sábado, 19 de agosto de 2017

Com um a menos, Lyon cochila e deixa Bordeaux empatar os acréscimos

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Por dois minutos, o Lyon não batia um recorde que dura desde sua ascensão da Ligue 2, em 1989. E, hoje, o culpado não foi Bruno Génésio




Terceira rodada do Campeonato Francês e o Lyon já tinha algo em jogo: vencer! Mas não era uma busca por uma vitória para simplesmente continuar bem na tabela. Era para bater um recorde. Caso o time vencesse hoje, seria o melhor início de Campeonato Francês do OL desde quando subiu da Ligue 2 em 1989. Claro que era um objetivo mais simbólico do que parte do planejamento, mas vencer é sempre importante e nada melhor que o fator casa para ajudar a empurrar a equipe, que vinha com mudanças.

Vindo de duas vitórias na competição, o técnico Bruno Génésio praticamente manteve o mesmo time que considera titular, com apenas uma mudança: Kenny Tete começava jogando na lateral direita e o brasileiro Rafael ficava no banco. Nos últimos dias, especulava-se que Ferri e Cornet jogariam nos lugares de Darder e Memphis, mas isso não aconteceu. Como desfalque, o OL tem apenas os jovens Ferland Mendy e Christopher Martins-Pereira. Veja como ficou montado os titulares:




Já o time visitante, apesar de não estar nas cabeças ainda, também entrava em campo invicto na Ligue 1, com uma vitória e um empate. Sem qualquer desfalque entre seus relacionados, Jocelyn Gourvennec tinha o luxo de deixar bons jogadores de fora, por opção, ou por estarem em negociações (nomes como Poundjé e Diego Rolán, por exemplo). Em contrapartida, os torcedores do Lyon reencontraram um antigo ídolo do clube: Jérémy Toulalan, que hoje atuou como zagueiro. Além dele, brasileiros também completavam o time do Bordeaux: Malcom, Jonathan Cafú e o volante Otávio. Confira como ficou a escalação:




Com bola rolando para o primeiro tempo, foi o Lyon quem começou criando a primeira grande oportunidade na partida. Pelo lado direito, relembrando os tempos de Ajax, Kenny Tete tabelou com Bertrand Traoré e o burkinabé foi até o limite da linha de fundo, já dentro da área, para fazer o cruzamento. Na área, Mariano Díaz até tentou completar, mas a zaga chegou firme para evitar o perigo.

Perigo este que não pode ser evitado aos 10’ de jogo. O argentino Valentin Vada errou passe no meio de campo e acabou entregado aos pés de Nabil Fekir. O meia do Lyon avançou em velocidade e, ao ver Benoît Costil adiantado, resolveu bater dali mesmo. O resultado? Um golaço do meio de campo. Exatamente da faixa central. Acertou o ângulo do goleiro do Bordeaux. 1 a 0! Golaço!

O Bordeaux avançou suas linhas de marcação, tentava chegar incomodando o Lyon, mas não conseguia espaços. Kamano era quem mais buscava, mas tinha muitas dificuldades na marcação do OL, que jogava em casa e parecia ter controle total no jogo. Foi assim quando Memphis Depay cobrou falta do lado esquerdo do campo, cruzou na área e Kenny Tete apareceu de carrinho para concluir em gol. 2 a 0 com 22’ de jogo!

Aos 31’, o Bordeaux teve sua melhor chance no jogo, mas ainda assim não levou tanto perigo. A jogada foi construída pelo brasileiro Malcom, que tentava uma assistência para o argentino Valentín Vada. Ele acabou recebendo dentro da área e, quase sem ângulo, encontrou dificuldades para dominar a bola, já que Anthony Lopes saiu bem do gol e evitou o iminente perigo.

Quando parecia que o jogo estava nas mãos do OL, com o placar em vantagem, Sergi Darder disputou bola com Jérémy Toulalan no alto e acabou dando um pontapé no adversário. Clément Turpin não pensou duas vezes e distribuiu o segundo amarelo ao jogador do OL que acabou indo para o chuveiro mais cedo. Gouvernnec não pensou duas vezes e mexeu de imediato, tirando Valentín Vada e colocando o brasileiro Jonathan Cafú.

Com um homem a mais em campo, o Bordeaux viu a oportunidade de crescer no jogo, mesmo ainda no primeiro tempo. O GdB conseguiu diminuir a vantagem do OL com o brasileiro Malcom. Ele cobrou falta e a bola bateu na barreira. No rebote, ele decidiu arriscar de novo, de onde estava mesmo. A bola pegou um desvio em Mariano Díaz e entrou no cantinho de Anthony Lopes. 2 a 1!

Faltando apenas um minuto para o término do primeiro tempo, o Lyon mexeu. Ferri entrou no lugar de Mariano Díaz, para recompor a ausência de Darder. A alteração deixou o atacante espanhol furioso. Fez gestos negativos ainda em campo e, quando passou pelo banco, acabou chutando objetos que via pela frente. Uma atitude bem mesquinha do atacante que, apesar de ter começado bem, acabou de chegar no clube e não tem motivo algum para reclamar.


Na volta do segundo tempo, o Bordeaux voltou com mais uma troca. Gouvernnec via a oportunidade de não perder o jogo e trocou Mendy por Laborde. Mas foi o OL quem teve a primeira boa chance da etapa final. Traoré aproveitou um passe errado do adversário e arrancou em velocidade. Entrando pelo lado da área ele, sozinho, não viu outra chance a não ser arriscar dali. E acabou chutando em cima de Costil.

Tentando buscar o empate, o time do Bordeaux pressionava e isso era mais evidente quando se tem um jogador a mais dentro de campo. E essa chegada ao empate foi evidente aos 13’ do segundo tempo. Em bola alçada na área, o volante Lerager subiu no segundo andar, mais que toda a zaga do OL e cabeceou com muita força, no canto esquerdo de Lopes. A bola passou a centímetros da trave. O jogo se equilibrava bastante nesse momento.

Aos 20’, do segundo tempo, Génésio queimou sua última troca. Colocou Cornet no lugar de Memphis e quase tomou o empate alguns minutos depois. Malcom construiu boa jogada, levou pro meio e achou um passe mágico para Sabaly, que entrou na área e demorou demais para tomar uma atitude. Nisso, Lopes chegou e travou seu passe (ou chute) e acabou desperdiçando boa oportunidade.

Perto do dos 30’ de jogo, Bruno Génésio fez sua última troca, colo cando o zagueiro Diakhaby no lugar do brasileiro Fernando Marçal, lateral esquerdo. No momento da troca, era falta para o Lyon. Bertrand Traoré foi pra bola e, com cerca de 27 metros de distância, acertou um belo chute no ângulo do goleiro Benoît Costil, que tentou chegar nela e não foi eficiente. 3 a 1 e festa no Groupama Stadium.

No entanto, o clima de festejo não durou muito tempo. Mesmo apertado no placar, o Bordeaux não se deu por vencido. Malcom, carregando o time nas costas, estava inspirado e queria jogo. Lerager recebeu na área após jogada de Pellenard e tentativa de desvio de Cafú. Ele tirou o zagueiro e marcou 3 a 2. Já era quase fim de jogo, quando o árbitro deu mais três minutos e Malcom acertou um porrete de fora da área no ângulo de Lopes: 3 a 3 para desilusão do estádio inteiro e muita comemoração girondina.

No próximo sábado, o Lyon retorna aos campos. Agora irá enfrentar o time de Ranieri e companhia: os canários do Nantes. O jogo será no Stade de la Beaujoire, às 12h15 do dia 26/08, válido pela 4ª rodada da Ligue 1. Até lá!

FOTOS: Reuters / L'Equipe / olweb.fr


OS GOLS DA PARTIDA:


Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário