domingo, 4 de fevereiro de 2018

Lyon faz dois, sofre a virada, e Monaco vence com um jogador a menos

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Apagão do OL permitiu os donos da casa a fazerem 3 a 2, mesmo jogando com o segundo tempo inteiro com um a menos e depois de ter perdido Subasic e Falcao machucados



O Lyon vinha de sete jogos invictos até semana passada, quando esbarrou no Bordeaux. No estádio Matmut Atlantique, não conseguiu suportar a força dos donos da casa e acabou caindo por 3 a 1 e a boa sequência foi embora. A ordem – até mesmo para se manter na briga do topo da tabela – era levantar a cabeça, fazer poeira e continuar forte na competição. E, para isso, um grande confronto estava a caminho. Um confronto direto contra o Monaco, que também está ali na briga. Uma vitória para o OL, mesmo fora de casa, era o único resultado que interessava para voltar a vice-liderança.

Para tentar para o Lyon, Leonardo Jardim escalou seu time num 4-2-3-1, mas com inúmeros desfalques. Não jogavam Jorge, Traoré, Ghezzal, Lemar e Diakhaby. Peças que seriam fundamentais para o técnico português armar um time com muita potência e que pudesse fazer a diferença em uma partida deste calibre. Ainda assim, mesmo com os desfalques, o Monaco vinha a campo com nomes importantes, como Keita Baldé, Falcao García, João Moutinho, além da dupla de zaga Jemerson e Glik, titular na temporada passada. Veja como ficou:




Pelo Lyon, com a ordem de não perder, Bruno Génésio armou o time no 4-2-3-1 também, e apenas um desfalque. Mas uma ausência absolutamente importante. O treinador não tinha a disposição Lucas Tousart, o único primeiro volante do time principal. Era complicado ter soluções para fazer a função, fardo que caiu no colo de Tanguy Ndombélé, que começava de titular, ao lado de Aouar. Nas laterais, que sempre há dúvidas, desta vez, nenhum dos brasileiros foi escolhido, com Tete e Mendy de titulares. Na frente, Cornet foi preterido por Traoré. Olha só como ficou escalado:




O jogo começou com uma tendência de equilíbrio. O meio de campo dos dois times tinha pouco poder de marcação e com mais qualidade técnica e velocidade, então não começava um jogo pegado e sim muito tático. Lyon explorava mais o lado esquerdo e o Monaco mais o lado direito. Contudo, com as duas defesas bem afiadas, nenhuma grande oportunidade havia sido criada até meados dos primeiros 14’ de jogo.

Isso porquê exatamente aos 14’, aconteceu algo improvável. Mariano Díaz dominou a bola na ponta esquerda, olhou para ver se tinha alguém passando pela ponta e, como não viu ninguém, decidiu arriscar dali mesmo. A princípio, não parecia um chute potente, mas a bola desviou em Tielemans e acabou pegando Subasic no contrapé, que acabou aceitando, não conseguindo alcançar a finalização. 1 a 0!

O que parecia ser um tormento para o Monaco, piorou ainda mais. Subasic, que acabara de aceitar um gol em um chute no mínimo estranho, se chocou com a própria trave e teve inúmeras dificuldades para conseguir ficar de pé. Logo pediu substituição. Sem o reserva imediato no banco (Diego Benaglio também estava machucado e sequer foi relacionado), Leonardo Jardim precisou colocar em campo o terceiro goleiro, Seydou Sy.

Depois do gol, o Monaco sofreu um apagão. Uma dificuldade tremenda para conseguir impor seu jogo. Não à toa, Jardim mandou logo Jovetic para o aquecimento, quando não era nem 25’ de jogo ainda. O montenegrino acabou não entrando e o Lyon aumentou a vantagem aos 28’, quando uma boa troca de passes do OL achou Ferland Mendy pela esquerda. Ele cruzou na área e Bertrand Traoré apareceu para completar, se antecipando a Jemerson e Sy. 2 a 0!

Quando parecia que o Lyon já tinha abraçado o jogo para si e tinha todo o controle da partida, eis que aparece o nome de Keita Baldé. O senegalês fez  uma bela jogada individual, não deixou que Ndombélé e Morel o interceptasse e, da entrada da área, bateu cruzado. A bola tocou na trave antes de entrar. 2 a 1! Claramente, o Monaco viu uma luz no fim do túnel e, aquela equipe que estava mal após o segundo gol já era outra agora, em busca do empate.

A chance do time da casa em voltar ao placar igualado aconteceu aos 35’. Uma cobrança de falta que seria direcionada para a área através de um cruzamento acabou não tendo tanta importância, já que Mendy supostamente puxou Glik na área e o árbitro Benoît Bastien acabou marcando pênalti. Mesmo com a decisão contestada, Falcao García foi para a bola, bateu mal, Lopes acabou defendendo, mas no rebote o mesmo colombiano deixou tudo igual novamente: 2 a 2 aos 36’ de jogo.

Ainda antes do término do primeiro tempo, o Lyon demorou a voltar aos trilhos. Se o Monaco se abalou com o segundo gol, o OL também deu uma rateada quando sofreu o empate, mas depois tentou voltar ao jogo e já equilibrava as ações novamente. O segundo tempo, no entanto, poderia ser uma grande salvação, já que o autor do primeiro gol monegasco, Keita Baldé, que já tinha um amarelo, recebeu outro ao dar uma tesoura em Mendy em um lance despretensioso na lateral. Monaco com um a menos ainda na primeira etapa.

Na volta para o segundo tempo, apesar do Lyon ter mais controle da posse de bola, foi o Monaco quem chegou perto do gol em um primeiro momento. Em saída errada de bola de Morel, Falcao recebeu na área e foi pressionado. A bola sobrou para Rony Lopes que acabou voltando pro colombiano, que terminou a jogada finalizando por cima. Mas na hora do chute, acabou sentindo lesão e deixou o campo para entrada de Jovetic. Era a segunda troca do ASM no jogo por lesão.

O Lyon continuava dominando as ações. Apesar de ter um a mais, precisar do gol, Génésio ainda não havia mexido no time. E o Monaco tentava aproveitar as pouquíssimas chances que criava. Em uma delas, em jogada de contra-golpe, a bola acabou caindo nos pés de Rony Lopes, que avançou o campo praticamente inteiro e, quando a marcação chegou, ele simplesmente cortou pro meio e bateu colocado. Anthony Lopes fez boa ponte para evitar a virada.

Antes dos 30’ do segundo tempo, o Monaco teria mais duas oportunidades. Ambas criadas por Rony Lopes. Na primeira, ele perdeu a bola que sobrou para Tielemans mandar uma bomba no ângulo, forçando boa defesa de Lopes. Depois, um chute do próprio Rony que também tinha o ângulo como foco. Mais uma vez o goleiro português do OL fez boa defesa. Depois das chegadas, Génésio mexeu, colocando Cornet no lugar de Traoré.

Já perto do fim do jogo, o Lyon ficava ainda rondando a área monegasca e até conseguia criar alguns lances de perigo, mas nada que forçasse alguma intervenção mais séria de Seydou Sy. Faltando menos de cinco minutos, Génésio colocou Myziane Maolida no lugar de Memphis Depay, que fez uma das suas piores exibições com a camisa do OL. Obviamente, o menino de 18 anos não resolveria o jogo.

O que parecia se desenhar – e que seria o maior pesadelo do Lyon no jogo, aconteceu. O Monaco teve mais uma oportunidade e, desta vez, conseguiu obter êxito. Em uma jogada construída por Rony Lopes, após uma saída de bola atabalhoada de Marcelo, o brasileiro naturalizado português tabelou com Jovetic, recebeu de novo e conseguiu uma finalização no cantinho, matando o jogo, decretando a virada e provando a fragilidade de Bruno Génésio: fim de jogo, 3 a 2!

O foco agora do Lyon dá uma pausa em Campeonato Francês e retorna para a Copa da França. Vai enfrentar o Montpellier, pelas oitavas de final da competição, na próxima quarta-feira (7), às 18h do horário de verão de Brasília. É jogo mata-mata. Quem ganhar, avança para as quartas de final. Até lá!

FOTOS: olweb.fr
CAMPINHOS: L'Equipe


GOLS DA PARTIDA:


Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário