sábado, 5 de agosto de 2017

Com show de estreantes, Lyon goleia o atual campeão da Ligue 2

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Traoré foi muito bem pelo lado direito, mas quem brilhou mesmo foi Mariano Díaz, que marcou dois gols na vitória por 4 a 0. Fekir, também com muito destaque, marcou os outros dois




Finalmente começou a temporada para o Olympique Lyonnais! Em casa, jogando no agora chamado Groupama Stadium, os Gones tinham a missão de começar a Ligue 1 contra o atual campeão da Ligue 2. O Strasbourg estava de volta a primeira divisão nacional e já tinha o trabalho de ter que enfrentar esse OL renovado e com mudanças drásticas no seu elenco. Em um campeonato que vai ser pautado pela presença de Neymar e uma possível supremacia do Paris Saint-Germain, somar todos os pontos possíveis era uma missão difícil, mas que já deveria ser colocada em prática desde já.

Sem Lacazette, Tolisso, Ghezzal, Gonalons e tantos outros, o Lyon agora tinha novidades como Marcelo, Marçal, Mariano Díaz e Traoré. Estes começavam como titulares e seriam apresentados ao torcedor que lotava o estádio. Já pressionado por resultados e fazer o time funcionar sem os ídolos que deixaram o clube, Bruno Génésio era o homem visado pela torcida e qualquer deslize poderia ecoar um cântico contra o treinador. Com a janela ainda não fechada, o presidente Jean-Michel Aulas pode aparecer, sim, com novos nomes ainda nos próximos dias. Por enquanto, o time titular é este:




Pelo lado do Strasbourg, a grande ausência era do artilheiro da última edição da Ligue 2. O atacante experiente, Khalid Boutaïb encerrou seu contrato e decidiu não renovar. Por isso, e por também subir de divisão, o clube foi atrás de alguns nomes e boa parte deles estavam em campo hoje. Corgnet (St-Étienne), Nuno da Costa (Valenciennes), Kamara (Tours), Lala (Lens), Martin (Betis), Martinez (Angers) e Saadi (Cardiff), todos contratados nessa janela começavam jogando. Thierry Laurey teria o trabalho de, além de ter que bater o OL, também gerar um entrosamento entre um elenco que não se conhece. Confira a escalação!




Nos primeiros minutos de jogo, a nova frente de trabalho do Lyon já parecia querer mostrar serviço. Bem no comecinho, Díaz recebeu na entrada da área, limpou e abrir para Traoré na direita. O ex-Ajax dominou e passou pela zaga até finalizar. O goleiro conseguiu fazer a defesa e, no rebote, Memphis Depay tinha grande oportunidade para abrir o marcador e acabou jogando por cima, errando um gol claro.

A primeira chegada do Strasbourg só aconteceu aos 15’ de jogo e, mesmo assim, foi algo sem qualquer perigo. Saadi recebeu na esquerda e até pensou em encarar a marcação de Morel. Mas quando viu que a marcação dobrava, ele pensou em fazer o passe e acabou finalizando em um chute cruzado e sem força. Lopes conseguiu aliviar o perigo antes mesmo de Nuno da Costa aparecer do outro lado.

Aos 22’, o Lyon finalmente fez valer a sua superioridade dentro de campo. Já dominava a partida e tocava bem a bola na intermediária adversária. Foi quando Fekir dominou no meio, limpou e achou Mariano Díaz se deslocando. O ex-Real Madrid carregou um pouco a bola e decidiu arriscar dali mesmo, da entrada da área. A bola, meio rasteira e fraca, acabou entrando nas redes em falha do goleiro Kamara. 1 a 0 no Groupama Stadium.

Somente três minutos após o primeiro gol, o Lyon quase dobrou o placar. E, novamente, Mariano Díaz apareceu. O dominicano agilizou uma rápida tabela com Traoré, que devolveu e deixou o camisa 9 frente a frente com Kamara. Desta vez, o goleiro adversário se saiu bem e evitou aquele que seria o segundo tento dos Gones. No entanto, mesmo se entrasse, a arbitragem já marcava impedimento de Traoré no momento da assistência. Mas o OL, naquele momento, era bem superior no gramado.

Aos 39’ do primeiro tempo, o Lyon apareceria novamente com perigo. Desta vez, quem criou a oportunidade foi Fernando Marçal. O brasileiro tentava uma penetração pelo meio e foi derrubado perto da entrada da área. Ruddy Buquet marcou falta e para bola Memphis Depay e Nabil Fekir se posicionaram para o chute. Na finalização, o holandês acabou chutando muito forte, no meio do gol, e forçou novamente uma defesa do goleiro Kamara.

O primeiro tempo se resumiu a apenas uma força. O Strasbourg não conseguiu chegar com perigo em nenhum momento dos 45 primeiros minutos. Além disso, errava passes demais e tinha dificuldade de permanecer com a bola por poucos segundos. Definitivamente, era um time bem desorganizado e soava até um pouco desentrosado, principalmente com as duas novidades do seu ataque.

Na volta para o segundo tempo, o Strasbourg voltou com mudanças táticas. Não dava para manter a mesma postura da primeira parte, seja pela supremacia na posse de bola, falta de ânimo e o placar negativo. Era preciso uma sacudida e o que vimos nos primeiros minutos da etapa final foram três ataques seguidos dos visitantes, com dois deles levando perigo real ao gol de Anthony Lopes. Coisa que não havia acontecido antes.

A resposta do OL veio com Mariano Díaz, de novo. Ele recebeu um cruzamento de Rafael e subiu muito, muito alto mesmo, e fez a bola passar por cima do gol de Kamara, que já parecia estar vendido no lance. Pela transmissão que assistia, em espanhol, o comentarista disse que essa era uma característica muito forte do atacante quando ele jogava pelas categorias de base do Real Madrid. Uma ótima notícia para os torcedores do OL.

Mas boa notícia mesmo foi quando Traoré recebeu a bola na entrada da área aos 13’ do segundo tempo, sambou pra cima do marcador, entrou na área e foi claramente derrubado. Ruddy Buquet imediatamente apontou o centro da área e marcou pênalti. Para a bola, o novo capitão do time, Nabil Fekir acabou finalizando com muita frieza e fez o segundo para o Lyon na partida: 2 a 0!

Praticamente no lance seguinte, o Lyon buscaria mais um gol e tornaria tudo mais fácil. Mariano Díaz, em meio a cinco defensores adversários tentou uma jogada individual. Não conseguiu, mas a defesa do Strasbourg bateu cabeça e a bola sobrou para o dominicano prosseguir praticamente sozinho até a direção do gol. Na saída do goleiro Kamara, o atacante finalizou e fez! 3 a 0!

Após o gol, aos 22’ do segundo tempo, Thierry Laurey mexeu pela primeira vez. Colocou Sacko, da base do clube, e tirou o estreante Saadi. Aos 30’, mais duas trocas. Laurey mexeu de novo colocando Anthony Gonçalves e tirando Lienard. Pelo OL, a primeira troca foi a saída de Mariano Díaz para a entrada do jovem Myziane Maolida, estreando pelos profissionais aos 18 anos. Minutos depois, Traoré saía para a entrada de Cornet. Aos 35, o técnico do time visitante queimou a última alteração, colocando Bahoken no lugar de Jonas Martin. O OL queimou sua última troca só aos 39’, com Ferri no lugar de Darder.

Já no fim do jogo, quando o Strasbourg chegou a balançar as redes com Mangane e bem anulado pela arbitragem, o Lyon deu uma resposta e fechou o caixão. Fekir recebeu com ótimas condições na entrada da área, com uma assistência de calcanhar de Cornet e marcou o quarto gol do time no jogo, o segundo dele. Lyon despachava o campeão da Ligue 2 sem qualquer dificuldade. Um início e tanto para o pressionado Bruno Génésio.

O Lyon agora terá um amistoso contra a Chapecoense, no próximo dia 8, terça-feira próxima. O jogo não vale nada e servirá para dar rodagem a boa parte do elenco do time B e, possivelmente alguns jogadores que não jogaram hoje. O jogo será no Groupama OL Training Center, o CT do Lyon, às 13h. Até lá!

FOTOS: olweb.fr / L'Equipe


OS GOLS DA PARTIDA:



Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário