sábado, 12 de maio de 2018

Em noite lamentável, Lyon sofre dois gols no apagar das luzes e é ultrapassado na tabela

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


OL vencia até os 43’ de jogo. Com os dois gols marcados pelo Strasbourg, o Monaco – que venceu – é o atual vice da Ligue 1. O time alsaciano ainda escapou do rebaixamento.




A Ligue 1, a duas rodadas do seu fim, e com um time já campeão, segue com toda a emoção. As brigas pelas vagas internacionais e a luta contra o rebaixamento dão uma tônica das mais interessantes. E dois times que batalham exatamente por estes objetivos distintos, entraram em campo hoje. O Lyon precisava da vitória para se manter no topo, com a vice-liderança e já tiraria qualquer possibilidade do Marseille de alcançar esta posição na tabela – já que perderam na sexta. O Strasbourg precisava vencer para seguir sua batalha fora da zona de rebaixamento.

Em campo, as duas equipes tinham problemas sérios para montar seus times principais. O time da casa, por exemplo, não tinha sua principal joia, uma das revelações deste ano no Campeonato Francês. Martin Terrier, com lesão, ficou assistindo das bancadas. Além dele, Thierry Laurey também não tinha N'Dour, Tchamba, Aaneba, Vincent Nogueira, Zemzemi e Zohi. O time depositava esperanças em jogadores como Liénard e Bahoken para tentar surpreender o OL. Olha como ficou os 11 inicias:




Também problemático por desfalques, o Lyon tinha uma situação desconfortável em seu setor defensivo. Anthony Lopes e Marcelo, os dois pilares da defesa, estavam suspensos. Diakhaby também iria ficar de fora, mas entrou jogando por efeito suspensivo. Ainda assim, Bruno Génésio não tinha a sua disposição, além dos já citados, Tete (fez artroscopia no joelho), Maolida (retornando de lesão) e Mariano Díaz (com fortes dores no tornozelo). Com as ausências, Yanga-M’Biwa, Diop e Gouiri apareceram no banco de reservas. Veja como ficou o OL:




Jogo pegado! Era essa frase que poderia resumir os primeiros minutos de jogo no Stade de la Meinau. A equipe da casa tem um perfil muito físico e isso complicava as ações do OL. E, na vez que os Gones conseguiam escapar do adversário, uma falta era marcada. Enquanto Bahoken não recebeu o primeiro amarelo, aos 11’ de jogo, a peleja não se normalizou. E o próprio OL estava entrando nessa que não era muito do seu feitio.

Enquanto o Lyon apanhava no meio de campo, o Strasbourg, ainda que tímido, conseguiu chegar ao gol de Gorgelin. A primeira boa oportunidade foi com Liénard. Ele cobrou falta cruzada na área e Grimm apareceu com muito perigo, fechando o cruzamento. A bola acabou passando por todo mundo e não causou perigo. Depois, aos 17’, foi a vez de Gorgelin evitar a cobrança de falta de Liénard, desta vez, direta para o gol.

Definitivamente, o Strasbourg surpreendia e era melhor no começo do jogo. Mas ainda assim, faltava qualidade para surpreender de vez a defesa do OL. O que ninguém contava era que Diakhaby falharia de forma grotesca. O jovem zagueiro tentou sair jogando e acabou entregando de bandeja para Bahoken. O artilheiro do time da casa não perdoou e, ali mesmo, acabou abrindo o placar, aos 22’.

Os donos da casa, com a vantagem no marcador, continuavam jogando seu futebol de marcação intensa, mas agora também faziam de tudo para enrolar o jogo. Ainda assim, era quem mais criava. O segundo gol quase saiu dez minutos depois do placar aberto. Em cobrança de escanteio, Gorgelin cortou mal no alto e a bola sobrou para Corgnet mandar uma bela bicicleta no travessão. Seria o lance da rodada na França se estivesse entrado.

Durante toda a primeira etapa, o Lyon não jogou. Tentou pouquíssimas jogadas ofensivas e parou no encaixotamento da defesa alsaciana, muito bem projetada por Laurey no jogo de hoje. Essa apatia ofensiva forçava jogadores como Fekir, Memphis Depay e Traoré abusarem das tentativas com jogadas individuais. Mas, obviamente, eles não conseguiriam ultrapassar todos os adversários sozinhos.

Antes do fim da primeira parte, Thierry Laurey precisou fazer uma alteração. Seu volante Aholou deu um carrinho para matar uma jogada e já levantou sentindo uma forte fisgada na parte posterior da coxa. Imediatamente pediu substituição e concedeu seu lugar para Anthony Gonçalves. Mas, nem mesmo os três minutos de acréscimos e uma chance em escanteio foram suficientes para o OL reagir.

Na segunda etapa, o Lyon voltou com outra postura. Logo no primeiro lance, percebia-se uma vontade de atacar com mais inteligência e o primeiro gol só não saiu por falta de capricho de Traoré. Mas na sequência, Fekir passou por um dentro da área e quando iria passar pelo segundo, sofreu um sanduíche. Pênalti marcado por Clément Turpin. O próprio Fekir cobrou, deslocou Oukidja e deixou tudo igual: 1 a 1!

Após sofrer o empate, o Strasbourg acabou perdendo seu segundo jogador no jogo por lesão. Jonas Martin deixou o campo mancando e deu lugar a Ernest Seka. Mas foi só quase dez minutos depois da troca forçada que o time alsaciano incomodou de novo. Gonçalves aproveitou falha na saída de bola do OL e, em dividida, quase conseguiu um gol sem querer. Lá estava Gorgelin, atento no lance, evitando o problema.

Enquanto o Strasbourg incomodava (pouco, mas era mais persistente), o Lyon voltava com a apatia anterior. Praticamente não criava e dependia de lampejos dos homens de frente. Mas, em lance quase despretensioso, Aouar mudou o panorama da partida. Ele carregou bola pela esquerda, tentou passar da marcação e perdeu a bola. Memphis recuperou e rapidamente acionou o mesmo Aouar, que recebeu na saída de Oukidja e virou o jogo: 2 a 1!

Thierry Laurey buscava uma reação. Mexeu no time colocando Nuno da Costa no lugar de Benjamin Corgnet. Mas agora era o Lyon quem tinha o controle do placar e quem fazia o relógio correr. Já faltavam menos de dez minutos para o término da partida e Bruno Génésio não havia feito quaisquer mexidas. Estava utilizando-as para queimar tempo mais para o fim da partida.

Só aos 38’ que houve a primeira troca de Génésio. Ele colocou Maxwel Cornet no lugar de Memphis Depay, que apesar de apagado, foi um dos poucos que tentou algo ofensivamente hoje no time – e ainda fez uma assistência. Poucos minutos depois, Jordan Ferri era quem adentrava o gramado, para a saída do amarelado Ndombélé, que teve um papel físico bem importante durante o jogo.

O que o Lyon não imaginava é que o destino reservava uma surpresa. O Strasbourg conseguiu virar no final do jogo. Mais dois gols com responsabilidade direta em Mouctar Diakhaby. No primeiro, ele não conseguiu subir mais alto que Nuno da Costa, que cabeceou e completou pro gol aos 43’. Depois, ele quase cometeu um pênalti. Na cobrança, Liénard mandou uma falta milagrosa no ângulo oposto. Uma maravilha de cobrança aos 94’. Não tinha tempo de reação e o OL sofreu seu castigo por realizar um péssimo jogo.

Agora, o Lyon tem foco apenas na última rodada do Campeonato Francês. O duelo será contra o Nice, no Groupama Stadium, no próximo dia 19, sábado, às 16h – mesmo horário em que todos os demais jogos da Ligue 1. Essa partida será importante. Ela decide tudo. Para terminar em segundo, o Lyon precisa vencer e o Monaco perder ou empatar com o Troyes. Não existe outro cenário. Até lá!

FOTOS: olweb.fr
CAMPINHOS: L'Equipe


OS GOLS DA PARTIDA:

Bahoken 1-0:


Fekir 1-1:


Aouar 1-2:


Nuno da Costa 2-2:


Liénard 3-2:


Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário