domingo, 5 de agosto de 2012

Empate sem gols, contra o Porto, sela a pré-temporada do Lyon

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Placar em branco, jogo bem morno, Estádio do Dragão lotado, e nada de convencer nenhuma das duas torcidas




Na tarde deste sábado, o Lyon viajou até Portugal para enfrentar o time do Porto, em jogo para encerrar a pré-temporada das duas equipes. O time português aproveitou a oportunidade para criar uma festa de apresentação do novo elenco para a próxima temporada. Em decorrência disso, o Estádio do Dragão atingiu sua lotação máxima para ver a partida contra os heptacampões franceses.

Jogando em casa, o time do treinador Vítor Pereira armou o seu time de forma ofensiva. No primeiro tempo inteiro, o time veio com uma formação no 4-3-3 e as principais novidades eram o lateral esquerdo francês Eliaquim Mangala e o atacante colombiano Jackson Martínez. Confira abaixo o time inicial do Porto:




O Lyon visitou o Porto definido no tradicional 4-2-3-1. Fofana parece ter ocupado o lugar de Källström no time e Gonalons, definitivamente, virou o capitão do time na ausência de Lisandro Lopéz. Novamente, o time não contou  com a presença de Michel Bastos, que segue em negociações com o Al-Ain, dos Emirados Árabes. Confira o time do Lyon que jogou o primeiro tempo inteiro:




Em campo, com as duas equipes atuando com um posicionamento teoricamente avançado, tinham dificuldades para implantar um futebol vistoso, que agradasse os 42.709 torcedores presentes no Estádio do Dragão. O jogo tumultuava-se no meio de campo e quem apanhava era a bola, fazendo com que os adeptos presentes não se empolgassem com a partida.


Nos primeiro 20’ de jogo, a partida permanecia nesse mesmo panorama. Muito truncado no meio e com as duas equipes começando a apresentar um condicionamento físico respeitável para se iniciar a temporada. Pouca técnica e muitos erros de passes. Lapsos de jogadas individuais e acelerações sem muita consequência.

A primeira grande chance da partida só aconteceu aos 33’. A novidade portista, Jackson Martínez, apareceu bem dentro da área do Lyon e forçou Hugo Lloris a defender com os pés. Bela saída de bola do goleiro francês. A primeira vez que ele precisou ser acionado, se mostrou pronto para evitar o gol.


No segundo tempo, os times voltaram praticamente iguais. Apenas o Porto trocou, logo de início, colocando João Moutinho em campo e retirando o brasileiro Fernando. Mas quem atacou logo cedo foi o Lyon. Aos 4’ da segunda etapa, Gomis recebeu bola levantada por Réveillère, forçando ótima defesa do goleiro Helton. Mas, nesse momento, o impedimento já era marcado.

A resposta portista veio logo em seguida. Christian Atsu sambou na frente de Réveillère e passou a bola para Lucho González. O argentino, já dentro da área, finalizou muito próximo do gol de Hugo Lloris. Talvez a melhor chance de toda a partida, até então. O lance foi tão impressionante, e passou tão perto, que parte da torcida do Porto chegou a comemorar, achando que havia sido gol.


Aos 16’ do segundo tempo, o time português chegava mais uma vez. Ótimo passe de Defour para Jackson Martínez, que, por sua vez, escorou para Rodríguez arrematar. Lloris foi muito bem no lance e, novamente, evitou aquele que seria o gol do Porto na partida.

Até o fim de do jogo, os time mexeram bastante. O Porto alterou 9 vezes os seus jogadores, enquanto o Lyon trocou 6 atletas. Nos donos da casa, saíram, ao longo de todo o segundo tempo: Fernando, James Rodríguez, Defour, Christian Atsu, Otamendi, Helton, Jackson Martínez, Lucho González e Sereno. Entraram: João Moutinho, Varela, Castro, Djalma Campos, Rolando, Fabiano Freitas, Kléber, Kelvin e Iturbe.


No Lyon, Rémi Garde trocou Bafé Gomis, Gueïda Fofana, Cris, Anthony Réveillère, Alexandre Lacazette e Jimmy Briand. Para os seus lugares, ao longo da etapa final, entraram: Yassine Benzia, Steed Malbranque (estreando no time), Samuel Umtiti, Mahamadou Dabo, Jérémy Pied e Clément Grenier.

Ao longo da partida, o jogo se manteve obsoleto. Dos 16’ da segunda etapa, até o apito final, nenhuma chance clara de gol para ambos os times. Mas, de qualquer maneira, o Lyon não exagera nos erros que cometia nos primeiros jogos da pré-temporada. Parece que o time vem se ajeitando com os amistosos e a expectativa de novos reforços cresce a cada dia.

Agora é pra valer. O próximo jogo do Lyon será pela Ligue1 2012/2013. O adversário é o Rennes, fora de casa, no próximo sábado, às 16h. Até lá!

FOTOS: olweb.fr
CAMPINHOS TÁTICOS: BrasiLyonnais


MELHORES MOMENTOS:


Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário