não queria nada desde o começo do jogo. Mas uma notícia deve ter colocado água no chope dos jogadores do time da casa durante o jogo: o Toulouse virava diante do Angers e escapava do rebaixamento, jogando o Reims para a Ligue2, mesmo com a goleada.

Até o fim da partida, o Reims jogava com um olho dentro do gramado e outro lá fora, esperando uma notícia que fosse o suficiente para o time comemorar muito após o apito final, já que a goleada, mesmo que expressiva, não tinha valor algum já que o time estava sendo enviado para a segunda divisão. Os minutos foram se passando, o futebol ali fora esquecido, mas a boa notícia não veio. Com o fim do jogo, mesmo com o 4 a 1 no placar, o Reims estava rebaixado, para desespero dos jogadores, tristeza do treinador e lamento dos torcedores.

Fim da temporada para o Lyon. O time conseguiu se manter na segunda colocação, atrás apenas do Paris Saint-Germain e alguns o consideram o campeão moral da temporada dentre os times sem gigantesco investimentos do exterior. O foco do clube agora é a próxima temporada e veremos, nas semanas seguintes, uma enorme enxurrada de boatos envolvendo compra e vendas de jogadores do OL. Estaremos no Twitter (@BrasiLyonnais) sempre informando vocês. Até lá!

FOTOS: stade-de-reims.com / sport.fr / olweb.fr 


OS GOLS DA PARTIDA:



Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário