sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Fora de casa, Lyon já perde seus primeiros pontos importantes

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Michel Bastos precisou sair do banco, novamente, para não deixar o OL ser derrotado




Um estádio chamado “Parc des Sports”, na cidade de Annecy, perto dos Alpes Suíços, foi palco da abertura da 3ª rodada da Ligue1. O Evian, mandante da partida, buscava a sua primeira vitória na competição e precisava dar uma resposta ao seu torcedor, que comparecia em bom número no estádio. O Lyon, com duas vitórias nos dois primeiros jogos, encarava a partida como mais um jogo propício para conquistar mais três pontos, haja vista a diferença na qualidade dos dois planteis.

O Evian, comandado pelo uruguaio Pablo Corrêa, foi armado num 4-5-1, bem fechado no meio-campo e com uma presença ilustre no seu banco de reservas. Sidney Govou, um dos grandes ídolos da história do Lyon, se encontrava com o seu antigo clube e vivia a expecativa de entrar no segundo tempo. Confira como ficou o time armado para início de jogo no Parc des Sports:




O OL vinha com novidades. Após a saída de Cissokho, Dabo assumiu a lateral esquerda. Cris, que foi cortado da relação, deu lugar a Bisevac na zaga. Com a ausência de um meia criador, Garde se viu forçado a jogar no 4-4-2. No banco de reservas, uma boa notícia: Dejan Lovren, que se machucou no fim da última temporada, estava novamente dentre os relacionados e, segundo o próprio jogador, pronto para jogar. Confira abaixo como ficou a escalação do Lyon para a partida:




No começo do confronto, o Lyon demonstrava melhor qualidade de bola. Era quem dominava a partida e colocava o Evian na roda. Mas, como nas outras partidas, ciscava demais e pouco se arriscava em busca de chances reais de gol. A pressão era interessante, pois encurralava o time da casa dentro de seu campo de defesa e não permita que o adversário tocasse a bola. Por outro lado, dava brechas para armação de contra-ataques.


Dessa forma, o Evian foi o primeiro a arrancar gritos de suspiros na torcida presente no estádio. Em lance de contra-golpe, o winger Wass partiu pra cima e, da entrada da área, arriscou forte. A bola passou, com muito efeito, por cima do gol de Lloris, que só assistiu o lance.

Enquanto o Lyon ficava naquele estilo de jogo muito previsível, sem ter ninguém para chamar o jogo pra si, o Evian aproveitava as chances que tinha e os espaços dados dentro de campo. Aos 29’ de jogo, o time da casa quase marcou. Após escanteio, houve um bate-rebate dentro da área. Mas, por fim, Bakary Koné afastou o perigo e espantou a bola.


A primeira boa oportunidade do OL surgiu só aos 35’. E nem foi uma finalização de um jogador do time. A jogada surgiu através de um ótimo passe de Briand, que achou Gomis. Na disputa de bola com Angoula, o zagueiro tentou cortar e finalizou em direção ao próprio gol. A bola passou bem próxima e Laquait já estava batido no lance. Grande oportunidade.

A segunda etapa do jogo começou bem melhor do que a primeira. Logo no início, Gomis, de fora da áre, arriscou forte e rasteiro. Bom chute! A bola passou bem próxima do gol de Laquait. No lance seguinte, veio a resposta do Evian. Brice Dja DjeDjé avançou, achou Rabiu na direita que avançou até a linha de fundo. Cruzando pra trás, achou Sagbo, que finaliu para boa defesa de Lloris.


Os donos da casa chegariam mais uma vez, com espaço, no lance seguinte. Rabiu, carregando a bola, avançou até a entrada da área do Lyon, sem marcação. Na hora de arrematar, ainda sem ninguém na sua cola, bateu na bola de maneira bisonha e mandou muito, muito longe do gol de Lloris.

Aos 10’ da etapa final, o Evian abriria o placar do jogo. Em mais uma jogada iniciada por Brice Dja DjéDjé, que disputou bola com Gonalons e ambos ficaram no chão. A bola sobrou para Sagbo, na extrema direita, e cruzou. Na área, Cédric Barbosa, sem nenhuma marcação, teve tempo de dominar no peito e chutar no canto esquerdo de Lloris. 1 a 0!


Atrás no placar, e sem esboçar nenhuma reação, Rémi Garde fez sua primeira troca aos 18’ do segundo tempo. Entrou Michel Bastos no lugar de Lisandro Lopéz. Na primeira jogada do brasileiro, ele avançou pela esquerda e achou Gomis entrando na área. O centroavante do Lyon finalizou bem, mas o goleiro Laquait defendeu com os pés. Ótima chance do Lyon, que poderia empatar a partida.

De forma um pouco desesperada, o Lyon tentava buscar o jogo, mas não encontrava facilidades para fazer isso. Buscava ser objetivo, mas a falta de um meia de criação prejudicou demais as jogadas do time comandado por Rémi Garde. Definitivamente, a entrada de Michel Bastos foi fundamental para o time buscar uma reação. Ele conseguia chamar o jogo pra si e fazia o papel de ser o homem responsável pelas jogadas de criação do time e arriscava em lances individuais.

Aos 27’, o Lyon empataria o jogo. E adivinha com quem? Ele mesmo! Michel Bastos. Em cobrança de falta, na região intermediária. O brasileiro arriscou forte e mandou no canto esquerdo de Laquait. Sem chances para o bom goleiro do Evian. Empate em Annecy e o Lyon querendo buscar a vitória. 1 a 1.


Após o gol, Cédric Barbosa foi sacado por Pablo Correa e Djakaridja Koné entrou em campo. Pelo Lyon, Jimmy Briand saiu para entrada do jovem Yassine Benzia. Mesmo com as trocas, aquele mesmo panorama se mostrava presente novamente. O OL com boa vantagem na posse bola, mas sem criação para fazê-la chegar ao gol adversário e, agora, dependente de lances esporádicos de Michel Bastos, que repito: não pode ser reserva deste time.

Faltando menos de cinco minutos para o fim do tempo regulamentar, Pablo Correa fez sua segunda alteração. Saiu o inócuo M'Madi e entrou Zouheir Dhaouadi. A substituição deu mais ênfase ofensiva para o Evian, que mesmo atabalhoado, ao menos arriscava em direção ao gol de Hugo Lloris. Antes do fim do jogo, os donos da casa ainda colocaram Sidney Govou em campo. Mas não havia mais tempo para nada.


Fim de jogo! Um empate que pode se lamentar. Mesmo jogando fora de casa, o Evian não é um time que deva arrancar pontos de adversários. Brigará na parte de baixo da tabela. O OL perdeu 2 pontos que podem fazer muita diferença na la frente. E em todo começo de competição, é muito bom juntar gorduras, em forma de pontos, para depois não passar perrengue no término da competição.

Próximo adversário: dia 01/set, o Lyon enfrenta o Valenciennes, em casa. O jogo será no sábado, 12h, horário de Brasília. Até lá!

FOTOS: olweb.fr / L'Equipe


 GOLS DA PARTIDA:
Evian 1-0: Cédric BARBOSA


Lyon 1-1: Michel BASTOS



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário