domingo, 14 de maio de 2017

Lyon despacha Montpellier e garante vaga na próxima Liga Europa

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Com o resultado de 3 a 1 e o empate do Marseille na rodada, o OL está matematicamente garantido na 4ª colocação da Ligue1




Rodada cheia na Ligue1. Título, rebaixamento, não-rebaixamento e vagas para as competições internacionais em jogo. A penúltima rodada tinha cheirinho de decisão e no jogo do Montpellier e Lyon não poderia ser diferente, mas em proporções menores. O OL precisava apenas de um ponto para garantir vaga na próxima Liga Europa. Mesma pontuação que o MHSC queria para fugir definitivamente do rebaixamento. Um empate seria um resultado bom para ambos mas, obviamente, os dois clubes queriam brigar pela vitória e este era o tempero do jogo.

Pelo time da casa, o técnico Jean-Louis Gasset fazia sua despedida do clube jogando em casa, já que não vai continuar no time para a próxima temporada. Dentre os desfalques importantes, o Montpellier não tinha a presença do lateral esquerdo Roussillon e do zagueiro brasileiro Hilton. Em contrapartida, quem aparecia entre os relacionados era o jovem Killian Sanson, irmão mais novo do volante Morgan Sanson, que trocou o MHSC pelo Marseille na última janela de transferências. Ele começava no banco. Os destaques dentre os titulares eram os jovens Mounié e Ikoné, e os experientes Boudeboux e Sessègnon. Abaixo, confira como ficou montado:




Já no OL, as ausências começaram pelos relacionados. Logo de cara, Bruno Génésio nem chamou Aouar, Mammana e Darder. Dentre os titulares, no time armado no 4-2-3-1, colocou Gonalons e Valbuena no banco, dando oportunidades para Ghezzal começar jogando e Tolisso aparecer um pouco mais recuado. Com a ausência média de Jérémy Morel, quem apareceu na esquerda, naturalmente, foi Maciej Rybus. Fora do jogo da última quinta-feira por já ter sido inscrito na Liga Europa pelo Manchester United, Memphis Depay era outro que começava jogando. Veja como ficou a escalação:




Com os dois times em campo e bola rolando, nos primeiros minutos o que mais se notava era a chata torcida do time da casa com seus tambores tentando dar um ritmo pro jogo que não existia. O empurrão dos torcedores quase teve um efeito positivo logo nos primeiros minutos, quando Congré aproveitou escanteio e apareceu na área finalizando de primeira. A bola, que desviou em Jallet, por pouco não surpreende Lopes.

Depois da finalização de Congré, o Montpellier dormiu em campo. Era massacrado pelo Lyon na posse de bola e praticamente não avançava para depois da linha do meio de campo. O OL dominava a partida e fazia a bola girar, principalmente envolvendo seus quatro homens de frente com um progressivo avanço de Tolisso na centralização do jogo. O gol dos visitantes era questão de tempo.

Esse gol acabou acontecendo aos 17’ de jogo. De forma meio estabanada, o Lyon chegou aos trancos de barrancos na zaga adversária. E de maneira ainda mais atrapalhada, Daniel Congré tentou fazer o corte e acabou deixando a bola nos pés de Lacazette. Dentro da grande área, o atacante do Lyon só teve o trabalho de fazer a assistência para Fekir que já aparecia fechando no segundo pau para abrir o placar. 1 a 0!

O OL ainda precisou somente de mais cinco minutos para ampliar o marcador no Stade de La Mosson. Depois do time recuperar a bola no meio de campo enquanto o Montpellier tentava sair pro jogo, Memphis Depay achou Lacazette se deslocando nas costas do defensor e fez um parte cortando todo o time do MHSC. Lacazette recebeu em profundidade e, na saída de Pionnier, colocou pras redes encobrindo o goleiro. 2 a 0 com 22’ de jogo.

Aos 31’, o Montpellier teve a sua segunda oportunidade de marcar em casa e, mais uma vez, por detalhe, não conseguiu ultrapassar a meta de Anthony Lopes. A jogada novamente apareceu do lado esquerdo de ataque. Em bola cruzada, Ryad Boudebouz recebeu na área e demorou para finalizar. Quando conseguiu fazer o giro, Rybus e Tousart apareceram para interceptar o chute dentro da pequena área.

Depois que o Lyon fez o segundo, o Lyon cochilou no jogo e o próprio MHSC começou a gostar da partida. Em poucos minutos, três grandes oportunidades que o time da casa construiu. Na primeira, Jallet desviou um chute quase certo de Boudebouz. Em seguida, o Montpellier diminuiu o marcador após cobrança de escanteio e Mounié subir mais que o goleiro Lopes e fazer de cabeça: 2 a 1. Na sequência do gol, Ikoné arriscou de fora da área, forçando uma ponte de Anthony Lopes. Ótimo primeiro tempo!

Na volta do intervalo, o time da casa parecia determinado a empatar o placar. Em menos de dez minutos, apareceu bem em aproximadamente três oportunidades. Na última delas, Boudebouz achou um lindo passe para Ikoné aparecer como uma flecha pela direita. Ele centralizou, entrou na área e perdeu poder de fogo quando Lopes foi bem na saída de bola e evitou o empate.

No retorno para o segundo tempo, Bruno Génésio tinha feito sua primeira alteração, trocando Ghezzal por Cornet. Mas com o Montpellier pressionando, Jean-Louis Gasset viu a oportunidade de conseguir o empate e não pensou duas vezes. Abriu mão do seu volante Sylla e colocou M’Benza. Era a janela que o treinador enxergou para tentar pressionar ainda mais o OL e buscar o segundo gol, já que as oportunidades estavam cada vez mais claras.

Aos 27’ do segundo tempo, o Lyon quase ampliou pela genialidade individual de Alexandre Lacazette. O artilheiro do Lyon, na beirada do campo, se livrou de Pokorny, entrou na área, mesmo sem ângulo, resolveu disparar dali mesmo. A bola passou como um foguete por cima do goleiro Pionnier e explodiu com muita força no travessão. Por muito pouco não seria um golaço no La Mosson.

Minutos depois do susto provocado pelo OL, os dois times resolveram mexer de novo. Pelo Lyon, entrava Mathieu Valbuena no lugar de Memphis Depay – que mais uma vez, apesar da assistência, saiu devendo em campo. O holandês, ainda assim, foi aplaudido pela pequena torcida do OL em campo. Pelo time da casa, quem deixava o gramado era Paul Lasne para a entrada de N’Diaye.

Faltando menos de dez minutos para o fim de jogo, tanto Génésio quanto Gasset queimaram suas últimas alterações. No Montpellier, Dolly entrava no lugar de Ikoné. Pelo Lyon, quem deixava o campo era Fekir para a entrada do volante Ferri. Com essas troca, além de liberar um pouco mais Tolisso, Jallet e Rybus também teriam mais segurança para poder subir quando o time tivesse a bola.

Nos últimos minutos teve de tudo! Montpellier teve gol anulado. Na sequência, Tolisso mandou um torpedo no travessão e, por fim, já no 4º minuto de acréscimo, Lacazette deu contornos finais ao jogo. Ele ganhou no ar da defesa, deu para Valbuena abrir na esquerda. O baixinho foi até o fundo e voltou pra Lacazette, já dentro da área, liquidar a partida: 3 a 1. E, com o empate do Marseille, o OL está matematicamente classificado para a Liga Europa 17/18.

O Lyon encerra a temporada, jogando contra o terceiro colocado Nice, em jogo válido pela 38ª rodada da Ligue1. A partida é em casa, no Parc OL, às 16h do próximo sábado, 20/05.

FOTOS: olweb.fr / L'Equipe


OS GOLS DA PARTIDA:
(Fekir 0-1)

(Lacazette 0-2)

(Mounié 1-2)

(Lacazette 1-3)



Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário