domingo, 23 de abril de 2017

Com time misto, Lyon sucumbe diante do líder Monaco

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Primeiro tempo impecável de Mbappé e Falcao credenciaram o time do Principado a garantir boa vantagem até o fim do jogo




Lyon e Monaco vivem momentos similares em competições internacionais. Enquanto o primeiro alcançou a semifinal da Liga Europa, após bater o Besiktas nos pênaltis, o segundo também está na semifinal, mas da Liga dos Campeões, depois de vencer o Dortmund. Já na Ligue1, o time do Principado briga pelo título e, no duelo deste domingo, fazia a defesa da liderança da competição. O OL, por sua vez, já desistiu das três primeiras posições e o foco é se manter em 4º para garantir vaga na próxima Liga Europa. A grande diferença entre os dois na partida de hoje era a questão física. O Monaco jogou na quarta-feira, em casa. O Lyon voltou de Istambul na sexta-feira, 07h da manhã. E isso gerou mudanças nos times

Bruno Génésio já tinha os desfalques confirmados de Mammana, Fekir e Lacazette. O treinador optou por sequer relacionar Morel e Ghezzal para poupá-los. No banco, hoje ainda tinha Jallet, Tolisso, Gonalons e Valbuena, todos também sendo preservados pelo desgaste físico. Sendo assim, no time titular, N’Koulou, Rybus, Ferri, Darder e Mateta ganhavam chances entre os titulares. O último, inclusive, há poucas semanas sequer era relacionado e atuava pelo time B. Abaixo é possível ver como ficou montado o OL:




Pelo Monaco, os veículos de mídia na França apontavam que Leonardo Jardim também pouparia algumas peças de sua equipe, entre elas Bakayoko, Bernardo Silva e a dupla de zaga, Jemerson e Glik. Na verdade, quando saiu a escalação de hoje, a surpresa era de que nenhuma peça seria preservada e o ASM foi com força máxima para o duelo, afinal de contas, não pode brincar de perder pontos no Campeonato Francês, uma vez que o PSG sempre aparece na cola e qualquer vacilo pode custar o título. Para hoje, Jardim não tinha disponíveis Sidibé, N'Guinda, Boschilia e Carrillo. Confira como ficou montado os 11 iniciais:




Nos primeiros dez minutos de jogo, o Lyon conseguia se equiparar com a qualidade do time principal do Monaco. Jogava de igual para igual, inclusive com boas oportunidades criadas por Memphis e Mateta. Nada substancial, mas as forças pareciam iguais no Parc OL. Mas rapidamente a maré mudou e o Monaco começou a tomar conta do jogo. Aos 13’, Mbappé quase abriu o placar em jogada individual pela esquerda, quando passou por N’Koulou e forçou ótima defesa de Lopes.

A situação era mais favorável ao Monaco. Mbappé parecia querer desequilibrar o jogo e é o típico jogador que poderia fazer isso a qualquer instante. Com a bola aos pés, tem o poder, com um toque, de criar grandes oportunidades para o seu time. E quase foi assim aos 25’ de jogo. Com um passe na intermediária, estilo cavadinha, deixou Falcao frente a frente com Anthony Lopes e o goleiro do Lyon foi melhor para evitar a abertura do placar.

O Lyon só conseguiu sua primeira clara oportunidade de gol aos 29’ de jogo. O Monaco tentava sair com a bola pelo lado esquerdo do seu campo. Quando Fabinho tentou lançar a bola, o ataque do Lyon conseguiu o desvio e a bola caiu nos pés de Memphis Depay na altura da marca do pênalti. O holandês, ao invés de tentar bater direto pro gol, decidiu dominar. Era o tempo que Subasic precisava para fazer a intervenção.

O placar foi aberto aos 35’. O Lyon, que tem como um de seus pontos fracos a bola parada, acabou sofrendo justamente desta forma. A jogada começou de um escanteio e, quando a bola foi alçada na área, Diakhaby não conseguiu acompanhar Glik, que desviou e deixou a bola sozinha para Falcao García aparecer livre e ter apenas o trabalho de empurrar para as redes. Placar aberto no Parc OL. 1 a 0!

Com a desvantagem no placar, o Lyon tentava se projetar ao ataque, mas faltava qualidade. Rafael começou a ser mais utilizado pela direita, mas faltava a qualidade do homem que poderia encostar e realizar as tabelas – Fekir e Lacazette eram os responsáveis por geralmente fazer esse tipo de trabalho. Com Cornet e Mateta era difícil trabalhar a bola com mais qualidade e isso dificultava muito o trabalho do OL.

Enquanto o Lyon não conseguia resolver no seu ataque, o Monaco era diferente. Bernardo Silva quase ampliou, quando recebeu na área, limpou a defesa e mandou uma bomba no travessão. Lopes nem viu! Mas, na sequência, quem recebeu em ótimas condições foi Mbappé. Ele começou sua explosão do lado direito do campo, na frente dele apenas Diakhaby. Ele foi com tudo, passou pelo zagueiro como quis e na saída de Lopes, só tirou do goleiro. 2 a 0!

Na volta do segundo tempo, o Lyon logo tentou acabar com a vantagem monegasca. Logo aos 6’ da etapa final, o OL teve um escanteio ao seu favor. Memphis Depay foi para a cobrança e colocou na cabeça de Lucas Tousart, que subiu mais alto que Jemerson na área e com um foguete na cabeçada, diminuiu a vantagem no placar. 2 a 1, para os visitantes e muita partida ainda para rolar.

Quando o Lyon marcou, o Monaco deu uma assustada. Começou a dar mais espaços e o Lyon, por falta de qualidade ofensiva, não conseguia aproveitar. Enquanto isso, Lemar era um dos poucos lúcidos no ataque do ASM no segundo tempo. O jogo, definitivamente, se equilibrava inclusive na posse de bola: 50% a 50%. Mas, para o Lyon, faltava aquele poder para decidir o jogo, coisa que sobrava para o Monaco.

Percebendo que faltava qualidade ofensiva, Bruno Génésio fez sua primeira troca aos 26’ do segundo tempo. Ele tirou o jovem Jean-Philippe Mateta, que pouco fez na partida, e colocou Mathieu Valbuena, que não começou jogando por estar poupado. Na formação tática, Memphis sairia do lado de campo e jogaria mais centralizado, como um chamado falso 9. Não era a primeira vez que fazia a função no OL.

Poucos minutos depois da entrada de Valbuena, Génésio queimou logo todas as suas alterações. Colocou Houssem Aouar e Maxime Gonalons para as saídas de Sergi Darder e Jordan Ferri. Lyon saía do 4-3-3 e partia para o 4-2-3-1, com Aouar jogando centralizado na terceira linha. Naquele mesmo momento, o Monaco também trocava, mas pela primeira vez. Quem saia era Mbappé para a entrada de Valèrie Germain.

Logo após a entrada de Germain, o atacante, por pouco, não ampliou o marcador. Em escanteio para o Monaco, Bernardo Silva decidiu cobrar curto. Na entrada da área estava Dirar, que acabou colocando a bola no meio do bolo. Germain se antecipou a todos e só desviou de cabeça para Lopes executar boa defesa. No troco, o Lyon devolveu com Tousart, que quase marcou o seu segundo gol. Ele só deu uma casquinha na bola levantada, que acabou indo pra fora.

Já perto do fim de jogo, Jardim colocou João Moutinho e tirou Falcao. Queria segurar o resultado e ganhar o meio de campo. O Lyon até tentou uma última vez um pouco antes dos acréscimos de quatro minutos apontar no relógio. Mas não havia mais tempo o suficiente. O Monaco vence, retoma a liderança e agora tem um jogo a menos que o PSG de vantagem até a reta final e decisiva da Ligue1. Já o OL, fica na 5ª colocação, mas com um jogo a menos que o Bordeaux.

O Lyon volta aos gramados pela Ligue1 na próxima sexta-feira (28/04), às 15h45 do horário de Brasília. O adversário será o Angers, fora de casa, pela 35ª rodada, abrindo os jogos do final de semana no Francesão. Até lá!

FOTOS: asmonaco.com / L'Equipe / olweb.fr


OS GOLS DA PARTIDA:



Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário