domingo, 3 de dezembro de 2017

100% raça! Lyon dá brechas, sofre no fim, mas vence o Caen fora de casa

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


A vitória recoloca o Lyon na segunda colocação, graças ao saldo de gols e também ao empate do Marseille diante do Montpellier




Caen e Lyon era um jogo considerado de recuperação para as duas equipes. O Caen, que já conquistou importantes vitórias nessa temporada, como a vitória diante do Rennes, fora de casa, e também batendo o Bordeaux no D'Ornano. Ainda assim, o SMC sofreu uma derrota para o Marseille de 5 a 0 há três rodadas e a partir dali parece ter sentido o baque. Mesmo tendo vencido o já citado Bordeaux há duas rodadas, o time ainda precisa de uma outra boa vitória para configurar sua boa temporada. Bater o OL em casa seria uma boa opção. O Lyon, por sua vez, vinha embalado e confiante. Mas perdeu para o Lille no meio de semana e o time deu uma esfriada. Voltar a vencer também era uma excelente recuperação.

Jogando em casa, o time do Caen faz uma temporada bem além do que todo mundo esperava. Sem jogadores de grande destaque, o técnico Patrice Garande conseguiu dar um bom equilíbrio ao seu elenco. Contudo, ainda assim, o ataque era um problema que dava dor de cabeça ao treinador. Mesmo entrando em campo na 7ª colocação e pontuando relativamente bem na Ligue 1, tinha apenas 10 gols em 15 rodadas. O segundo pior ataque, ficando na frente apenas do Metz. Seu artilheiro, Santini, era o melhor marcador com quatro gols e estava em campo. As ausências era Bessat e Bazile. Veja como ficou:




O Lyon trazia os mesmos problemas de semana passada. Sem Morel, Grenier e Traoré, Bruno Génésio optou por fazer uma troca menos usual no meio de campo. Novamente improvisou Aouar de segundo volante e o fez jogar na posição de N'Dombélé, que deixou a partida contra o Lille sentindo dores e, possivelmente, não estava 100% para o duelo de hoje. Substituindo Traoré, novamente Cornet foi o escolhido, assim como Diakhaby acabou herdando a vaga do Morel na defesa. Outra novidade era a presença do jovem Willem Geubbels no banco de reservas, com apenas 16 anos. Na imagem abaixo, veja como ficou escalado o OL para a partida deste domingo:




Como já era esperado, no começo da partida víamos um Caen bastante organizado. O time não sentia a pressão de enfrentar o Lyon e, empurrado pela torcida que lotava do Stade Michel D'Ornano, o time da casa quase conseguiu criar a primeira chance de perigo em jogada construída pelo lado direito. Um cruzamento, que acabou se tornando uma finalização, quase surpreendeu Lopes, que só acompanhou a bola passar.

Ainda em tempo, o Lyon acordou para o jogo e começava a criar dificuldades para o adversário, que se defendia bem. A primeira boa chance do OL, contudo, acabou se convertendo em gol. A jogada construída no lado esquerdo, com Aouar e Marçal, acabou virando um cruzamento para a área onde um bate rebate, com batida de cabeça, entre Memphis e Mariano Díaz acabou deixando para Cornet, sozinho, dentro da área acabar marcando em finalização de perna esquerda. 1 a 0 com 10' de jogo.

O Caen não reduziu o ritmo quando sofreu o gol. Continuou se apresentando de forma organizada, principalmente exercendo boa marcação no seu meio de campo, não permitindo melhores incursões do OL pelo meio. Perto dos 20', chegou com perigo, em mais uma jogada pela direita. O cruzamento no primeiro pau acabou tendo um toque de calcanhar para trás e Aït Bennasser acabou finalizando forte e para fora, na sequência. O OL respondeu de imediato com um sem pulo de Fekir que foi por cima do gol de Vercoutre.

Antes dos 30' de jogo, o Caen havia criado mais quatro ótimas oportunidades de gol. Primeiro em mais um cruzamento pra área que virou finalização. Dessa vez, do lado esquerdo e com M'Bengué. Lopes viu a bola estourando em sua trave e nada fez. No escanteio da sequência, a finalização de cabeça tirou tinta da trave. Logo depois, em contra-ataque, Aït Bennasser não aplicou a velocidade necessária e a boa oportunidade foi desperdiçada. Por fim, uma outra cobrança de escanteio em chute direto que Lopes espalmou de qualquer jeito pro meio. O time da casa queria o empate.

O Lyon poderia ter ampliado o placar aos 38', quando Fernando Marçal fez boa jogada pela esquerda e fez um ótimo cruzamento para Mariano Díaz. Ele recebeu apenas com um marcador em sua cola, já na área. Mas, ao invés de tentar finalizar rápido ou de primeira, ele decidiu limpar o lance e a marcação dobrou. Quando abriu para bater de esquerda, perdeu um pouco do equilíbrio e mandou por cima. Depois do gol, foi a melhor oportunidade do OL no primeiro tempo.

O OL acabou indo para o intervalo jogando um futebol abaixo do esperado. O placar positivo não se justificava. Mas havia alguns motivos que impedia o Lyon de jogar um pouco mais. A começar pelo gramado do D'Ornano. Beirava o estilo várzea, com muita lama e vários tocos de grama se soltando facilmente. Além disso, o time do Caen era muito mais físico do que o OL e acabava ganhando fácil a disputa em velocidade e pela marcação rápida no meio de campo. Além disso tudo, Fekir parecia não estar em um dia inspirado.

Na volta para o segundo tempo, o mesmo filme da etapa inicial se desenhou. O Lyon achou um gol logo no começo que lhe deu ainda mais tranquilidade para conseguir impor seu jogo no restante da partida. Aos 9' da etapa final, Rodelin recuperou uma bola na entrada de sua área e saiu driblando por ali. Memphis conseguiu o desarmar e, sem querer, fez uma assistência para Mariano Díaz. Ele esperou a bola quicar uma vez para colocar no ângulo de Vercoutre. 2 a 0!

Após o gol, Patrice Garande se lançou mais ofensivo. Tirou seu único volante, Baïssama Sankoh, e colocou o jovem meia esloveno, Jan Repas. Pouco depois, foi a vez de N'Kololo entrar no lugar de Kouakou, essa troca, um pouco mais protocolar. Com a troca, o Caen acabou perdendo o que tinha de melhor no primeiro tempo: a marcação no meio de campo.  O OL agora tinha muito mais espaço com Fekir e Aouar por ali.

E foi com esse espaço que Aouar criou uma oportunidade imensa de gol. Ele recebeu no meio e partiu como quis. Ninguém encostou. Ele se aproximou da área, tabelou e recebeu de novo. Com espaço, escolheu o canto e bateu com categoria, do lado esquerdo de Vercoutre... que caiu bem para evitar o 3º gol. Na resposta imediata, o Caen também chegou com perigo e também de fora da área. Um belo chute de Ronny Rodelin tremeu toda a trave direita de Anthony Lopes.

Em pouco tempo, o Lyon faria duas trocas. Primeiro, Fernando Marçal deixou o campo sentindo dores e mancando. Rafael foi para o seu lugar, jogando de maneira improvisada. Logo depois, quem deixou o campo exausto foi Maxwel Cornet, que deu lugar a Myziane Maolida. Em meio a essas mudanças no OL, o Caen quase chegou ao seu primeiro gol com o artilheiro Santini. Ele recebeu dentro da área, girou sobre a marcação e acabou chutando firme no cantinho, que Lopes acabou pulando, com muito reflexo, para salvar.

Aos 35', o Caen mais uma vez apareceu com perigo. M'Bengué carregou bola pela esquerda, foi pro meio, continuou a avançar e bateu cruzado. A bola poderia ter virado uma assistência se Santini não tivesse chegado tão tarde para tentar completar na segunda trave. Após o susto, Ferri entrava no lugar de Mariano Díaz e o Lyon segurava um pouco mais seu time, tirando um centroavante e colocando um volante.

No fim, o Lyon quase pôs tudo a perder, quando Fekir recebeu dentro da área, já perto do fim do jogo e tentou caprichar de mais. Finalizou para fora uma bola fácil. A resposta do Caen foi imediata. Quando Santini recebeu na área, ele limpou magistralmente dois defensores do OL e colocou no canto. Um golaço! 2 a 1 no placar a muita pressão do time da casa. Mesmo com o gramado virando um cenário de guerra, com muita raça dos dois lados, o Caen não conseguiu empatar e ficou por isso mesmo.

O próximo duelo do Lyon é pela Liga Europa, inclusive valendo a liderança do Grupo E. O adversário será os italianos do Atalanta, em jogo que será em Bergamo.  A partida acontece às 16h, do horário de verão de Brasília, da próxima quinta-feira (7). Até lá!

FOTOS: olweb.fr
CAMPINHOS: L'Equipe


OS GOLS DA PARTIDA:

0-1 - Cornet:

0-2 - Mariano Díaz:

1-2 - Santini:

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário